01-09-2024


31-08-2030


  A necessidade de descolonizar a educação, em particular o ensino superior (Decol/HE), é atualmente um debate premente a nível global que implica reconhecer, desconstruir e ultrapassar racionalidades coloniais opressivas persistentes e propor racionalidades transformadoras, socialmente justas e pluriversais. Perante as pressões internas e externas, existe um fosso entre o que se espera do ensino superior e o que este pode fazer e tem feito para enfrentar os desafios prementes da atualidade, bem como uma resistência ao tratamento de “temas incómodos” e ao progresso de currículos e pedagogias transformadores, para além das tensões, ocultações e retrocessos da equidade, diversidade e inclusão do ensino superior descolonizador.
Apesar da longa tradição e da recente expansão dos estudos sobre Decol/HE, estes permanecem frequentemente vagos ou teóricos, limitando a compreensão do que pode ser um ensino superior “descolonizado”. A nível mundial, existem poucos dados sistemáticos sobre a perspetiva dos actores académicos, sendo escassos os estudos de revisão. Na Europa, estes debates têm progredido de forma muito desigual entre os países, incluindo os que têm antecedentes coloniais, pelo que é vital ultrapassar os entendimentos monolíticos sobre a descolonização das IES europeias. Sugere-se, no entanto, uma ligação relevante ao domínio da Educação, uma discussão aprofundada sobre a forma como a Educação é produzida e vista na literatura sobre Decol/HE parece ser negligenciada em toda a Europa. As provas sobre a forma como a Decol/HE é produzida são escassas e faltam estudos sistemáticos que explorem os casos dos países em conjunto.
Este estudo irá aprofundar estes debates através de um estudo de caso múltiplo transnacional com actores académicos europeus, com base numa conceção de métodos mistos e numa conceção multifásica, combinando provas qualitativas aprofundadas (websites, documentos, entrevistas, grupos de discussão) e quantitativas (inquérito), recolhidas junto de actores-chave e académicos do ensino superior e das ciências da educação, e das IES. Com base em dados abrangentes europeus e específicos de cada país em três antigos países, países coloniais - Portugal, Espanha e Reino Unido -, o estudo visa oferecer uma perspetiva inovadora sobre os pontos de vista, tensões e possibilidades da Decol/HE (“paisagens”) e da dimensão da Educação (“eduscapes”) e os factores que moldam os discursos actuais, úteis para o avanço das perspectivas transformadoras decoloniais/relacionadas no ensino superior. O plano fornecerá dados abrangentes com impacto nas políticas e na tomada de decisões, na conceção dos programas curriculares e na prática pedagógica no ensino superior, fundamentais para a forma como as instituições de ensino superior interpretam, respondem e se transformam à luz das crescentes pressões para se comprometerem com os desafios societais a nível mundial, entre os quais se destaca a sustentabilidade. A investigação fará progredir a minha liderança e visibilidade internacional como académico e é relevante para o CIIE, onde os tópicos de investigação são prioridades em expansão. Esta investigação contribui para a Agenda 2030 global e, mais diretamente, para os ODS 4 e 17.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
2023.09356.CEECIND


Dalila Pinto Coelho


CIIE / Faculdade de Pscicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto -FPCEUP

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