19-09-2015
18-09-2017
O projeto aborda os riscos para a continuação da aprendizagem e a frequência escolar dos jovens na Europa que estão atualmente em desvantagem na educação formal por serem desafiados pelos seus estados emocionais e mentais e consequentes interações sociais deficientes (Grupo-alvo 1). O grupo de projeto identificado planeia explorar os conhecimentos teóricos e o saber-fazer prático que foram desenvolvidos a nível transeuropeu por musicoterapeutas especializados através de aplicações com professores e educadores em contextos de sala de aula difíceis.
Trata-se de uma resposta às recomendações do Relatório Final do Grupo de Trabalho Temático sobre o Abandono Escolar Precoce (FRTWGESL), nos seguintes termos: a)A qualidade do ensino e as competências dos professores são um fator determinante da contribuição que os professores podem dar para reduzir o AEP. A elevada qualidade do ensino e da aprendizagem exige o desenvolvimento profissional contínuo do pessoal docente. Recomenda-se a adoção de uma abordagem centrada no aluno na formação de professores, com destaque para a diversidade e a inclusão; b)Os professores precisam de ter as competências e a capacidade de trabalhar com outras profissões e parceiros para prevenir o AEP; d)A cooperação é particularmente importante na educação de segunda oportunidade, em que os alunos enfrentam frequentemente problemas múltiplos e necessitam de um apoio abrangente; d)A cooperação deve centrar-se nas escolas. As suas fronteiras devem ser alargadas para permitir a inclusão de outros profissionais (em equipa), tais como assistentes sociais, animadores de juventude, técnicos de apoio ao exterior, psicólogos, enfermeiros, terapeutas da fala e da linguagem e especialistas em orientação profissional, nos esforços para reduzir o AEP.
PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade
Comissão Europeia, Erasmus+ (Action type: I&DT)
Ref. 2015-1-UK01-KA201-013752
Novalis Trust, United Kingdom,
ALMA MATER STUDIORUM, University of Bologna, Italy,
Associação para a Educação de Segunda Oportunidade/Escola de Segunda Oportunidade, Portugal
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Univerisdade do Porto(FPCEUP), Portugal
Gimnazjum nr 1 im. Jana Pawła II, Świdnik, Poland,
Istituto Comprensivo di Granarolo, Italy,
MUSICSPACE ITALY, Italy
Polskie Stowarzyszenie Terapii Przez Sztukę, Poland,
University of the West of England, United Kingdom.