PhD scholarship holders


Doctoral research fellow


CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal

E-mail
up202103147@up.pt


JOSÉ CARLOS BRONZE. Concluiu a Licenciatura em Sociologia em 1997 e o curso de especialização de Mestrado em Sociologia, variante Poder e Sistemas Políticos em 2001, na Universidade de Évora. É Sociólogo, Gestor e Avaliador de Projetos Europeus de Educação e Formação na APLOAD Lda e no Instituto Piaget. É Avaliador de Candidaturas e de Projetos na Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação (consultor externo, contrato renovado anualmente desde 2013). É membro da Direção da Terras Dentro - Desenvolvimento Integrado, Entidade Formadora e Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, o que lhe permite um contacto aprofundado com o tecido social, associativo e empresarial nacional. É Formador com Certificado de Aptidão Profissional desde 2005, atualizando recorrentemente as suas competências através da frequência de ações de Formação nas suas áreas de atuação e interesse. Atua nas áreas de Ciências Sociais com ênfase em Educação e Sociologia. Dinamizou oficinas, formações, avaliações e outras atividades em diversos países da União Europeia e ainda na Turquia, Marrocos, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Brasil. Desenvolveu Projetos, Estudos e Avaliações em áreas diversas como Pedagogia (Fundação Alentejo), Turismo (INE - Instituto Nacional de Estatística), Ideologias e Política (INE), Imigração e Minorias (Terras Dentro, ONGD), Educação Especial (Fenacerci), Ecologia (Unidade de Macro-Ecologia Aplicada, Universidade de Évora), Empreendedorismo Feminino (Câmara Municipal de S. Miguel, Ilha de Santiago, Cabo Verde) e Tecnologias de Informação e Comunicação (Instituto Piaget e Universidades Jean Piaget de Moçambique e de Cabo Verde). No seu currículo Ciência Vitae os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Monitorização & Avaliação; Desenho de Projeto; Inclusão Social; Formação Profissional; Educação; Inovação Pedagógica; Igualdade de Género; Direitos Humanos; Migrações; Minorias.


2001 – Master's Specialization Course in Sociology, Power and Political Systems variant, University of Évora, Portugal
1997 – Degree in Sociology – University of Évora, Portugal


European programme Erasmus+; Vocational education and training; Technologies in education; European identity and citizenship; Diversity and inclusion; Sustainable development goals; Evaluation of education and training policies, programmes and projects; Gender studies; Development cooperation.

Danish Agency for Science and Higher Education

FETRA - Fellow Travellers. Soft skills for Human Resources Management in SMEs.

Desenvolvimento do Projeto FETRA - Fellow Travellers. Soft Skills for Human Resources Management in SMEs (2020-2022), uma Parceria Estratégica no domínio da Educação de Adultos, financiada pela Agência Nacional Erasmus+ da Dinamarca.

O Projeto FETRA tem como objetivos a promoção de competências transversais (soft skills) relativas a gestão de recursos humanos junto de jovens empreendedores e empresários responsáveis por micro e pequenas empresas.

Prevê a conceção de 3 produtos inovadores: uma ferramenta de autoavaliação em competências transversais em RH, um conjunto de Recursos Educativos Abertos para promoção dessas competências e ainda um compêndio de histórias de sucesso inspiradoras.

Como coordenador local na APLOAD Lda sou ainda responsável pela coordenação direta do produto intelectual "Compêndio de Histórias de Sucesso Inspiradoras", a implementar por todos os parceiros, bem como pela conceção conjunta dos restantes produtos e práticas do projeto.

Liderada pela Coworking Plus (Dinamarca), a parceria reúne ainda instituições de outros países: a GrowthCoop (Espanha), a Eurospeak (Reino Unido), a Indepcie (Espanha) e a Eesti People to People (Estónia).

Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação

MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion

Desenvolvimento do Projeto MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion (2019-2022), uma Parceria Estratégica Erasmus+ no domínio da Juventude. Este projeto foi considerado Projeto Inspirador CES 2020 pela Agência Erasmus+ Juventude em Ação.

O MINDtheGaps visa contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades de jovens em situação de vulnerabilidade social através do desenvolvimento de competências no domínio da literacia mediática.

Sou responsável pela monitorização e avaliação interna do projeto tendo ainda a meu cargo a coordenação da produção de um dos 3 produtos intelectuais nele desenvolvidos, uma ferramenta de avaliação e testagem de dispositivos pedagógicos de literacia digital destinados a jovens.

Liderado pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP), o consórcio, reúne ainda instituições de outros países: a Associação Know and Can (Bulgária), a Universidade de Ciências Aplicadas Inland Norway (Noruega) e a Agência de Desenvolvimento Regional da Região do Mar Negro (Turquia).

Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação

UP2B - Boosting Up School Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion

Coordenação geral do Projeto UP2B - Boosting Up School Education Towards European Citizenship and Labour Market Inclusion (2019-2022); uma parceria estratégica Erasmus+ no domínio do Ensino Escolar.

O projeto pretende promover mecanismos facilitares da motivação escolar em contexto de sala de aula através do recurso a dispositivos pedagógicos sensíveis à Cidadania Europeia e às exigências do Mercado de Trabalho.

A proposta assentou na realização de um diagnóstico de necessidades levado a efeito em projetos anteriores que permitiu identificar carências ao nível destas dimensões nas Escolas de alguns países da Europa.

O Projeto propõe criar:
(i) uma plataforma online de recursos pedagógicos a ser alimentada e utilizada por professores, assente na ideia de uma comunidade de prática alargada;
(ii) um Manual que colocará em evidência a relação entre múltiplas disciplinas e matérias escolares e um conjunto de profissões;
(iii) um pacote físico (hardcopy) de atividades pedagógicas motivacionais de consumo e efeito rápidos em contexto de sala de aula, relacionadas com Cidadania e Mundo do Trabalho;
(iv) um pacote digital de atividades pedagógicas motivacionais de consumo e efeito rápidos em contexto de sala de aula, relacionadas com Cidadania e Mundo do Trabalho.

A parceria é liderada pela APLOAD Lda e inclui, como parceiros Portugueses, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e a Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado, dando assim cobertura ao norte e sul do País. Noutros países Europeus são parceiros: o CETEM - Associação Empresarial de Investigação Centro Tecnológico do Móvel e da Madeira da Região de Múrcia, de Espanha, a Universidade de Çukurova, da Turquia, a Governo Regional de Çukurova, da Turquia, a Associação Know & Can, da Bulgária, a ONG BrainLog, da Dinamarca e a Escola Rigas Pardaugavas Pamatskola, da Letónia, dando cobertura ao Leste e Norte da Europa e ainda à região do Mediterrâneo, quer a Ocidente, quer a Oriente.

