01-01-2024
31-12-2024
O projeto tem como ponto de partida a constatação de que, no curto espaço de tempo que durou a 1ª república (1910-1926), um número surpreendente de intelectuais de vários campos se interessou e produziu prolificamente no campo da literatura infantojuvenil. O ideário da 1ª República atribuiu um significativo papel à educação como promotora do desenvolvimento de valores de cidadania, e nesse contexto o que se propõe é a possibilidade de analisar em que medida a literatura infantojuvenil da 1ª República, produzida por autores portugueses, se articulou com essa ideia. Com esta finalidade procurará identificar-se, naquelas obras, situações, ações, personagens, contextos, que vão ao encontro do ideário republicano. Para a sua concretização, o projeto vai proceder à identificação, recolha e análise de obras da literatura infantojuvenil produzida no período da 1.ª República. O trabalho de análise permitirá posteriormente conceber estratégias e materiais de formação, que permitam divulgar, em comunidades educativas e culturais, os resultados a que se for chegando. Trata-se de uma proposta de trabalho com um caracter marcadamente multi e interdisciplinar convocando contributos da análise literária e da história e sociologia da educação que procura resgatar uma herança cultural e um património que se enquadra nas atuais preocupações da UE quanto à importância de uma política da memória e para o património material e imaterial na sua potencialidade de enfrentamento de populismos e derivas autoritárias que atravessam o espaço europeu, transbordando para o campo educativo.
Projeto apoiado através do Financiamento Plurianual do CIIE (Financiamento Base, com a ref.ª UIDB/00167/2020), atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP. (no quadro da 2ª edição do concurso interno de apoio a projetos de investigação 2020-2023 do CIIE) (Grant no. 167/2020_conc2_02)
Literatura infantojuvenil
1ª República
Cidadania
Políticas educativas