Alternative Avatar


PhD scholarship holders


Doctoral research fellow


CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal


C31E-8482-A7B7

Thyene da Silva Bürkle. Doutoranda no Programa Doutoral de Ciências da Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPED /UERJ (2010). Pós-graduada em Educação Especial (UFC/2011) e em Educação e Reeducação Psicomotora (UERJ/2005). Licenciada em Pedagogia (UERJ/2002). Membro das Comunidade Prática de Investigação Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe) do Centro de Investigação e de Intervenção Educativas (CIIE) da FPCEUP e do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais da ProPED/UERJ. Tem produções científicas nas áreas de Educação, Educação Especial e Educação Inclusiva. Tem experiência profissional como professora do ensino básico, educação especial e atendimento educacional especializado. Desempenhou funções como coordenadora de equipe de Educação Especial no Instituto Helena Antipoff (RJ/Brasil -2010/2019). É professora convidada do curso de pós-graduação em Educação Especial da Universidade São Judas Tadeu (RJ/Brasil)


2010 – Master in Education – State University of Rio de Janeiro, Faculty of Education, Rio de Janeiro, Brazil
2010 – Postgraduate in Special Education – Continuing Teacher Training for Specialised Educational Assistance – Federal University of Ceará, Ceará, Brazil
2005 – Postgraduate Diploma in Psychomotor Education and Reeducation, Rio de Janeiro State University, Rio de Janeiro, Brazil
2003 – Degree in Pedagogy – Rio de Janeiro State University, Rio de Janeiro, Brazil


Special education, Youth/adult education.

O processo de transição educacional para a vida independente para pessoas com deficiência intelectual e TEA em um mundo (pós) pandemia.

O advento da educação inclusiva apresenta desafios para a sociedade contemporânea, principalmente no que tange o momento pós-escola para os sujeitos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA). A escola é uma etapa da vida do indivíduo que vai além do ensino de conteúdos acadêmicos, mas também o desenvolvimento de habilidades para a vida independente. Acreditamos que a escola precisa elaborar práticas que permitam ao aluno o desenvolvimento de habilidades para a vida independente e, nesse contexto, contemplar não somente o aprendizado de conteúdos acadêmicos, mas a autonomia e independência, inserção no mercado de trabalho, ensino superior, cursos profissionalizantes e demais áreas. Com o surgimento da pandemia causada pela Covid-19, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, precisaram ser ressignificadas e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem destes alunos foi afetado. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo analisar o processo de transição para a vida independente no itinerário formativo de jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou TEA, levando-se em consideração o contexto (pós)pandemia da Covid-19. Para tal, será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação e com a elaboração de cursos de formação continuada docente, protocolos de aplicação do Plano Individualizado de Transição e potencializar a voz dos sujeitos com deficiência intelectual e TEA..

Educação inclusiva e vivência universitária: uma proposta para estudantes com deficiência intelectual e/ou autismo.

O presente projeto tem como objetivo proporcionar vivência universitária para pessoas com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista (TEA) que cursam ou já concluíram o Ensino Médio. A inserção no ensino superior é um desafio para muitos sujeitos com deficiência, principalmente para o público-alvo aqui definido, pois apresenta inúmeros aspectos a serem vencidos, como aprovação nos exames de seleção, permanência na universidade e conclusão do curso, além das barreiras pedagógicas e acadêmicas existentes. Muitos alunos com deficiência intelectual e/ou TEA encontram dificuldades para finalizar o ensino básico e com isso é necessária a construção de estratégias que auxiliem a sua escolarização e o acesso ao mundo do trabalho e universitário. Portanto, o presente estudo pretende a partir de cursos de formação na modalidade de extensão, proporcionar o favorecimento da elaboração de cultura inclusiva na UERJ e a quebra de paradigmas e entraves encontrados na sociedade

O Processo de Transição da Escola para a Vida Independente de Pessoas com Deficiência Intelectual

A presente pesquisa se insere no contexto de estudos voltados para disseminação de políticas e práticas de inclusão. A inclusão é um movimento mundial e nas últimas décadas o cenário educacional brasileiro vem se transformando para atender a diversidade. Dentro das questões eminentes que envolvem a construção de uma escola inclusiva, destacamos a formação para o momento pós-escola para estudantes com deficiência intelectual. Muito se discute a inclusão escolar de pessoas com deficiência, mas pouco se debate quais ações devem ser pensadas e construídas para que esses sujeitos tenham sucesso ao sair da escola, como possibilitar itinerários formativos para a formação para uma vida independente. Nessa direção a pesquisa tem como objetivo a elaboração, implementação e avaliação de um Plano Individualizado de Transição para a vida independente de jovens e adultos com deficiência intelectual a partir dos 14 anos de idade, matriculados em turmas comuns (Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio), classes ou escolas especiais. Sendo assim, será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação e com a elaboração de um Plano de Ensino Individualizado que contemple o Plano Individualizado de Transição para a vida independente, de forma a permitir ao sujeito opções de aprendizado para além de conteúdos acadêmicos, possibilitando a sua inclusão escolar, social e laboral.

