01-11-2021


31-10-2024


As novas substâncias psicoactivas (NSP) representam um grupo grande e crescente de compostos químicos, principalmente de natureza sintética, caracterizados por propriedades farmacológicas e toxicológicas particularmente perigosas para a saúde dos consumidores. Tal como sublinhado no último Relatório Europeu sobre Drogas (OEDT, 2018), as "novas substâncias psicoactivas continuam a constituir um desafio para a saúde pública: [a prioridade é] identificar e responder ao surgimento de drogas que tem faltado noutros locais". É importante identificar claramente as características específicas do "mercado" onde as NSP estão disponíveis e quem são os grupos-alvo (consumidores) deste tipo de compostos. A nível europeu, estima-se que cerca de 5% dos jovens europeus com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos já tenham consumido, pelo menos, uma destas novas drogas (Flash Eurobarometer, 2011). O Relatório ESPAD (2015) identificou, por exemplo, um número crescente (3-4%) de estudantes de 15 a 16 anos em 24 países europeus que consomem frequentemente NSP. Nos países da UE envolvidos neste projeto, alguns estudos científicos (DGS, 2012), sublinham uma maior tendência de consumo de NSP entre os menores. 
Com a premissa acima mencionada de que a maioria dos "novos consumidores" de NSP provém do grupo etário dos 15-16 anos, a escola pode certamente representar um ambiente significativo onde o conhecimento pode ser melhorado e estratégias efetivas podem ser desenvolvidas para promover a agência do/a estudante, a sua capacidade reflexiva e as competências-chave para combater o abandono escolar precoce e para combater o abuso das substâncias acima mencionadas. A fim de promover processos de inovação didática no "sistema de ensino secundário", também mediados por uma utilização transversal das tecnologias digitais, o projeto INES visa criar as condições para apoiar a criação de redes colaborativas de docentes, peritos externos e estudantes para encontrar, testar, adaptar e utilizar (no âmbito de fluxos de trabalho de ensino comuns) estratégias e recursos didáticos para enfrentar o problema das NSP. O projeto deve ser realizado a nível transnacional, a fim de completar e integrar todas as competências dos parceiros e partilhar o seu know-how.


GAPE – Grupo de Análise de Políticas Educativas


Comissão Europeia - Erasmus + (2021-1-IT02-KA220-SCH-000032570)


Amélia Veiga


ALMA MATER STUDIORUM - Università di Bologna
Escola Secundária com 3.º Ciclo João Gonçalves Zarco
Universidade do Porto (FFUP e FPCEUP/CIIE)
Transilvania University of Brasov

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