19-09-2015


18-09-2017


O projeto aborda os riscos para a continuação da aprendizagem e a frequência escolar dos jovens na Europa que estão atualmente em desvantagem na educação formal por serem desafiados pelos seus estados emocionais e mentais e consequentes interações sociais deficientes (Grupo-alvo 1). O grupo de projeto identificado planeia explorar os conhecimentos teóricos e o saber-fazer prático que foram desenvolvidos a nível transeuropeu por musicoterapeutas especializados através de aplicações com professores e educadores em contextos de sala de aula difíceis.


Trata-se de uma resposta às recomendações do Relatório Final do Grupo de Trabalho Temático sobre o Abandono Escolar Precoce (FRTWGESL), nos seguintes termos:


1) A qualidade do ensino e as competências dos professores são um fator determinante da contribuição que os professores podem dar para reduzir o AEP. A elevada qualidade do ensino e da aprendizagem exige o desenvolvimento profissional contínuo do pessoal docente. Recomenda-se a adoção de uma abordagem centrada no aluno na formação de professores, com destaque para a diversidade e a inclusão;


2) Os professores precisam de ter as competências e a capacidade de trabalhar com outras profissões e parceiros para prevenir o AEP;


3) A cooperação é particularmente importante na educação de segunda oportunidade, em que os alunos enfrentam frequentemente problemas múltiplos e necessitam de um apoio abrangente;


4) A cooperação deve centrar-se nas escolas. As suas fronteiras devem ser alargadas para permitir a inclusão de outros profissionais (em equipa), tais como assistentes sociais, animadores de juventude, técnicos de apoio ao exterior, psicólogos, enfermeiros, terapeutas da fala e da linguagem e especialistas em orientação profissional, nos esforços para reduzir o AEP.


PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade


Comissão Europeia, Erasmus+ (Action type: I&DT)
Ref. 2015-1-UK01-KA201-013752


Helena C Araujo


Pedro Ferreira

Sofia Almeida Santos


Novalis Trust - Reino Unido
ALMA MATER STUDIORUM - Università di Bologna - Itália
Associação para a Educação de Segunda Oportunidade / Escola de Segunda Oportunidade - Portugal
CIIE | Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP - Portugal
Gimnazjum nr 1 im. Jana Pawla II - Swidniku - Polónia
Istituto Comprensivo di Granarolo - Itália
MUSICSPACE ITALY -Itália
Polskie Stowarzyszenie Terapii Przez Sztuke - Polónia
University of the West of England - Reino Unido

cover