O manual Aprendizagem em Serviço. Um Manual para o Ensino Superior resulta do projeto ENGAGE STUDENTS - Promoting Social Responsibility of Students by Embedding Service Learning within HEIs curricula (2018-2021 | 2018-1-RO01-KA203-049309), e tem por base a experiência prática de membros do projeto, pertencentes a cinco universidades parceiras na Europa (Universidade da Cidade de Dublin na Irlanda, Universidade do Porto em Portugal, Universidade Técnica de Kaunas na Lituânia, Universidade de Viena na Áustria, e Universidade Politécnica de Bucareste na Roménia), experiência essa resultante do planeamento e implementação de cursos deste carácter a nível universitário.
O manual serve como ponto de partida para trabalhar com a abordagem Aprendizagem em Serviço, tanto para docentes mais como menos experientes.
Os capítulos curtos permitem-lhes entender rapidamente se a Aprendizagem em Serviço se encaixa nos seus objetivos e interesses. Docentes mais experientes poderão ter mais interesse num tópico específico e, por conseguinte, colocar maior foco num dos capítulos aqui apresentados. Ao longo do manual é dada orientação prática usando tarefas auto-guiadas, listas de verificação, e exercícios de reflexão.
O manual está estruturado em duas partes: A primeira parte foca-se na Aprendizagem em Serviço como pedagogia e identifica as bases da Aprendizagem em Serviço. A segunda parte é mais centrada na ação e fornece orientação sobre questões-chave, planos de ação e exemplos para conceber e implementar um curso de Aprendizagem em Serviço por conta própria.