A máxima do projeto UP2B, retirada da Estratégia Europa2020, define-se da seguinte forma: (em citação direta e tradução livre do original em inglês): "As Escolas não podem efetivamente trabalhar sozinhas. Precisam de se deslocar das ações isoladas e de curta duração para o envolvimento em iniciativas holísticas e sistémicas!"

Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação

Under Construction - Key Skills Making Top Professionals in Construction and Habitat 4.0

Coordenação geral do Projeto Under Construction - Key Skills Making Top Professionals in Construction and Habitat 4.0 (2018-2021), uma parceria estratégica Erasmus+ no domínio da Formação Profissional.

O projeto aborda as competências de profissionais e de formandos em sete domínios de Construção Civil e Indústria 4.0: Carpintaria, Alvenaria, Ladrilhagem, Marcenaria, Domótica, Design & Tecnologias e Impressão 3D.

Baseia-se numa avaliação de necessidades da parceria, verificando como as tendências atuais do mercado de trabalho são moldadas pelo aumento da competitividade, exigindo, assim, atualizações rápidas e aumento das competências profissionais. Torna-se então necessário facilitar as condições para esse aprimoramento, principalmente em profissões "tradicionais", mas também em profissões emergentes e de rápida evolução.

O projeto propõe criar:
(i) guia relativo às competências de excelência nos 7 domínios visados;
(ii) curricula de formação para cada um desses domínios;
(iii) cursos e-learning de acesso aberto nas competências identificadas;
(iv) roteiro de integração dos curricula em percursos formais de formação baseado nos resultados de pilotagem obtidos.

A parceria é liderada pela APLOAD Lda e inclui o Institut für Lern-Innovation - Friedrich-Alexander-Universitaet Erlangen Nuernberg, Alemanha, o CETEM - Associação Empresarial de Investigação Centro Tecnológico do Móvel e da Madeira da Região de Múrcia, Espanha, o Consorzio Materahub Indústria Cultural e Criativa, Itália, a empresa Merk, Países Baixos e o CICCOPN - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, Portugal.

THE CENTRE FOR EUROPEAN UNION EDUCATION AND YOUTH PROGRAMMES (CEUEYP)

New Life - Reshaping Life in a Generous Country

Coordenação local e desenvolvimento do projeto NewLife: Reshaping Life in a Generous Country (2017-2019), uma Parceria Estratégica Erasmus+ no domínio da Educação de Adultos.

Este projeto pretende promover a oferta de respostas educativas de qualidade alinhadas com as necessidades do seu público-alvo, em particular, mulheres refugiadas com baixas qualificações. Visa concorrer para o aumento da literacia e de competências, nomeadamente linguísticas e digitais, através de ações de educação informais e não-formais. Centra-se na aprendizagem de idiomas com recurso a ferramentas digitais, nomeadamente através de curso de e-learning acessível em suportes diversos (computadores, tablet, smartphone). No sentido de melhor identificar necessidades procedeu-se a uma recolha de dados junto dos Refugiados e Requerentes de Asilo em parceria com o CPR - Conselho Português para os Refugiados.

O Projeto NewLife foi coordenado pela Direção Regional de Educação de Çukurova (Ministério da Educação) sediada em Adana, na Turquia, uma região onde a presença de refugiados é extremamente significativa. Para além do Departamento de Avaliação e Planeamento Social da APLOAD, o Projeto reúniu ainda como parceiros as Instituições: Universidade de Çukurova, Turquia; Megider (Turquia), uma ONG com intervenção em Educação de Adultos; Dalya Ajans (Turquia), uma empresa que opera ao nível das tecnologias de informação e comunicação; DIAN (Grécia), uma empresa com forte experiência na promoção de e-learning; AcrossLimits Ltd (Malta), uma empresa formadora com forte experiência em Educação de Adultos e desenvolvimento de Projetos Europeus.

Human Resource Development Centre (HRDC)

T-Box

Coordenação local e desenvolvimento do projeto T-Box (2017-2019), uma Parceria Estratégica Erasmus+ no domínio da Educação Escolar.

Em Portugal, a APLOAD cooperou com o Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, uma Instituição Escolar de referência no Concelho da Maia. A Parceria Europeia (10 Instituições ao todo) foi ainda constituída por Escolas e outras Instituições de Espanha, Dinamarca, Polónia e Bulgária, estando a coordenação do projeto a cargo da Escola Secundária 119 "Academician Mihail Arnaudov" em colaboração com a Associação "Know and Can", ambas sediadas em Sófia, Bulgária.

O projeto foi financiado pela Agência Nacional Erasmus+ da Bulgária e teve a duração de 24 meses (Out/17 a Set/19).

Criou uma "caixa de ferramentas" para uso dos/as docentes de Ensino Escolar no sentido de os/as apoiar na motivação de alunos em contexto de sala de aula. A "caixa de ferramentas" existe em versão física e versão digital através de recurso a uma aplicação para dispositivos móveis.

Além de participar em todos os trabalhos de implementação do projeto, fui ainda responsável pela coordenação dos trabalhos no contexto Português e pela monitorização e avaliação interna do projeto (componentes nacional e internacional).

European Commission

Free to Choose

Coordenação local e desenvolvimento do projeto Free to Choose (2017-2019), co-financiado pelo Programa Europeu Rights, Equality and Citizenship, DG - Justiça e Consumidores da Comissão Europeia.

Este projeto pretendeu combater estereótipos de género junto de um público jovem e em momento de transição de vida: mudança de ciclo de estudos, mudança de estudos para emprego, entre outras.

"Free to Choose" foi um projeto constituído por 3 fases essenciais: num primeiro momento a parceria investigou sobre a temática central do projeto, num segundo momento concebeu um jogo de tabuleiro para ser utilizado com objetivos simultaneamente lúdicos e pedagógicos relativos ao combate aos estereótipos de género, e numa terceira fase a parceria dedicou-se à experimentação e pilotagem do jogo através da sua utilização em ambiente escolar e formativo e à formação de utilizadores (educadores, professores, tutores). Assumi a coordenação geral desta última fase.

A parceria de desenvolvimento do projeto foi constituída por 10 Instituições de 5 países: Cooperativa Social ITACA Onlus, ONG coordenadora (Itália), Regione Friuli Venezia Giulia (Governo Regional, Itália), Instituto di Ricerche Economiche e Sociali Friuli Venezia Giulia - IRES FVG (ONG, Itália), UNIMORE - Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (Universidade, Itália), Universitat de València (Universidade, Espanha), Opcionate (ONG, Espanha), MIGS - Mediterranean Institute of Gender Studies (ONG, Chipre), MCBIT (ONG, Eslovénia), Zavod Nefiks (ONG, Eslovénia) e APLOAD Lda (Portugal).

