01-09-2018


31-08-2021



O projeto ENGAGE STUDENTS centra-se na responsabilidade social das instituições de ensino superior ao nível dos estudantes e dos professores. O reforço da dimensão social na educação tem sido uma importante prioridade europeia (COM(2006) 208 final, 2013/C 168/02), que foi ainda mais acentuada pela Comissão na agenda renovada da UE para o ensino superior. Considera-se que os currículos e as abordagens pedagógicas inovadoras contribuem para reduzir o atual défice de competências de alto nível entre os estudantes e as necessidades do mercado de trabalho. Em especial, a integração da experiência extracurricular nos programas de estudo é identificada como uma solução para melhorar as competências transversais dos estudantes, preparando-os melhor para encontrar um emprego (COM(2017) 247 final).


A abordagem de aprendizagem de serviços visa reforçar a relação dos estudantes com a comunidade, tendo em vista o seu desenvolvimento pessoal e o seu envolvimento cívico (Menezes, 2003, Barber, 1991; Colby & Damon, 1992; Dewey, 1966; Waldstein & Reiher, 2001). Os elementos essenciais desta abordagem de aprendizagem implicam o envolvimento ativo dos alunos na resolução de uma necessidade identificada na comunidade e a criação intencional de espaços de reflexão sobre as experiências (Leming, 2001; Trainor, Muscott & Smith, 1996). Estas abordagens podem ser integradas nos currículos dos alunos ou podem ser extra-curriculares.


Na cultura universitária anglo-americana, as atividades extra-curriculares têm uma longa tradição e um valor quando se trata de estudantes à procura de emprego. Mostrar a um potencial empregador que já participou em atividades extracurriculares é visto como uma vantagem que aumenta a empregabilidade dos estudantes. Na Europa, tem havido iniciativas para aumentar o envolvimento dos estudantes universitários nas comunidades em que vivem, ou seja, centros de envolvimento cívico, centros de voluntariado, investigação comunitária ou projetos relacionados com a comunidade.


Em muitos países europeus, esta abordagem é bastante recente e o sistema é mais formal, baseado em créditos e currículos, tornando-se cada vez mais importante nos últimos cinco anos. Por esta razão, defendemos que a responsabilidade social dos estudantes deve ser promovida através da integração nos currículos, o que exige abordagens pedagógicas específicas, nomeadamente a aprendizagem em serviço, a aprendizagem baseada em projetos e o ensino da investigação-ação. Além disso, os professores do ensino superior precisam de receber formação sobre a forma de incorporar estas atividades nos conceitos dos seus cursos.


OBJETIVOS E METAS
O objetivo geral do projeto consiste em reforçar a dimensão social do ensino superior, aumentando a sua relevância para a sociedade através da incorporação da aprendizagem-serviço como uma abordagem pedagógica comum na prática do ensino e da investigação.
Os objetivos específicos do projeto são os seguintes:
- explorar a metodologia existente de aprendizagem-serviço e outras formas de aprendizagem e investigação relacionadas com a comunidade;
- desenvolver um conjunto de ferramentas metodológicas e um manual de trabalho pedagógico a utilizar pelos professores;
- criar uma massa crítica de conhecimentos e recursos nas instituições de ensino superior parceiras, a fim de promover a utilização da aprendizagem em serviço e de outras metodologias de aprendizagem relacionadas com a comunidade.


Os objetivos específicos estão divididos em 3 níveis:
Para os ESTUDANTES:
- Adquirir a capacidade de resolver problemas complexos;
- Desenvolver o sentido de responsabilidade e de empenhamento;
- Experimentar a auto-eficácia e a autoestima;
- Alargar as suas futuras escolhas profissionais através de laços comunitários.
Para os PROFESSORES:
- Implementar e testar novos métodos de ensino e de orientação dos alunos;
- Relacionar as matérias teóricas com a resolução de problemas reais da comunidade;
- Promover a colaboração com outros professores.
Para os INTERVENIENTES DA COMUNIDADE LOCAL:
- Sensibilizar para o ensino e a investigação em curso nas instituições de ensino superior locais;
- Ter a oportunidade de ser um mentor ou um perito para estudantes e potenciais empregados;
- Aumentar a participação nos processos sócio-políticos e na resolução de problemas locais.


GRUPOS-ALVO
- Estudantes do ensino superior que se encontram em fase de estudos avançados e que possuem conhecimentos básicos sobre investigação e a sua área de estudo e que pretendem envolver-se na aprendizagem-serviço para aumentar as suas competências.
- Professores do ensino superior que já aplicam a aprendizagem-serviço e aqueles que têm cursos potenciais para esta abordagem pedagógica, mas que não estão familiarizados com ela.
- Comunidades - os ambientes locais das IES com os seus intervenientes locais (empresas, ONGs, serviços públicos, etc.), a quem se pedirá que partilhem as suas necessidades com a universidade e que estabeleçam uma ligação ativa com os estudantes, professores e parceiros do projeto através de parcerias formais/não formais.


O CARÁTER TRANSNACIONAL
O consórcio reunirá a experiência de IES de 6 contextos locais e ambientes educativos diferentes, com abordagens diferentes em relação à responsabilidade social universitária, ao envolvimento da comunidade e às metodologias de ensino e investigação. Esta diversidade cultural, juntamente com os diferentes perfis profissionais dos parceiros, promoverá a qualidade e a cobertura das actividades e dos resultados do projeto, aumentando assim a sua utilidade e transferibilidade.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


European Comission, Erasmus+
Ref. 2018-1-RO01-KA203-049309


Isabel Menezes


Sofia Castanheira Pais


Preciosa Fernandes

Sofia Castanheira Pais

Teresa Silva Dias


Universitatea Politehnica din Bucuresti - Romania
Dublin City University - Ireland
Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto - FPCEUP - Portugal
Kauno technologijos universitetas KTU - Lithuania
Università degli Studi di Roma ‘La Sapienza’ - Italy
Universität Wien - Austria

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