01-09-2018


31-08-2021


O projeto visou lançar um diálogo centrado numa melhor compreensão entre as religiões para prevenir a radicalização. Concebeu e implementou um conjunto integrado de actividades e REA para promoção do diálogo inter-religioso na escola, em cooperação com as partes interessadas relevantes e as comunidades religiosas nos países parceiros. O projeto consistiu em várias etapas; forneceu uma estratégia mista de avanço do conhecimento sobre os factores de risco de radicalização dos jovens e a implementação de actividades educativas experimentais e workshops realizados em algumas escolas de referência. Isto ofereceu aos professores ferramentas úteis para o seu trabalho na sala de aula. 
O projeto NORADICA conectou os jovens a grupos religiosos heterogéneos que interagiam com os seus contextos de vida quotidiana. O objetivo foi promover o processo de compreensão da diversidade estrutural da sociedade da UE como um valor e não como uma barreira para alcançar uma coexistência pacífica. A NORADICA implemntou esta abordagem na principal instituição de socialização, a escola, com a construção de uma rede baseada na partilha de informações, boas práticas e conhecimentos baseados na investigação. Todos estes elementos funcionaram como um antídoto socialmente construído para as dinâmicas de exclusão e radicalização entre os jovens, capacitando os professores e as escolas com ferramentas e práticas relacionadas com as questões religiosas.


IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação


https://www.unict.it/en/research/projects/noradica


ERASMUS +
2017-1-IT02-KA201-037002



Fátima Pereira


Associação de Surdos da Polónia -Departamento de Lodz, Lodz, Poland (Coord.)
Alpen-Adria-Universitaet, Austria
Universita Ca’Foscari, Italy
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto(FPCEUP), Portugal

cover