British Council, in partnership with Ecorys UK – Ecorys UK

SupportAbility - Supporting European SMEs in the Employment of People Living with Disability or with a History of Mental Illness: a Pilot Development in the Furniture Manufacturing Industries

Coordenação local e desenvolvimento do projeto 'SupportAbility - Supporting European SMEs in the Employment of People Living with Disability or with a History of Mental Illness: a Pilot Development in the Furniture Manufacturing Industries" (2016-2019). O projeto "SupportAbility" foi co-financiado pelo Programa Europeu Erasmus+ ao abrigo da Ação-Chave 2, Parcerias Estratégicas para a Cooperação e Inovação.

O projeto foi coordenado pela BFM - British Furniture Manufacturers Limited, uma associação comercial que representa os interesses das indústrias do madeira e do mobiliário, no Reino Unido. Integraram a parceria as instituições Searchligther, do Reino Unido, Sinopspastik Çocuklar Dernegi, da Turquia, a Asociación Empresarial de Investigación Centro Tecnologico del Mueble y la Madera de la Regiuon de Murcia, de Espanha, a Asociación de Profesores de Formación Profesional en Madera y Mueble, de Espanha, e a APLOAD - Avaliação e Planeamento Social, de Portugal.

Incidiu sobre o estudo e apoio à manutenção de emprego de pessoas com deficiência em PMEs com particular enfoque nas empresas do setor da madeira e mobiliário. Desenvolveu 5 produtos fundamentais: um relatório sobre o estado-das-artes da empregabilidade de pessoas com deficiência nos países envolvidos, um repositório de documentos de interesse sobre as temáticas em estudo, uma base de dados e guia online para acesso ao repositório, um curriculum formativo para formação de mentores de apoio à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e, finalmente, um curso de e-Learning com recurso aquele curriculum. A responsabilidade e participação da APLOAD no projeto foi transversal a todas estas dimensões, estando responsável pela coordenação do último produto, o curso de e-Learning.

THE CENTRE FOR EUROPEAN UNION EDUCATION AND YOUTH PROGRAMMES (CEUEYP)

Better-e - Better e-Learning for All

Coordenação local e desenvolvimento do projeto 'Better e-Learning for All' (Better-E) (2015-2017). O projeto 'Better-e' foi cofinanciado pelo Programa Europeu Erasmus+ ao abrigo da Ação-Chave 2, Parcerias Estratégicas para a Cooperação e Inovação. Foi coordenado pela Universidade de Çukurova, de Adana, Turquia, fazendo parte da Parceria a Universidade de Ferrara, Itália, a Universidade Firat, Turquia, as empresas DIAN, da Grécia, Searchlighter, do Reino Unido e a Organização Não-Governamental MEGIDER, da Turquia. Os parceiros portugueses foram a Universidade do Minho e a APLOAD.

O projeto teve como objetivo geral a promoção do ensino a distância via e-Learning pelas entidades formadoras que atuam junto de um público adulto e em situação de desfavorecimento social e risco de exclusão/marginalização.

European Commission

IDEA C - Inter-cultural Dimension for European Active Citizenship

Coordenadação local e desenvolvimento do projeto IDEA.-C. O projecto teve como objetivo geral sensibilizar a população jovem para a importância da participação cívica e política. Realizou 13 workshops locais e 4 eventos internacionais que decorreram em Itália, Hungria, Alemanha e Polónia. Envolveu diretamente mais de 400 jovens, peritos, estudantes, intervenientes locais e decisores políticos. O principal grupo alvo foram os jovens menos de 25 anos, dada a sua tendencial baixa participação política, assim como todos os cidadãos dos países participantes (acrescem aos já mencionados Portugal, Grécia, Bulgária, Espanha, Reino Unido, Bélgica, França, Estónia e Eslovénia).

Durante os 18 meses de atividade do projecto , os participantes envolvidos nos 4 eventos internacionais foram encorajados a partilhar experiências, boas práticas e opiniões através de atividades caracterizadas por diferentes metodologias (workshop, seminário, role play, utilização de tecnologia interactiva, debates abertos) durante os quais esteve em foco a importância da participação e cooperação ativas dentro da UE, encorajando a participação ativa na vida democrática. Neste âmbito conduzi uma palestra alusiva ao tema, intitulada "Towards an increased sense of belonging - from Local to European level", apresentada na University of Applied Sciences Hochschule Bremen, Alemanha.

Os principais objetivos foram:
- Dar aos cidadãos a oportunidade de interagir na construção de uma Europa mais próxima, solidária e democrática, promovendo assim a cidadania ativa da UE;
- Desenvolver uma cooperação duradoura entre cidades e cidadãos através da criação de uma plataforma destinada a melhorar a participação cívica e democrática a nível local e da UE;
- Contrariar as elevadas taxas de abstenção eleitoral, nomeadamente em eleições Europeias.

Danish Agency for Science and Higher Education

FETRA - Fellow Travellers. Soft skills for Human Resources Management in SMEs.

Desenvolvimento do Projeto FETRA - Fellow Travellers. Soft Skills for Human Resources Management in SMEs (2020-2022), uma Parceria Estratégica no domínio da Educação de Adultos, financiada pela Agência Nacional Erasmus+ da Dinamarca.

O Projeto FETRA tem como objetivos a promoção de competências transversais (soft skills) relativas a gestão de recursos humanos junto de jovens empreendedores e empresários responsáveis por micro e pequenas empresas.

Prevê a conceção de 3 produtos inovadores: uma ferramenta de autoavaliação em competências transversais em RH, um conjunto de Recursos Educativos Abertos para promoção dessas competências e ainda um compêndio de histórias de sucesso inspiradoras.

Como coordenador local na APLOAD Lda sou ainda responsável pela coordenação direta do produto intelectual "Compêndio de Histórias de Sucesso Inspiradoras", a implementar por todos os parceiros, bem como pela conceção conjunta dos restantes produtos e práticas do projeto.

Liderada pela Coworking Plus (Dinamarca), a parceria reúne ainda instituições de outros países: a GrowthCoop (Espanha), a Eurospeak (Reino Unido), a Indepcie (Espanha) e a Eesti People to People (Estónia).

Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação

MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion

Desenvolvimento do Projeto MINDtheGaps - Media Literacy Towards Youth Social Inclusion (2019-2022), uma Parceria Estratégica Erasmus+ no domínio da Juventude. Este projeto foi considerado Projeto Inspirador CES 2020 pela Agência Erasmus+ Juventude em Ação.

O MINDtheGaps visa contribuir para a promoção da igualdade de oportunidades de jovens em situação de vulnerabilidade social através do desenvolvimento de competências no domínio da literacia mediática.

Sou responsável pela monitorização e avaliação interna do projeto tendo ainda a meu cargo a coordenação da produção de um dos 3 produtos intelectuais nele desenvolvidos, uma ferramenta de avaliação e testagem de dispositivos pedagógicos de literacia digital destinados a jovens.

