Este conjunto de 35 incidentes críticos (IC), produzido no âmbito do projeto SOLVINC - Solving intercultural conflicts with international students (2018-2020 | 2018-1-PL01-KA203-050751), é uma coleção de experiências reais de vida de conflitos interculturais de estudantes internacionais, que foram recolhidas e analisadas utilizando o método de investigação-ação e análise de casos de incidentes críticos de Cohen-Emerique (2015). Cada IC tem como objetivo retratar uma diversidade de situações de conflito intercultural no ensino superior (ES) e está sistematizado de acordo com o tipo de situação (ou seja, na sala de aula, no trabalho com pares, na interação com professores/as do ES), o tipo de domínio cultural, as culturas envolvidas e a área de conflito (zonas sensíveis).
Os pontos-chave da análise elaborada em cada IC foram os seguintes:
- Os valores e normas culturais que estão na origem do conflito do lado do/a narrador/a/estudante internacional e dos outros atores.
- As possibilidades de reconciliação entre as duas partes.
- A forma como o conflito afeta a prática profissional no ES ou, em geral, o respeito pelas diferenças culturais em situações interculturais.
Estão disponíveis em 5 versões linguísticas: EN, DE, FR, PL e PT - AQUI.