01-01-2025
31-12-2027
O projeto Formar y Incluir (FYI) pretende contribuir para a promoção das aprendizagens sociais e emocionais que favoreçam as relações interpessoais e interculturais em contexto escolar (relações entre pares, estudantes e comunidade educativa). Pretende-se intervir sobre fenómenos como a discriminação, intolerância, bullying e violência, considerando que a estas dinâmicas surgem associados problemas de saúde mental, comportamentos auto-lesivos, segregação, abandono/insucesso escolares.
Especificamente, irá favorecer o desenvolvimento do bem-estar e de aprendizagens sociais e emocionais de alunos dos 2º e 3º ciclos da Escola Básica Augusto Gil do Agrupamento de Escolas Aurélia de Sousa, com vista ao desenvolvimento de práticas de cidadania e inclusão. O projeto envolve ainda a comunidade educativa e as famílias.
Atividades: Desenvolvimento de storytelling e sessões de informação, sensibilização e capacitação em diferentes áreas (relações entre pares, bullying, discriminação, entre outros), com toda a comunidade educativa. Sessões de partilha sobre temas ajustados às necessidades dos alunos através de histórias digitais, construídas com e para as crianças e jovens.
Serão disponibilizados os resultados, os vídeos do storytelling e um manual com toda a informação sistematizada do projeto, para que a metodologia possa ser alargada a outras comunidades educativas do território nacional.
TEDeMoS – Trabalho, Educação, Desenvolvimento e Movimentos Sociais
https://www.eapn.pt/investigacao-e-projetos/projetos-nacionais/projeto-formar-y-incluir-fyi/#
Portugal Inovação Social Norte 2030 [NORTE2030-FSE+-00468400]
Câmara Municipal do Porto
EAPN – European Anti Poverty Network (Rede Europeia Anti-Pobreza)
Orientação científica: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto / CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas e CPUP – Centro de Psicologia da Universidade Do Porto