Liderado pelo Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (CIIE/FPCEUP), o consórcio, reúne ainda instituições de outros países: a Associação Know and Can (Bulgária), a Universidade de Ciências Aplicadas Inland Norway (Noruega) e a Agência de Desenvolvimento Regional da Região do Mar Negro (Turquia).

Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação

UP2B - Boosting Up School Education towards European Citizenship and Labour Market Inclusion

Coordenação geral do Projeto UP2B - Boosting Up School Education Towards European Citizenship and Labour Market Inclusion (2019-2022); uma parceria estratégica Erasmus+ no domínio do Ensino Escolar.

O projeto pretende promover mecanismos facilitares da motivação escolar em contexto de sala de aula através do recurso a dispositivos pedagógicos sensíveis à Cidadania Europeia e às exigências do Mercado de Trabalho.

A proposta assentou na realização de um diagnóstico de necessidades levado a efeito em projetos anteriores que permitiu identificar carências ao nível destas dimensões nas Escolas de alguns países da Europa.

O Projeto propõe criar:
(i) uma plataforma online de recursos pedagógicos a ser alimentada e utilizada por professores, assente na ideia de uma comunidade de prática alargada;
(ii) um Manual que colocará em evidência a relação entre múltiplas disciplinas e matérias escolares e um conjunto de profissões;
(iii) um pacote físico (hardcopy) de atividades pedagógicas motivacionais de consumo e efeito rápidos em contexto de sala de aula, relacionadas com Cidadania e Mundo do Trabalho;
(iv) um pacote digital de atividades pedagógicas motivacionais de consumo e efeito rápidos em contexto de sala de aula, relacionadas com Cidadania e Mundo do Trabalho.

A parceria é liderada pela APLOAD Lda e inclui, como parceiros Portugueses, a Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto e a Terras Dentro - Associação para o Desenvolvimento Integrado, dando assim cobertura ao norte e sul do País. Noutros países Europeus são parceiros: o CETEM - Associação Empresarial de Investigação Centro Tecnológico do Móvel e da Madeira da Região de Múrcia, de Espanha, a Universidade de Çukurova, da Turquia, a Governo Regional de Çukurova, da Turquia, a Associação Know & Can, da Bulgária, a ONG BrainLog, da Dinamarca e a Escola Rigas Pardaugavas Pamatskola, da Letónia, dando cobertura ao Leste e Norte da Europa e ainda à região do Mediterrâneo, quer a Ocidente, quer a Oriente.

A máxima do projeto UP2B, retirada da Estratégia Europa2020, define-se da seguinte forma: (em citação direta e tradução livre do original em inglês): "As Escolas não podem efetivamente trabalhar sozinhas. Precisam de se deslocar das ações isoladas e de curta duração para o envolvimento em iniciativas holísticas e sistémicas!"

Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação

Under Construction - Key Skills Making Top Professionals in Construction and Habitat 4.0

Coordenação geral do Projeto Under Construction - Key Skills Making Top Professionals in Construction and Habitat 4.0 (2018-2021), uma parceria estratégica Erasmus+ no domínio da Formação Profissional.

O projeto aborda as competências de profissionais e de formandos em sete domínios de Construção Civil e Indústria 4.0: Carpintaria, Alvenaria, Ladrilhagem, Marcenaria, Domótica, Design & Tecnologias e Impressão 3D.

Baseia-se numa avaliação de necessidades da parceria, verificando como as tendências atuais do mercado de trabalho são moldadas pelo aumento da competitividade, exigindo, assim, atualizações rápidas e aumento das competências profissionais. Torna-se então necessário facilitar as condições para esse aprimoramento, principalmente em profissões "tradicionais", mas também em profissões emergentes e de rápida evolução.

O projeto propõe criar:
(i) guia relativo às competências de excelência nos 7 domínios visados;
(ii) curricula de formação para cada um desses domínios;
(iii) cursos e-learning de acesso aberto nas competências identificadas;
(iv) roteiro de integração dos curricula em percursos formais de formação baseado nos resultados de pilotagem obtidos.

A parceria é liderada pela APLOAD Lda e inclui o Institut für Lern-Innovation - Friedrich-Alexander-Universitaet Erlangen Nuernberg, Alemanha, o CETEM - Associação Empresarial de Investigação Centro Tecnológico do Móvel e da Madeira da Região de Múrcia, Espanha, o Consorzio Materahub Indústria Cultural e Criativa, Itália, a empresa Merk, Países Baixos e o CICCOPN - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, Portugal.

THE CENTRE FOR EUROPEAN UNION EDUCATION AND YOUTH PROGRAMMES (CEUEYP)

New Life - Reshaping Life in a Generous Country

Coordenação local e desenvolvimento do projeto NewLife: Reshaping Life in a Generous Country (2017-2019), uma Parceria Estratégica Erasmus+ no domínio da Educação de Adultos.

Este projeto pretende promover a oferta de respostas educativas de qualidade alinhadas com as necessidades do seu público-alvo, em particular, mulheres refugiadas com baixas qualificações. Visa concorrer para o aumento da literacia e de competências, nomeadamente linguísticas e digitais, através de ações de educação informais e não-formais. Centra-se na aprendizagem de idiomas com recurso a ferramentas digitais, nomeadamente através de curso de e-learning acessível em suportes diversos (computadores, tablet, smartphone). No sentido de melhor identificar necessidades procedeu-se a uma recolha de dados junto dos Refugiados e Requerentes de Asilo em parceria com o CPR - Conselho Português para os Refugiados.

O Projeto NewLife foi coordenado pela Direção Regional de Educação de Çukurova (Ministério da Educação) sediada em Adana, na Turquia, uma região onde a presença de refugiados é extremamente significativa. Para além do Departamento de Avaliação e Planeamento Social da APLOAD, o Projeto reúniu ainda como parceiros as Instituições: Universidade de Çukurova, Turquia; Megider (Turquia), uma ONG com intervenção em Educação de Adultos; Dalya Ajans (Turquia), uma empresa que opera ao nível das tecnologias de informação e comunicação; DIAN (Grécia), uma empresa com forte experiência na promoção de e-learning; AcrossLimits Ltd (Malta), uma empresa formadora com forte experiência em Educação de Adultos e desenvolvimento de Projetos Europeus.

Human Resource Development Centre (HRDC)

T-Box

Coordenação local e desenvolvimento do projeto T-Box (2017-2019), uma Parceria Estratégica Erasmus+ no domínio da Educação Escolar.

