01-10-2012


30-09-2014


A “dimensão social do ensino superior”, ausente na génese da Declaração de Bolonha, em 1999, tornou-se uma questão central nas declarações ministeriais de Londres (2007) e de Lovaina (2009), visando uma maior participação de todos os cidadãos interessados no ensino superior europeu e, em última instância, procurando garantir que a população do ensino superior refletisse a diversidade da sociedade. De acordo com estas indicações, a maioria das universidades europeias era sensível e estava consciente da importância da sua “dimensão social” e desenvolvia ações para colocar esta questão entre as suas prioridades, não só em termos políticos, mas também nas práticas diárias. No entanto, não existia um quadro europeu para a Responsabilidade Social Universitária (RSU), capaz de promover a aprendizagem em colaboração e a avaliação comparativa.


Para contribuir para colmatar esta lacuna, o projeto USR teve como objetivo criar, através de uma abordagem ascendente que partia de algumas universidades líderes da UE no domínio da USR, um modelo europeu para reforçar a responsabilidade social das universidades numa perspetiva de longo prazo.


Os objetivos do projeto eram os seguintes:



  • Identificar e analisar as boas práticas no domínio da responsabilidade social das universidades;

  • Construir um sistema aberto de avaliação comparativa destinado a melhorar as capacidades das instituições de ensino superior na resposta às necessidades das suas comunidades de uma forma socialmente responsável, mapeando as competências relacionadas com a RSU necessárias para as partes interessadas do ensino superior;

  • Desenvolver um modelo europeu para o reforço da responsabilidade social das universidades e integrá-lo através do trabalho de divulgação profissional;

  • Iniciar a criação de uma rede europeia sobre a responsabilidade social das universidades, que pudesse fazer avançar os resultados do projeto.


O projeto teve influência no impacto das universidades europeias nas suas comunidades, promovendo abordagens de gestão do ensino superior que eram sensíveis aos impactos educativos, cognitivos, laborais e ambientais produzidos pela universidade.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


Comissão Europeia
527209-LLP-1-2'12-RO-Erasmus-ESIN


Isabel Menezes



CIIE\Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP

cover