01-06-2016
31-05-2019
O insucesso e o abandono escolar são, desde há décadas, uma das principais preocupações na União Europeia, sendo identificados como as manifestações mais visíveis do problema do abandono escolar e encarados como fatores de exclusão social. Portugal foi, durante vários anos, um dos países onde o insucesso e o abandono escolar precoce eram mais prevalecentes; no entanto, é também um dos países da UE onde, nos últimos anos, esta tendência negativa se inverteu. De facto, desde a década de 80, têm sido desenvolvidas várias políticas e programas com o objetivo de promover o sucesso educativo e reduzir o abandono escolar precoce.
Apesar de se reconhecer uma tendência de melhoria em vários dos indicadores disponíveis, o insucesso e o abandono escolar continuam a ser encarados como problemas graves em Portugal, que urge continuar a reduzir. É neste contexto que o projeto EDUPLACES pretende contribuir para a compreensão da complexidade dos fatores que estão na base da inversão da espiral negativa do insucesso e abandono escolares, nomeadamente através do estudo de casos de práticas socioeducativas inclusivas.
Trata-se de um estudo multi-caso de onze unidades de observação em quatro municípios portugueses, realizado em três fases/anos por uma equipa de quinze investigadores. Cada unidade de observação consiste numa prática socioeducativa inclusiva, desenvolvida no contexto de dois programas nacionais que visam a inclusão social e a superação do insucesso e abandono escolar.
Este projeto integra investigadores da Universidade do Minho - CIEd (coordenação), da Universidade do Porto - CIIE, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - CETRAD e da Universidade do Algarve - CIEO:
CIEd\Universidade do Minho
Fátima Antunes (Coord.) (CIEd)
Almerindo Janela Afonso (CIEd)
Virgínio Sá (CIEd)
Carlos Alberto Gomes (CIEd)
Emília Vilarinho (CIEd)
Esmeraldina Veloso (CIEd)
Joana Lúcio (CIEd)
José Augusto Palhares (CIEd)
Manuel António Silva (CIEd)
Júlia Rodrigues (assistente de investigação CIEd)
CIEO\universidade do Algarve
Rosanna Barros (CIEO)
Fátima Lampreia Carvalho (CIEO)
Fátima Lampreia Carvalho (CIEO)
Centro de Estudos Transdisciplinares de Desenvolvimento
Isabel Costa (CETRAD)
Universidade de Trás os Montes
Marta Rodrigues (UTAD)
CIIE\Faculdade de Ciências da Educação da Univerdade do Porto
Isabel Menezes (CIIE)
Raquel Rodrigues Monteiro (CIIE)
Tiago Neves (CIIE)
Armando Loureiro (CIIE)
José Pedro Amorim (CIIE)
PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Ref. PTDC/MHC-CED/3775/2014
Comunidade de práticas
Inovação socioeducativa
Percursos académicos atípicos
Práticas socioeducativas inclusivas
Universidade do Minho (Coord.)
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Universidade do Algarve