Em Portugal, a APLOAD cooperou com o Agrupamento de Escolas Gonçalo Mendes da Maia, uma Instituição Escolar de referência no Concelho da Maia. A Parceria Europeia (10 Instituições ao todo) foi ainda constituída por Escolas e outras Instituições de Espanha, Dinamarca, Polónia e Bulgária, estando a coordenação do projeto a cargo da Escola Secundária 119 "Academician Mihail Arnaudov" em colaboração com a Associação "Know and Can", ambas sediadas em Sófia, Bulgária.

O projeto foi financiado pela Agência Nacional Erasmus+ da Bulgária e teve a duração de 24 meses (Out/17 a Set/19).

Criou uma "caixa de ferramentas" para uso dos/as docentes de Ensino Escolar no sentido de os/as apoiar na motivação de alunos em contexto de sala de aula. A "caixa de ferramentas" existe em versão física e versão digital através de recurso a uma aplicação para dispositivos móveis.

Além de participar em todos os trabalhos de implementação do projeto, fui ainda responsável pela coordenação dos trabalhos no contexto Português e pela monitorização e avaliação interna do projeto (componentes nacional e internacional).

European Commission

Free to Choose

Coordenação local e desenvolvimento do projeto Free to Choose (2017-2019), co-financiado pelo Programa Europeu Rights, Equality and Citizenship, DG - Justiça e Consumidores da Comissão Europeia.

Este projeto pretendeu combater estereótipos de género junto de um público jovem e em momento de transição de vida: mudança de ciclo de estudos, mudança de estudos para emprego, entre outras.

"Free to Choose" foi um projeto constituído por 3 fases essenciais: num primeiro momento a parceria investigou sobre a temática central do projeto, num segundo momento concebeu um jogo de tabuleiro para ser utilizado com objetivos simultaneamente lúdicos e pedagógicos relativos ao combate aos estereótipos de género, e numa terceira fase a parceria dedicou-se à experimentação e pilotagem do jogo através da sua utilização em ambiente escolar e formativo e à formação de utilizadores (educadores, professores, tutores). Assumi a coordenação geral desta última fase.

A parceria de desenvolvimento do projeto foi constituída por 10 Instituições de 5 países: Cooperativa Social ITACA Onlus, ONG coordenadora (Itália), Regione Friuli Venezia Giulia (Governo Regional, Itália), Instituto di Ricerche Economiche e Sociali Friuli Venezia Giulia - IRES FVG (ONG, Itália), UNIMORE - Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia (Universidade, Itália), Universitat de València (Universidade, Espanha), Opcionate (ONG, Espanha), MIGS - Mediterranean Institute of Gender Studies (ONG, Chipre), MCBIT (ONG, Eslovénia), Zavod Nefiks (ONG, Eslovénia) e APLOAD Lda (Portugal).

British Council, in partnership with Ecorys UK – Ecorys UK

SupportAbility - Supporting European SMEs in the Employment of People Living with Disability or with a History of Mental Illness: a Pilot Development in the Furniture Manufacturing Industries

Coordenação local e desenvolvimento do projeto 'SupportAbility - Supporting European SMEs in the Employment of People Living with Disability or with a History of Mental Illness: a Pilot Development in the Furniture Manufacturing Industries" (2016-2019). O projeto "SupportAbility" foi co-financiado pelo Programa Europeu Erasmus+ ao abrigo da Ação-Chave 2, Parcerias Estratégicas para a Cooperação e Inovação.

O projeto foi coordenado pela BFM - British Furniture Manufacturers Limited, uma associação comercial que representa os interesses das indústrias do madeira e do mobiliário, no Reino Unido. Integraram a parceria as instituições Searchligther, do Reino Unido, Sinopspastik Çocuklar Dernegi, da Turquia, a Asociación Empresarial de Investigación Centro Tecnologico del Mueble y la Madera de la Regiuon de Murcia, de Espanha, a Asociación de Profesores de Formación Profesional en Madera y Mueble, de Espanha, e a APLOAD - Avaliação e Planeamento Social, de Portugal.

Incidiu sobre o estudo e apoio à manutenção de emprego de pessoas com deficiência em PMEs com particular enfoque nas empresas do setor da madeira e mobiliário. Desenvolveu 5 produtos fundamentais: um relatório sobre o estado-das-artes da empregabilidade de pessoas com deficiência nos países envolvidos, um repositório de documentos de interesse sobre as temáticas em estudo, uma base de dados e guia online para acesso ao repositório, um curriculum formativo para formação de mentores de apoio à inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho e, finalmente, um curso de e-Learning com recurso aquele curriculum. A responsabilidade e participação da APLOAD no projeto foi transversal a todas estas dimensões, estando responsável pela coordenação do último produto, o curso de e-Learning.

THE CENTRE FOR EUROPEAN UNION EDUCATION AND YOUTH PROGRAMMES (CEUEYP)

Better-e - Better e-Learning for All

Coordenação local e desenvolvimento do projeto 'Better e-Learning for All' (Better-E) (2015-2017). O projeto 'Better-e' foi cofinanciado pelo Programa Europeu Erasmus+ ao abrigo da Ação-Chave 2, Parcerias Estratégicas para a Cooperação e Inovação. Foi coordenado pela Universidade de Çukurova, de Adana, Turquia, fazendo parte da Parceria a Universidade de Ferrara, Itália, a Universidade Firat, Turquia, as empresas DIAN, da Grécia, Searchlighter, do Reino Unido e a Organização Não-Governamental MEGIDER, da Turquia. Os parceiros portugueses foram a Universidade do Minho e a APLOAD.

O projeto teve como objetivo geral a promoção do ensino a distância via e-Learning pelas entidades formadoras que atuam junto de um público adulto e em situação de desfavorecimento social e risco de exclusão/marginalização.

European Commission

IDEA C - Inter-cultural Dimension for European Active Citizenship

Coordenadação local e desenvolvimento do projeto IDEA.-C. O projecto teve como objetivo geral sensibilizar a população jovem para a importância da participação cívica e política. Realizou 13 workshops locais e 4 eventos internacionais que decorreram em Itália, Hungria, Alemanha e Polónia. Envolveu diretamente mais de 400 jovens, peritos, estudantes, intervenientes locais e decisores políticos. O principal grupo alvo foram os jovens menos de 25 anos, dada a sua tendencial baixa participação política, assim como todos os cidadãos dos países participantes (acrescem aos já mencionados Portugal, Grécia, Bulgária, Espanha, Reino Unido, Bélgica, França, Estónia e Eslovénia).

Durante os 18 meses de atividade do projecto , os participantes envolvidos nos 4 eventos internacionais foram encorajados a partilhar experiências, boas práticas e opiniões através de atividades caracterizadas por diferentes metodologias (workshop, seminário, role play, utilização de tecnologia interactiva, debates abertos) durante os quais esteve em foco a importância da participação e cooperação ativas dentro da UE, encorajando a participação ativa na vida democrática. Neste âmbito conduzi uma palestra alusiva ao tema, intitulada "Towards an increased sense of belonging - from Local to European level", apresentada na University of Applied Sciences Hochschule Bremen, Alemanha.

