31-01-2003


31-01-2005


Orientar os currículos escolares para o aprofundamento do conhecimento e da consciência ambiental exige duas grandes reformas na educação: a primeira consiste em reexaminar as orientações programáticas oficiais e os manuais escolares para os tornar capazes de fomentar planos educativos transversais que promovam formas críticas de literacia e de ação ambiental. A segunda reforma diz respeito à promoção e avaliação dos processos interdisciplinares de integração transversal e dos resultados das aprendizagens, que devem respeitar simultaneamente os objectivos curriculares (o que se espera do sistema educativo) e as necessidades de uma sociedade em rápida mutação.


Parece claro que, tão importante como as reformas estruturais na educação acima delineadas, são as competências dos professores para as promover ou, na sua ausência, para as favorecer através de uma perspetiva renovada sobre as matérias que ensinam. Torna-se particularmente relevante o desenvolvimento profissional contínuo dos professores no sentido da integração curricular transversal das questões ambientais. Deve ser encarado como um processo complexo e autoformativo em que as dimensões funcional, cultural e crítica da literacia ambiental, tal como proposta pela equipa (Anexo 1), apoiarão os procedimentos de integração transversal. A literacia ambiental ganhará, com este projeto, o indispensável assento escolar necessário para promover uma consciência ambiental mais profunda.


Tendo como pano de fundo as recomendações para a educação ambiental resultantes da reunião do Rio 92 (Capítulo 36 da Agenda 21), bem como as subsequentes considerações sobre educação e sustentabilidade da conferência de Salónica (1997), e explorando as possibilidades formais e temáticas abertas pela Lei de Bases do Sistema Educativo (1986), o projeto visa aprofundar, avaliar e elaborar teoricamente conjuntos de propostas transversais aos programas curriculares que abordam diferentes questões ambientais aos níveis micro, meso e macro. Estas propostas, que já foram criadas e avaliadas por esta equipa para o 1º ciclo (2000/2001), serão agora aprofundadas no âmbito de projectos educativos nas escolas para os 2º e 3º ciclos, durante os anos lectivos 2001/2002 e 2002/2003. Um dos objectivos é também a publicação de materiais didácticos. O processo de integração transversal será desenvolvido em paralelo com a formação contínua de professores, sob a forma de Círculos de Estudo (registos de acreditação pelo CCPFC/ACC - 14127/99), assentes na metodologia geral da investigação-ação (Anexo 2) e organizados de acordo com o modelo de integração proposto pela equipa (Anexo 3). A avaliação formativa do projeto insere-se, assim, em parte, nos planos de formação/investigação/ação estabelecidos no âmbito do Círculo de Estudos e, em parte, na coordenação geral do projeto (Anexo 4), que inclui instituições parceiras (Câmara Municipal de Viana do Castelo, IPAMB, IIE, DREN).


 


Participaram deste projecto: 


              Maria Amélia da Costa Lopes    - FPCEUP


              Marina Prieto Teixeira Afonso de Neville e Lencastre    - FPCEUP   


              Rui Manuel Marcelino Brandão Leal    - FPCEUP


FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
POCTI/CED/42610/2001



Amélia Lopes


CIIE / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP - Portugal
Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas DGACCP Portugal

cover