01-01-2014


31-12-2015


É discutível que a enorme quantidade de informação disponível na sociedade do conhecimento, numa variedade de dispositivos e formatos multimédia, tenha, necessariamente, um impacto positivo e imediato na aprendizagem. Para além das competências básicas em TIC, a competência digital, concebida no essencial como a capacidade de pesquisar informação e de avaliar a sua adequabilidade às necessidades dos aprendentes, pode fazer a diferença nos resultados de aprendizagem.

Uma abordagem focada no aprendente orientada para desenvolver, consolidar e garantir competências transversais na pesquisa e seleção de textos para ler e/ou dados para analisar, é o elemento estratégico que, através das TIC, pode encorajar a passagem entre a escola e a universidade, reduzindo taxas de abandono, modificando estilos de aprendizagem e alimentando um estudo independente ao longo da vida.

O projeto visa desenhar, desenvolver e experimentar, em 3 países da Europa (Itália, Portugal e Noruega), um sistema inovador de gestão de e-learning dedicado a:

1. Desenvolver competências-chave de processamento de informação através de TIC (literacia, numeracia e competências de resolução de problemas), com uma abordagem de aprendizagem do tipo inquiry-based education, junto de aprendentes com idades entre os 16 e 24 anos de idade, com baixos resultados escolares (Comenius, Erasmus, Leonardo da Vinci).
2. Produzir um nível elevado de individualização da aprendizagem, com base em:

a. avaliação automatizada através de computador (CAB) e testagem adaptativa computorizada (CAT),

b. uma forma inovadora de disponibilizar materiais de aprendizagem, através da modulação automatizada de textos, para reduzir as dificuldades de compreensão na leitura.

O projeto providenciará um sistema de gestão de conteúdos de aprendizagem em 4 línguas (Inglês, Italiano, Português, Norueguês) concebido para cursos/módulos centrados em informação, dirigidos a estudantes do ensino secundário, estudantes de licenciatura e jovens desempregados.

Características dos cursos/módulos LIBE

Os cursos oferecem uma experiência integral de aprendizagem com o principal objetivo de melhorar as competências dos aprendentes para a pesquisa de informação especializada através da internet. O sistema de gestão de aprendizagem (LMS) assegurará:

» o acesso fácil e aberto a recursos educativos para desenvolver criticamente competências relacionadas com as TIC
» uma abordagem de aprendizagem, centrada no estudante, promotora de aprendizagem independente e de motivação para aprender
» uma tecnologia robusta, acessível e atual, com suporte técnico
» uma solução flexível de e-learning, sem custos nem para utilizadores finais nem para stakeholders
» uma completa integração entre conteúdos dos cursos e a forma de os apresentar aos estudantes, promovendo uma perspetiva de aprendizagem ao longo da vida.

Impacto previsto

Mudanças esperadas a partir dos resultados do projeto:

1. atrair grupos sociais que tradicionalmente não se envolvem em formação formal, tais como os 80 milhões com baixas qualificações na Europa
2. contribuir de forma significativa para atingir as Cinco Metas da União Europeia para 2020
» reduzir, para menos de 15%, a percentagem de jovens com baixos resultados escolares na Europa
» aumentar a percentagem de jovens adultos que participam em iniciativas de aprendizagem ao longo da vida
3. apoiar a aprendizagem informal e a auto-aprendizagem como importantes processos de aquisição de aptidões e competências entre jovens e adultos
4. ajudar os grupos desfavorecidos, através de ferramentas TIC, a atingir níveis de competência necessários para a sua empregabilidade, desenvolvimento pessoal e participação cívica
5. reduzir as desigualdades de género nas competências de leitura e compreensão, na Europa, no intervalo de idades considerado.


Comissão Européia - 543058-LLP-1-2013-1-IT-KA3MP


UNIVERSITA' DEGLI STUDI - ROMA - Itália
CIIE | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

cover