Os principais objetivos foram:
- Dar aos cidadãos a oportunidade de interagir na construção de uma Europa mais próxima, solidária e democrática, promovendo assim a cidadania ativa da UE;
- Desenvolver uma cooperação duradoura entre cidades e cidadãos através da criação de uma plataforma destinada a melhorar a participação cívica e democrática a nível local e da UE;
- Contrariar as elevadas taxas de abstenção eleitoral, nomeadamente em eleições Europeias.

European Commission

IDEA C - Inter-cultural Dimension for European Active Citizenship

Coordenadação local e desenvolvimento do projeto IDEA.-C. O projecto teve como objetivo geral sensibilizar a população jovem para a importância da participação cívica e política. Realizou 13 workshops locais e 4 eventos internacionais que decorreram em Itália, Hungria, Alemanha e Polónia. Envolveu diretamente mais de 400 jovens, peritos, estudantes, intervenientes locais e decisores políticos. O principal grupo alvo foram os jovens menos de 25 anos, dada a sua tendencial baixa participação política, assim como todos os cidadãos dos países participantes (acrescem aos já mencionados Portugal, Grécia, Bulgária, Espanha, Reino Unido, Bélgica, França, Estónia e Eslovénia). Durante os 18 meses de atividade do projecto , os participantes envolvidos nos 4 eventos internacionais foram encorajados a partilhar experiências, boas práticas e opiniões através de atividades caracterizadas por diferentes metodologias (workshop, seminário, role play, utilização de tecnologia interactiva, debates abertos) durante os quais esteve em foco a importância da participação e cooperação ativas dentro da UE, encorajando a participação ativa na vida democrática. Neste âmbito conduzi uma palestra alusiva ao tema, intitulada "Towards an increased sense of belonging - from Local to European level", apresentada na University of Applied Sciences Hochschule Bremen, Alemanha. Os principais objetivos foram: - Dar aos cidadãos a oportunidade de interagir na construção de uma Europa mais próxima, solidária e democrática, promovendo assim a cidadania ativa da UE; - Desenvolver uma cooperação duradoura entre cidades e cidadãos através da criação de uma plataforma destinada a melhorar a participação cívica e democrática a nível local e da UE; - Contrariar as elevadas taxas de abstenção eleitoral, nomeadamente em eleições Europeias.

THE CENTRE FOR EUROPEAN UNION EDUCATION AND YOUTH PROGRAMMES (CEUEYP)

e-Portfolio System as a Source for Employment of Prospective VET Graduates

Coordenação local e desenvolvimento do projeto "e-Portfolio System as a Source for Employment of Prospective VET Graduates" (2013-2015). Tratou-se de um Projeto de Transferência de Inovação previamente desenvolvida por outros Projetos no âmbito da Educação, Educação online e didática web-based. A coordenação geral do Projeto e-Portfolio esteve a cargo da Universidade de Çukurova, em Adana, na Turquia, país que reúne ainda no Projeto as Universidades de Firat e de Nigde e uma produtora multimédia; a Parceria foi complementada por Entidades de Espanha, Hungria, Polónia e pela APLOAD, em Portugal.

Teve enquadramento e cofinanciamento no Sub-Programa Leonardo da Vinci, dedicado à Formação Profissional no quadro do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida.

Agência Nacional para a Gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

e-Bridges - Building (e-)Learning Bridges

Coordenação geral e desenvolvimento do projeto e-Bridges. A Parceria e-Bridges criou um ambiente de aprendizagem entre Instituições que enfrentam barreiras semelhantes ao e-learning. A abordagem de parceria reforçou uma uniformidade nos resultados, tanto teóricos como práticos. Em primeiro lugar, a parceria debateu e estabeleceu as características de e-Learning que são importantes na partilha de experiências de e-learning (por exemplo, dificuldades comuns, práticas inovadoras, pontos fortes); criou um Protocolo de Utilizador e Promotor de e-Learning comum. Em segundo lugar, testou o Protocolo usando-o com atividades de e-Learning em pequena escala (criação de instruções).

Cada parceiro foi responsável por abranger adultos e-formandos nos países dos outros parceiros, com ênfase na partilha de práticas e resultados. Assim, enquanto alguns parceiros promoveram uma atividade de e-Learning (um curso ou unidade de formação), outros parceiros identificam, acolheram e apoiaram os e-formandos participantes. Foram promovidas 2 atividades de teste garantindo um valor acrescentado europeu não só para as realizações finais mas também, o que é importante, para o próprio processo de aprendizagem comum. O Protocolo de Utilizador incorporou as experiências anteriores dos parceiros com barreiras ao e-Learning, resultando num plano para as apoiar e ultrapassar. Para tal, os parceiros promoveram debates, tanto durante como entre as reuniões de parceria, procurando identificar a natureza das barreiras de e-learning (tecnológicas, económicas, sociais, jurídicas, geográficas e afetivas). Ao enfrentar essas barreiras, os parceiros melhoraram as atividades de e-Learning que promovem. Como resultado, um maior número de e-formandos foram alcançados, aumentando as suas competências, promovendo novas competências quer "tradicionais", quer transversais.

Agência Nacional para a Gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

LOGIC

Coordenação local e desenvolvimento do projeto LOGIC. O projeto incidiu sobre o uso da lógica na educação de adultos, tendo por base a "Teoria da Aprendizagem" de Jean Piaget e Bärbel Inhelder. Reuniu práticas educativas ligadas às 8 competências-chave da União Europeia (à data). As práticas recolhidas responderam a dois requisitos: (i) serem de "natureza" lógica e (ii) estarem orientadas para o desenvolvimento de competências transversais e de literacia digital.

O objetivo geral do projeto foi reforçar as competências profissionais dos professores e formadores de adultos e dos próprios formandos, no que se relaciona com raciocínio lógico e resolução de problemas. O projeto permitiu aos parceiros um intercâmbio de práticas significativo. Através deste trabalho as equipas e as suas redes geraram reflexão interpares com o objetivo de analisar e ajustar cada prática individual ao contexto do utilizador (formadores, conselheiros de orientação profissional, assistentes sociais, etc.) tendo em conta as exigências ambientais, bem como os contextos nacionais e Europeu.

O projeto operou no desenvolvimento de práticas inovadoras no ensino e formação profissional e no reconhecimento de qualificações e competências, através da ligação entre competências-chave e práticas efetivas.

EuropeAid

ACP@TIC - Through Innovative Contributions

Coordenação geral do Projeto "ACP@TIC - Through Innovative Contributions" (9º Fundo Europeu para o Desenvolvimento, financiado pela EuropeAid), promovido em simultâneo na cidade da Praia, Cabo Verde e na cidade da Beira, em Moçambique.

O ACP@TIC contemplou formação para públicos desfavorecidos (cerca de 3000 horas de formação para mais de 400 pessoas), produção de materiais pedagógicos e campanhas itinerantes de formação e sensibilização.

Uma vez identificada a "call" EuropeAid, procedi ao desenho integral de projeto a partir do diagnóstico de necessidades realizado no terreno em articulação com os "Poverty Reduction Strategy Papers" dos respetivos países. As áreas temáticas identificadas como prementes foram: Tecnologias de Informação e Comunicação, VIH/SIDA, Igualdade de Género, Segurança Alimentar & Nutrição e Empreendedorismo.

Responsabilidades assumidas por mim, enquanto Coordenador Geral do projeto foram: diagnóstico de necessidades; desenho da proposta de projeto; redação da candidatura em inglês (Nota Síntese, Componente Técnica, Quadro Lógico e Orçamento); Submissão da proposta a concurso internacional da EuropeAid (sendo altamente competitiva, ao todo foram selecionadas para financiamento nesta "Call" apenas 8 propostas em todo o Mundo); Procedimentos de contratualização com a EuropeAid; Coordenação Geral no terreno; Monitorização & Avaliação Interna; redação dos relatórios de Progresso, Final e de Avaliação Interna; elaboração do Caderno de Encargos e condução dos procedimentos de contratação pública (viaturas, salas informáticas, obras e remodelações, serviços de Auditoria e de Avaliação Externa); acompanhamento dos trabalhos de todas as componentes diretamente no terreno (múltiplas deslocações e estadas no terreno em ambos os países intervencionados); acompanhamento e resposta a visita de acompanhamento no terreno levada a efeito pela Comissão Europeia na cidade da Praia, Cabo Verde na fase pós-projeto.

Agência Nacional para a Gestão do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida

AMALIA - Artistic Mediation Applied to the Literacy of Adult Learners

Coordenação local e desenvolvimento do projeto AMALIA - Artistic Mediation Applied to the Literacy of Adult Learners (Intercêmbio de Boas Práticas em Educação de Adultos) que decorreu entre agosto de 2006 e julho de 2009 em França, Portugal, Alemanha e Turquia.

Os resultados tangíveis e não tangíveis obtidos foram, entre outros, uma análise horizontal baseada numa recolha de boas práticas nos países participantes; uma definição comum de Mediação Artística ao Serviço da Aprendizagem de Adultos, um quadro transferível de boas práticas europeias.

Todos os resultados foram baseados em processos de mediação artística nos diferentes países, ajudando a uma melhor compreensão dos sistemas nacionais de Formação Profissional Inicial e Contínua, no respeito por competências transversais relativas a diversidade cultural e linguística, conhecimento e compreensão dos fundamentos históricos e culturais diversos, valores de tolerância e respeito pela diversidade a todos os níveis.

Todos os aprendentes adultos envolvidos no projeto foram selecionados e recrutados em função de critérios de desfavorecimento (social, económico, cultural, etc).

Autoridade de Gestão do Programa LEADER

NOS TERRA

Coordenação geral do Projeto de Cooperação para o Desenvolvimento "NOS TERRA" - Formação e capacitação de recursos humanos do Município de S. Miguel na área da produção e comercialização de compotas, conservas e geleias tendo em vista o aproveitamento dos recursos endógenos da região e a promoção do empreendedorismo feminino.

A entidade promotora do projeto foi a Terras Dentro - Desenvolvimento Integrado, tendo formalizado parceria com a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, em Portugal, e com a Câmara Municipal de São Miguel, Ilha de Santiago e com a Associação Agro-Hortelão – Associação de Agricultores e Criadores para o Desenvolvimento Comunitário da Zona Hortelão, ambas de Cabo Verde.

Entre outras atividades, o projeto equipou uma cozinha industrial nas instalações da Agor-Hortelão, em Cabo Verde, através de exportação de todos os equipamentos (desde as máquinas industriais necessárias, louças e frascos de vidro para armazenamento e escoamento dos produtos, até aos mais pequenos instrumentos técnicos, como os refractómetros). Seguiu-se a deslocação da equipa de coordenação e formação ao terreno para ministrar a formação e capacitar as formandas na Produção Agro-Alimentar aplicável e, numa fase posterior, na Criação de Negócio e Escoamento de Produção. O projeto NOS TERRA formou aproximadamente 20 mulheres da localidade de Hortelão, tendo algumas das quais iniciado a sua empresa. Por força da implementação deste projeto naquela comunidade, seguiram-se outros, na área do Turismo, que alavancaram o desenvolvimento numa localidade ultraperiférica, atualmente com dinâmicas empresariais relevantes no contexto local do País.

EU Framework Programme for Research and Innovation Excellent Science

Nature GIS - A European Thematic Network for Protected Areas/ Nature Preservation and Geographical Information

Consultoria específica em recolha e tratamento de dados estatísticos no projeto Nature-GIS (regime de avença).

O projeto Nature-GIS foi uma rede que reuniu diferentes atores interessados em Áreas Protegidas, utilizadores e peritos em Tecnologias de Informação e Conservação da Natureza. Teve como objectivos melhorar a informação sobre a implementação das políticas da União Europeia, aumentar a sensibilização para os SIG/GIS neste domínio, promover o acesso a dados e informações.

Como resultados de referência foi criado o produto complementar para os operadores, "Technical guidelines for data infrastructures for protected areas", cujo conteúdo foi verificado através do acesso web a geoinformação estruturada sobre áreas protegidas utilizando a tecnologia OpenGIS.

Através de Conferências, do seu website, Newsletters e outros meios, o Projeto Nature-GIS criou uma rede operacional capaz de envolver novos utilizadores externos e de realizar ações de divulgação a diferentes níveis para difundir os resultados obtidos e disponibilizá-los a todos os operadores neste domínio.

EU Framework Programme for Research and Innovation Excellent Science

Nature GIS - A European Thematic Network for Protected Areas/ Nature Preservation and Geographical Information

Consultoria específica em recolha e tratamento de dados estatísticos no projeto Nature-GIS (regime de avença). O projeto Nature-GIS foi uma rede que reuniu diferentes atores interessados em Áreas Protegidas, utilizadores e peritos em Tecnologias de Informação e Conservação da Natureza. Teve como objectivos melhorar a informação sobre a implementação das políticas da União Europeia, aumentar a sensibilização para os SIG/GIS neste domínio, promover o acesso a dados e informações. Como resultados de referência foi criado o produto complementar para os operadores, "Technical guidelines for data infrastructures for protected areas", cujo conteúdo foi verificado através do acesso web a geoinformação estruturada sobre áreas protegidas utilizando a tecnologia OpenGIS. Através de Conferências, do seu website, Newsletters e outros meios, o Projeto Nature-GIS criou uma rede operacional capaz de envolver novos utilizadores externos e de realizar ações de divulgação a diferentes níveis para difundir os resultados obtidos e disponibilizá-los a todos os operadores neste domínio.

