01-11-2008
31-10-2011
Ao concentrar-se em situações sociais híbridas, que não são estritamente normativas, consideramos como as pessoas experimentam novas formas de cidadania que modificam os contornos da cidadania formal. Essas formas de cidadania implicam atividades práticas conectadas a estruturas ou contextos existentes, e o que está em jogo é a invenção contínua do próprio princípio democrático, ou seja, o «direito aos direitos». A tarefa em questão é afirmar e implementar o «direito à cidade», não imediatamente concedido, que chamamos de cidadania profana, e que pretendemos usar como meio de analisar a posse democrática. Nosso programa de pesquisa visa examinar de que maneira as práticas dos atores que se encontram em situações onde precisam lidar com suas falhas, deficiências, falta de recursos, são levadas em conta (ou não) como alternativas à cidadania jurídica.
Nos concentraremos em ambientes de tradução reunindo pessoas com algum nível de recursos que atuam em redes de solidariedade. Três campos interconectados estão em questão (línguas e códigos, provas de identidade, testes de urbanidade), levando a levantamentos qualitativos cujos materiais e primeiros resultados serão submetidos, com metodologia sensorial, a representantes profissionais e institucionais. Isso, por sua vez, nos levará a reconsiderar a noção de cidadania profana à luz das transformações recentes da democracia em vários contextos nacionais, concentrando-nos não apenas nos conceitos jurídicos de cidadania, mas também nas suas configurações sociológicas. A contribuição teórica e experimental esperada deste projeto de pesquisa visa desenvolver a noção de cidadania profana, mostrando como ela permite, em situações de equilíbrio delicado ou relativo, levar em conta, de acordo com as diferentes culturas políticas nacionais e democráticas, tanto a singularidade das ações pessoais que ela implica quanto a ontologia política envolvida.
Membros do Projecto:
- Ana Susana da Silva Cortes
- Bruno Alexandre Marques Monteiro Mendes
- Henrique Malheiro Vaz
- Isabel Maria Amaral de Sousa
- Orquídea Manuela Braga e Soares Coelho ( Principal Investigator)
- Raquel Pereira de Almeida Felizes
- Sara Alexandra da Costa e Silva
- Tiago Salge Araújo
Comissão Europeia
225511
Centre National de la Recherche Scientifique (CNRSC) – France
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) – Portugal
Ghent University – Belgium
Ljubljana University – Slovenia
Utrecht University – Netherlands