A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas

A partir da análise de dados obtidos em pesquisas anteriores sobre o processo de implementação da Educação Inclusiva no Brasil, este estudo teve como objetivo aprofundar questões referentes às políticas públicas e o processo de efetivação desta proposta em diferentes redes públicas de ensino do Estado do Rio de Janeiro, com foco na interação entre os serviços de suporte da Educação Especial e o Ensino Comum.

Ênfase foi dada aos processos de escolarização de alunos com deficiência mental, uma vez que esse alunado constitui um dos maiores desafios para inclusão e aprendizagem no ensino regular. Saõ utilizados como parâmetros de análise: a) o quadro de políticas públicas educacionais vigentes; b) a cultura escolar, presente, por exemplo, nas percepções dos gestores educacionais em nível central, bem como professores, diretores e coordenadores pedagógicos, sobre o desenvolvimento de alunos com deficiência mental incluídos em classes comuns do ensino regular; c) práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Nessa última incluem-se a concepção de currículo e as suas adaptações, o projeto pedagógico da escola, bem como os processos de avaliação e encaminhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Trajetórias profissionais de professores de escolas de excelência

O objetivo da pesquisa foi pensar a tensão entre o estatuto profissional de professoras de primeira a quarta série e o exercício do ofício. Para tanto foram entrevistados gestores educacionais (diretores de escolas municipais, diretores de Cree membros da SME) e aplicado um questionário a 51 professores de 5 escolas do municipio do Rio de janeiro.

O processo de transição educacional para a vida independente para pessoas com deficiência intelectual e TEA em um mundo (pós) pandemia.

O advento da educação inclusiva apresenta desafios para a sociedade contemporânea, principalmente no que tange o momento pós-escola para os sujeitos com deficiência intelectual e transtorno do espectro autista (TEA). A escola é uma etapa da vida do indivíduo que vai além do ensino de conteúdos acadêmicos, mas também o desenvolvimento de habilidades para a vida independente. Acreditamos que a escola precisa elaborar práticas que permitam ao aluno o desenvolvimento de habilidades para a vida independente e, nesse contexto, contemplar não somente o aprendizado de conteúdos acadêmicos, mas a autonomia e independência, inserção no mercado de trabalho, ensino superior, cursos profissionalizantes e demais áreas. Com o surgimento da pandemia causada pela Covid-19, as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores, precisaram ser ressignificadas e consequentemente o processo de ensino-aprendizagem destes alunos foi afetado. Sendo assim, o presente projeto tem como objetivo analisar o processo de transição para a vida independente no itinerário formativo de jovens e adultos com deficiência intelectual e/ou TEA, levando-se em consideração o contexto (pós)pandemia da Covid-19. Para tal, será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação e com a elaboração de cursos de formação continuada docente, protocolos de aplicação do Plano Individualizado de Transição e potencializar a voz dos sujeitos com deficiência intelectual e TEA..

Educação inclusiva e vivência universitária: uma proposta para estudantes com deficiência intelectual e/ou autismo.

O presente projeto tem como objetivo proporcionar vivência universitária para pessoas com deficiência intelectual e/ou transtorno do espectro autista (TEA) que cursam ou já concluíram o Ensino Médio. A inserção no ensino superior é um desafio para muitos sujeitos com deficiência, principalmente para o público-alvo aqui definido, pois apresenta inúmeros aspectos a serem vencidos, como aprovação nos exames de seleção, permanência na universidade e conclusão do curso, além das barreiras pedagógicas e acadêmicas existentes. Muitos alunos com deficiência intelectual e/ou TEA encontram dificuldades para finalizar o ensino básico e com isso é necessária a construção de estratégias que auxiliem a sua escolarização e o acesso ao mundo do trabalho e universitário. Portanto, o presente estudo pretende a partir de cursos de formação na modalidade de extensão, proporcionar o favorecimento da elaboração de cultura inclusiva na UERJ e a quebra de paradigmas e entraves encontrados na sociedade

O Processo de Transição da Escola para a Vida Independente de Pessoas com Deficiência Intelectual

