01-09-2014
18-05-2018
Os países enfrentam desafios para satisfazer as diversas necessidades dos estudantes migrantes e reduzir as disparidades nos resultados escolares entre os estudantes nativos e os estudantes imigrantes. Os dados (inter)nacionais (OECD 2010 Reviews of Migrant Education) sugerem que as estratégias para melhorar os resultados educativos dos estudantes migrantes devem centrar-se a nível da escola e do sistema, nomeadamente:
* Preparar os diretores das escolas e os professores para responderem às necessidades dos diversos grupos de estudantes;
* Aumentar a oportunidade de os alunos aprenderem a língua (língua materna e língua de ensino) nas aulas regulares
* Incentivar as escolas a desenvolverem capacidades no domínio da gestão da diversidade;
* Tornar mais eficaz a colaboração entre a escola e a comunidade.
O tema central da presente proposta é a capacidade profissional para lidar com a diversidade relacionada com a migração (em todas as suas diferentes formas). A capacidade profissional inclui formas inovadoras de cooperação entre profissionais da educação e outros profissionais que lidam com crianças. Bender Sebring, Allensworth, Bryk, Easton e Luppescu (2006), que consideram a capacidade profissional como um dos fundamentos da melhoria da escola, definem-na da seguinte forma:
“A capacidade profissional engloba a qualidade do corpo docente e do pessoal recrutado e mantido numa escola, as suas crenças e valores de base sobre a responsabilidade pela mudança, a qualidade do desenvolvimento profissional contínuo centrado nos esforços locais de melhoria e a capacidade do pessoal para trabalhar em conjunto como uma comunidade profissional coesa centrada nos problemas fundamentais da melhoria do ensino e da aprendizagem.” (p. 12).
O objetivo da parceria estratégica Erasmus+ seria reforçar a capacidade profissional nos países parceiros e nas suas respectivas escolas. Com o objetivo final de aumentar o sucesso escolar e reduzir o abandono escolar e o desemprego entre grupos de crianças migrantes. O projeto chama-se “Naos”, uma estrela que se refere à base de um edifício grego. Ao escolher este nome, sublinhamos a ideia de que a capacidade profissional é o fundamento de uma educação de boa qualidade.
Uma revisão da literatura (Severiens, Wolff & Van Herpen, 2014) mostra que o reforço da capacidade profissional com o objetivo de estimular o sucesso escolar entre diversos grupos de estudantes migrantes exige conhecimentos especializados em cinco áreas de conteúdo. Os professores urbanos (ou professores em salas de aula com populações de alunos diversificadas) devem, em primeiro lugar, conhecer o desenvolvimento linguístico em turmas de alunos cuja primeira língua não é a língua de ensino. Em segundo lugar, estes professores devem ser competentes na utilização de recursos didácticos que apoiem a aprendizagem de todos os seus alunos. As turmas diversificadas necessitam de recursos didácticos e de tipos de ensino diferentes dos das turmas homogéneas. Se as escolas e os professores estão empenhados em incentivar os talentos de todos os seus alunos, devem ter conhecimentos sobre a utilização de materiais didácticos, métodos e tipos de instrução concebidos para turmas diversificadas. Além disso, os professores urbanos devem ter conhecimentos sobre questões de psicologia social, como os estereótipos, as expectativas dos professores e as questões de identidade étnica. Por último, os professores urbanos que conseguem envolver os pais dos seus alunos diversificados, bem como cooperar com as organizações comunitárias numa base de igualdade, apoiarão ainda mais o sucesso escolar nas suas escolas urbanas. A análise efectuada por Severiens et al conclui que, se as escolas estiverem empenhadas em aumentar os resultados dos grupos de migrantes e em colmatar o fosso de resultados, devem promover níveis elevados de capacidade profissional nestas cinco áreas de especialização.
JEDI – Jovens, Educação, Diversidade e Inovação
ERASMUS +
2014-1-NL01-KA200-001295
RISBO - Research - Training - Consultancy - Netherlands
Algemeen Pedagogisch Studiecentrum - Netherlands
CIIE / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP- PortugaL
Forum za slobodu odgoja- Croatia
Høgskolen i Østfold - Norway
Tartu Rahvusvaheline Kool Tartu International School Estonia
Universiteit Antwerpen - Belgium
Viešosios politikos ir vadybos institutas - Norway
Παιδαγωγικό Ινστιτούτο Κύπρου- Cyprus
Πανεπιστήμιο Πατρών -Greece