Unidade de Gestão Nacional do Programa Iniciativa Comunitária EQUAL

Sem Fronteiras - Acolhimento e Integração de Imigrantes em Meio Rural

Coordenação geral e desenvolvimento do Projeto Sem Fronteiras, financiado pelo FSE - Fundo Social Europeu ao abrigo do Programa Iniciativa Comunitária (PIC) EQUAL na área temática da Prevenção da Discriminação Racial e Étnica/ Promoção da Integração de Imigrantes. Coordenação das componentes nacional e transnacional do projeto (as quais, embora articuladas, decorreram de forma paralela por força da formação específica do Programa EQUAL).

O projeto incluiu ações de Investigação Social, Formação para Estrangeiros, Ações de âmbito Intercultural, Apoio em processos de legalização, entre outras. Foi implementado durante o período de construção do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (barragem hidroelétrica) o qual atraiu de forma súbita centenas de trabalhadores provenientes, sobretudo, dos países de leste (Ucrânia, Roménia, Moldávia, Rússia, etc), os quais após um breve período de permanência iniciaram processos de reunificação familiar (com cônjuges e filhos) o que gerou mudanças muito rápidas nos contextos socioculturais locais, numa região habituada a ver sair as suas populações (e não a ver chegar "outsiders"). Este contexto exigiu uma intervenção muito significativa, tendo o projeto apoiado, inclusive, a definição de políticas de acolhimento e integração para meios rurais, dada a colaboração direta com o ACIME - Alto-Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (atualmente ACIDI - Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural, I.P). A componente nacional do projeto foi desenvolvida em parceria formalizada com as Câmaras Municipais de Montemor-o-Novo, Viana do Alentejo, Alvito, Cuba, Portel, Vidigueira e Alcácer do Sal. Nos casos aplicáveis relativos a processos de legalização, e similares, as atividades do projeto realizaram-se em articulação direta com o SEF - Serviço de Estrangeiros e Fronteiras . A componente europeia do projeto foi desenvolvida em parceria formalizada com Universidades e ONGs de vários países Europeus (Alemanha, Áustria, Dinamarca, Hungria, Itália e Reino Unido). O Projeto Sem Fronteiras integrou a Rede Temática Nacional nº 5 do Programa EQUAL denominada "Integração Social e Profissional de Imigrantes, Refugiados e Minorias Étnicas", agregadora de todos os projetos nestes domínios temáticos, Rede da qual fui coordenador nacional por nomeação direta da Unidade de Gestão do PIC EQUAL; a Rede contou com a peritagem científica do Professor Doutor Jorge Macaísta Malheiros, Investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa.

Journal article

How to design and teach a blended course for hard-to-reach adult learners

Lencastre, J. A.; Ilin, Gülden; BRONZE, JOSÉ CARLOS; Francica, Maryrose; Milios, Panos

Manual

Youth Digital Citizenship Education

Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica; Barros, Rita ; Lopes, Amélia; Teixeira, Elsa Guedes; Caramelo, João; Rodrigues, Mariana; et al

Conference paper

Introducing Blended Learning and Course Design to Adult Learners Hard-to-Reach

Lencastre, J. A.; Ilin, Gülden; BRONZE, JOSÉ CARLOS; Francica, Maryrose; Milios, Panos

Report

Coming Out - Comparative Report Gender-stereotyped jobs and gender-based identities in the school-to-work transition

Díaz, Capitolina; Ingellis, Anna Giulia

Other output

T-Box Cards

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Book chapter

'Better e-Learning for All' - Contributions on Bringing e-Learning to NGOs and to 'hard-to-reach' Groups

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Book chapter

Building (e)-Learning Bridges: uma visão Europeia das Barreiras ao e-Learning

Lencastre, J. A.; BRONZE, JOSÉ CARLOS

Conference paper

BUILDING (E-)LEARNING BRIDGES BETWEEN PORTUGAL AND TURKEY

Lencastre, J. A.; BRONZE, JOSÉ CARLOS

Conference paper

Projecto ACP@TIC - Through Innovative Contributions

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Conference paper

Moçambique e Cabo Verde "Through Innovative Contributions (TIC)"

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Journal article

How to design and teach a blended course for hard-to-reach adult learners

Lencastre, J. A.; Ilin, Gülden; BRONZE, JOSÉ CARLOS; Francica, Maryrose; Milios, Panos

Manual

Youth Digital Citizenship Education

Leite, Carlinda; Monteiro, Angélica; Barros, Rita ; Lopes, Amélia; Teixeira, Elsa Guedes; Caramelo, João; Rodrigues, Mariana; et al

Conference paper

Introducing Blended Learning and Course Design to Adult Learners Hard-to-Reach

Lencastre, J. A.; Ilin, Gülden; BRONZE, JOSÉ CARLOS; Francica, Maryrose; Milios, Panos

Report

Coming Out - Comparative Report Gender-stereotyped jobs and gender-based identities in the school-to-work transition

Díaz, Capitolina; Ingellis, Anna Giulia

Other output

T-Box Cards

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Book chapter

'Better e-Learning for All' - Contributions on Bringing e-Learning to NGOs and to 'hard-to-reach' Groups

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Book chapter

Building (e)-Learning Bridges: uma visão Europeia das Barreiras ao e-Learning

Lencastre, J. A.; BRONZE, JOSÉ CARLOS

Conference paper

BUILDING (E-)LEARNING BRIDGES BETWEEN PORTUGAL AND TURKEY

Lencastre, J. A.; BRONZE, JOSÉ CARLOS

Conference paper

Projecto ACP@TIC - Through Innovative Contributions

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Conference paper

Moçambique e Cabo Verde "Through Innovative Contributions (TIC)"

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Newsletter article

Kit Pedagógico para a Interculturalidade e a Cidadania

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Newsletter article

Novas Soluções para a Integração de Minorias Étnicas e o Diálogo Intercultural - Kit Pedagógico Sem Fronteiras

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Book chapter

Organizações da Sociedade Civil e Intervenção com Imigrantes

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Report

Diagnóstico Social do Concelho de Cuba - Rede Social - Conselho Local de Acção Social de Cuba

Ana Braz; Teresa Guerreiro; Maria Alice Batista; Noémia Ramos; Maria José Almeida; Carlos Almeida; BRONZE, JOSÉ CARLOS

Newsletter article

Kit Pedagógico Para a Intercultura (Projecto Sem Fronteiras)

BRONZE, JOSÉ CARLOS

Newsletter article

Feira da Intercultura (Projecto Sem Fronteiras)

BRONZE, JOSÉ CARLOS