01-02-2013


31-01-2017


O projeto UNIKE formará um grupo em rede de investigadores críticos que analisarão a evolução do papel e do âmbito das universidades nas economias emergentes do conhecimento global. Também compararão os desenvolvimentos na Europa e na orla da Ásia-Pacífico.
Na Europa, os governos abraçaram as agendas internacionais para a reforma universitária (apresentadas pela União Europeia, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico, Fórum Económico Mundial, UNESCO e Banco Mundial), partindo do princípio de que o futuro reside no desenvolvimento de uma economia global do conhecimento competitiva e orientada para as ideias. Ao defender que as duas formas de competir com êxito nesta economia são a transferência dos resultados da investigação para produtos inovadores e um sistema de ensino superior capaz de atrair o comércio internacional e produzir uma população altamente qualificada, as universidades são colocadas no centro das estratégias para prosperar neste novo regime económico. A abordagem europeia para competir na economia global do conhecimento consiste em criar um Espaço Europeu da Investigação (EEI) e um Espaço Europeu do Ensino Superior (EEES). Noutras regiões do mundo, formaram-se outros tipos de estratégias. Estas estratégias têm de ser entendidas no âmbito de uma deslocação geográfica dos centros de poder emergentes da Europa para a Ásia-Pacífico e, em especial, para a Ásia Oriental. O projeto UNIKE visa gerar novas perspectivas sobre a transformação de uma instituição central para as projecções políticas do futuro.
Pacote de trabalho 1- “Conceitos e teorias”: A agenda de investigação acima referida exige novas teorias e métodos para comparar e analisar a transformação das universidades a nível mundial e regional.
Pacote de trabalho 2, “Tendências e desenvolvimentos”: As universidades já não podem ser estudadas como instituições isoladas. Em vez disso, está a formar-se uma nova ecologia de empresas, financiadores e agências governamentais em torno do trabalho académico, cuja composição e funcionamento, conceitos-chave e articulações com o sector existente são, por enquanto, mal compreendidos.
Pacote de trabalho 3, 'Políticas e práticas': Este pacote de trabalho explora a relação dinâmica entre o “reordenamento” das universidades e o seu financiamento, governação (tomada de decisões para controlo, responsabilização e regulação) e gestão.
Programa de formação no domínio da investigação:
Os três pacotes de trabalho decorrem em simultâneo e organizam o programa de investigação e as actividades de formação.
Cada pacote de trabalho engloba cinco projectos de doutoramento ou pós-doutoramento, que são designados e descritos nos documentos “Projectos individuais de doutoramento” e “Projectos individuais de pós-doutoramento”. Cada candidato selecionado ficará sediado numa das universidades parceiras e será supervisionado individualmente pela pessoa indicada na descrição do projeto. Os investigadores de doutoramento podem escolher um segundo supervisor entre os parceiros UNIKE.


 


GAPE – Grupo de Análise de Políticas Educativas


https://unike.au.dk/


Comissão Europeia
(PITN-GA-2012-317452)



António M. Magalhães



Aarhus BSS, Denmark (Coord)
École Normale Supérieure, France
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal
Ljubljana University, Slovenia
Roehampton University, United Kingdom
University of Bristol, United Kingdom

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