01-11-2022


31-10-2023


Associado a um fenómeno social internacional que assume uma dimensão fundamental na vida dos cidadãos, nomeadamente na população jovem, o desporto tem sido negligenciado na investigação e nas políticas públicas como espaço educativo, comunidade de socialização e subsistema social capaz de contribuir para a construção de sociedades inclusivas. Este estudo pretende compreender de que forma a participação em contextos desportivos está associada ao desenvolvimento dos jovens atletas como cidadãos empenhados na construção de sociedades mais inclusivas. Procura-se: a) explorar o potencial do desporto para promover resultados socioeducativos ligados ao desenvolvimento de competências cívicas/políticas e cidadania democrática; b) instigar a participação de atletas no desenvolvimento de ações na/com a comunidade aumentando o sentido de pertença e os níveis de participação em ações individuais e coletivas. Prevê-se a construção e implementação do programa "JOVENS ATLETAS COMO ATIVISTAS NO DESPORTO", assente numa metodologia de investigação participatória com atletas entre os 12 e os 16 anos, de dois clubes desportivos da área metropolitana do Porto. Espera-se que os resultados realcem o significado socioeducativo dos contextos desportivos como ambientes de promoção da cidadania de jovens atletas, assim como, determinar como é que a dinâmica dos contextos desportivos promove experiências democráticas e participativas nos/as jovens atletas.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


Projeto apoiado através do Financiamento Plurianual do CIIE (Financiamento Base, com a ref.ª UIDB/00167/2020), atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP. (no quadro da 1ª edição do concurso interno de apoio a projetos de investigação 2020-2023 do CIIE).
Referência - 167/2020_conc1_04


Comunidades inclusivas; Contextos desportivos; Intervenção comunitária; Metodologias Participatórias


Carla Malafaia

Cosmin Nada

Norberto Ribeiro

Sofia Castanheira Pais

Teresa Silva Dias

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