01-10-2020
31-08-2024
Em todo o mundo, a internacionalização do ensino superior (IES) está em desenvolvimento contínuo, especialmente nos países de língua inglesa. Na Europa, alguns países também estão a fazer esforços para se tornarem mais internacionais e atrair um número maior de estudantes migrantes. No entanto, a maioria dos países europeus apresenta níveis diferentes de IES, e fatores como o desenvolvimento económico ou certos aspetos históricos, como ter um passado colonial ou uma tradição em educação internacional, podem ter impacto na internacionalização. Este projeto explora a IES em Portugal, onde as recentes exigências de um modelo competitivo de internacionalização entram em confronto com o modelo existente baseado principalmente na cooperação com os países de língua portuguesa. Com base em análise documental e entrevistas com os principais atores da internacionalização, este projeto procura compreender como a IES é definida, implementada e vivenciada em Portugal, tendo em mente que a migração estudantil é uma parte importante deste processo. O objetivo final é fornecer recomendações baseadas na evidência científica às instituições sobre como melhorar a internacionalização, incentivando-as a promover um ensino superior mais inclusivo, multicultural e internacionalmente orientado
PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade
FCT - Fundação para Ciência e para Tecnologia
CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal