01-06-2003
06-11-2006
Este Projecto surge do desejo e da necessidade de se estudarem as Ciências da Educação (CE) na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade do Porto (FPCE/UP) e de as contextualizar em relação a outros contextos de formação superior no mesmo domínio com o intuito de contribuir para a construção de visibilidade e da unidade e identidade dos saberes científicos em educação. Pretende-se, assim, analisar não somente a eficácia, mas, sobretudo, o sentido e as formas de vida que se produzem na licenciatura.
Nesse sentido, e devido ao cariz abrangente do Projecto, procedeu-se à sua divisão em três dimensões analíticas, que correspondem a três subgrupos: (A) Procura e inserção profissional dos/as licenciados/as em CiÍncias da Educação, (B) Quotidianos discentes na Licenciatura em Ciências da Educação e (C) Produção científica nas Ciências da Educação, cada uma das quais com um coordenador - respectivamente os Professores (A) Cristina Rocha, (B) José Alberto Correia e (C) Amélia Lopes.
(A) Partindo da hipótese de que não existe um perfil estabilizado, nem uma trajectória definida de transição para o mercado de trabalho para os/as licenciados/as em CE, pretende-se perceber como é que é "moldada" a procura e projectada a oferta desta licenciatura. Entende-se, assim, necessário proceder à caracterização sócio-profissional dos licenciados e dos seus percursos de entrada no mundo do trabalho já que permite dar visibilidade ao que os identifica e compreender como mobilizam as CE no exercício do trabalho.
(B) Importa compreender os vários espaços relacionais e experienciais que mobilizam os discentes desta licenciatura em função das suas características sócio - profissionais, bem como os modos como constroem e se apropriam da linguagem específica das CE. Trata-se, no fundo, de analisar as formas de vida dos discentes nas CE, os sistemas das relações interpessoais e as modalidades através das quais eles se tornam "membros" da instituição universitária e deste ramo do saber.
(C) Pretende-se ainda conhecer a oferta de linguagens disponíveis pelos docentes e investigadores através da análise da forma (estrutura dos textos), conteúdo (temas e metodologias próprias) e dinâmica (publicações pessoais e grupais) da produção científica que é desenvolvida nas CE da FPCE-UP.
Metodologicamente, prevê-se o recurso a inquéritos por entrevista e questionários (com o objectivo de caracterizar os licenciados na sua dimensão profissional ou que permitam fazer a cartografia em relação a docentes e membros do CIIE, relativamente às suas colaborações institucionais, áreas de saber preferenciais e influências), a estudo de casos, incidindo nos percursos biográficos e à análise de conteúdos das produções científicas dos docentes e investigadores, inserindo-as nos contextos históricos, metodológicos e epistemológicos da sua produção.
Participaram desse projeto:
Investigador principal : Stephen Ronaldo Stoer
António Manuel Magalhães Evangelista de SousaI
Ariana Maria de Almeida Matos Cosme
Carlinda Maria Ferreira Alves Faustino Leite
Elisabete Maria Soares Ferreira EMSF
Helena Costa Gomes de Araújo HCGA
Henrique Malheiro Vaz HV
João Carlos Pereira Caramelo
José Alberto de Azevedo e Vasconcelos Correia
Manuel Santos e Matos MSM
Margarida Maria Pereira dos Santos Louro de Felgueiras
Maria Alexandra de Sá Dias da Costa
Maria Amélia da Costa Lopes
Maria Cristina Tavares Teles da Rocha
Maria Helena Machado Barbieri Martins Moreira
Maria José Magalhães MJM
Maria Luiza Coelho Zuzarte Cortesão Abreu
Maria Manuela Martinho Ferreira
Maria Manuela Martins Alves Terrasêca
Natércia Alves Pacheco NP
Orquídea Manuela Braga e Soares Coelho
Preciosa Teixeira Fernandes
Rui Manuel Marcelino Brandão Leal
Tiago Guedes Barbosa do Nascimento Neves
FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
Referência: POCTI/CED/47518/2002
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal
Centro de Investigação e Intervenção Educativas CIIE Portugal
Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas