29-09-2014


31-03-2015


O projeto que se toma como ponto de partida, "De Par em Par", em curso na Universidade do Porto desde 2009, pretendeu romper com a tradição solitária de se exercer a docência no Ensino Superior e promover práticas colaborativas que constituíssem um modelo de formação pedagógica. Todavia, o seu caráter inovador não reside na entrada de outros professores dentro da sala de aula (no que se convencionou chamar o jardim secreto do currículo), mas na abertura da mesma porta ao olhar de outros professores de outras áreas disciplinares, com outras culturas epistémicas. Contribui-se, por isso, para o estabelecimento de ligações entre professores de diferentes Unidades orgânicas e para o reconhecimento necessário da alteridade que pode produzir colaborações futuras.
No projecto que se apresenta ao Concurso Inovação Didática no Ensino Superior Português pretende-se contribuir para a discussão dos resultados do de Par em Par, em arenas mais abrangentes da Comunidade académica e contribuir para o reconhecimento do modelo de observação de pares multidisciplinar como uma prática de formação de professores do Ensino Superior.


 


Participaram desse projeto : 


João Pedro Pêgo - Faculdade de Engenharia da U.Porto


Ana Mouraz -  CIIE | Laboratório de Ensino e Aprendizagem 3 · Centro de Investigação e Intervenção Educativas Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da U.Porto


Ana Salgado-  · Escola Superior de Saúde


Ana Freitas - · Instituto Politécnico do Porto


https://fe.up.pt/dpep/


FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Referência: 79/ID/2014


Ana Mouraz


Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto FCUP Portugal
Faculdade de Ciências da Universidade do Porto FCUP Portugal
Faculdade de Economia da Universidade do Porto FEP Portugal
Faculdade de Farmácia da Universidade do Porto FFUP Portugal
Faculdade de Letras da Universidade do Porto FLUP Portugal

cover