A presente pesquisa se insere no contexto de estudos voltados para disseminação de políticas e práticas de inclusão. A inclusão é um movimento mundial e nas últimas décadas o cenário educacional brasileiro vem se transformando para atender a diversidade. Dentro das questões eminentes que envolvem a construção de uma escola inclusiva, destacamos a formação para o momento pós-escola para estudantes com deficiência intelectual. Muito se discute a inclusão escolar de pessoas com deficiência, mas pouco se debate quais ações devem ser pensadas e construídas para que esses sujeitos tenham sucesso ao sair da escola, como possibilitar itinerários formativos para a formação para uma vida independente. Nessa direção a pesquisa tem como objetivo a elaboração, implementação e avaliação de um Plano Individualizado de Transição para a vida independente de jovens e adultos com deficiência intelectual a partir dos 14 anos de idade, matriculados em turmas comuns (Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio), classes ou escolas especiais. Sendo assim, será utilizada como metodologia a pesquisa qualitativa nos pressupostos da pesquisa-ação e com a elaboração de um Plano de Ensino Individualizado que contemple o Plano Individualizado de Transição para a vida independente, de forma a permitir ao sujeito opções de aprendizado para além de conteúdos acadêmicos, possibilitando a sua inclusão escolar, social e laboral.

A Educação Especial no contexto da Educação Inclusiva: diretrizes políticas e ações pedagógicas

A partir da análise de dados obtidos em pesquisas anteriores sobre o processo de implementação da Educação Inclusiva no Brasil, este estudo teve como objetivo aprofundar questões referentes às políticas públicas e o processo de efetivação desta proposta em diferentes redes públicas de ensino do Estado do Rio de Janeiro, com foco na interação entre os serviços de suporte da Educação Especial e o Ensino Comum.

Ênfase foi dada aos processos de escolarização de alunos com deficiência mental, uma vez que esse alunado constitui um dos maiores desafios para inclusão e aprendizagem no ensino regular. Saõ utilizados como parâmetros de análise: a) o quadro de políticas públicas educacionais vigentes; b) a cultura escolar, presente, por exemplo, nas percepções dos gestores educacionais em nível central, bem como professores, diretores e coordenadores pedagógicos, sobre o desenvolvimento de alunos com deficiência mental incluídos em classes comuns do ensino regular; c) práticas pedagógicas no cotidiano escolar. Nessa última incluem-se a concepção de currículo e as suas adaptações, o projeto pedagógico da escola, bem como os processos de avaliação e encaminhamento dos alunos com necessidades educacionais especiais.

Trajetórias profissionais de professores de escolas de excelência

O objetivo da pesquisa foi pensar a tensão entre o estatuto profissional de professoras de primeira a quarta série e o exercício do ofício. Para tanto foram entrevistados gestores educacionais (diretores de escolas municipais, diretores de Cree membros da SME) e aplicado um questionário a 51 professores de 5 escolas do municipio do Rio de janeiro.

Conference abstract

O Acesso do Público "Maiores de 23" ao Ensino Superior - Uma Forma de Democratização da Educação?

Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica

Conference abstract

Currículo e Educação Inclusiva: Representações e Significados Aplicados

Bürkle, Thyene; Vieira, Sheila

Conference abstract

Os efeitos do concurso para maiores de 23 anos no Ensino Superior em Portugal

Bürkle, Thyene

Edited book

Livro de Resumos e Notas do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto - A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processos(s) de investigação

Bürkle, Thyene

Conference abstract

O Acesso do Público "Maiores de 23" ao Ensino Superior - Uma Forma de Democratização da Educação?

Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica

Conference poster

O Acesso do Público "Maiores de 23 anos" ao Ensino Superior: Uma Forma de Democratização da Educação?

Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica

Conference poster

O Acesso do Público "Maiores de 23 anos" ao Ensino Superior: Uma Forma de Democratização da Educação?

Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica

Book chapter

Três décadas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ: produzindo conhecimento e formando pesquisadores em Educação Especial

Redig, Annie; Bürkle, Thyene; Glat, Rosana

Book chapter

Revista Nova Escola e formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva

Bürkle, Thyene; Redig, Annie

Conference paper

A Sala de Recursos como suporte à Educação Inclusiva no município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana

Burkle, Thyene; Redig, Annie

Conference abstract

O Acesso do Público "Maiores de 23" ao Ensino Superior - Uma Forma de Democratização da Educação?

Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica

Edited book

Livro de Resumos e Notas do XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto - A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processos(s) de investigação

Bürkle, Thyene

Conference abstract

O Acesso do Público "Maiores de 23" ao Ensino Superior - Uma Forma de Democratização da Educação?

Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica

Conference abstract

Currículo e Educação Inclusiva: Representações e Significados Aplicados

Bürkle, Thyene; Vieira, Sheila

Conference abstract

Os efeitos do concurso para maiores de 23 anos no Ensino Superior em Portugal

Bürkle, Thyene

Conference poster

O Acesso do Público "Maiores de 23 anos" ao Ensino Superior: Uma Forma de Democratização da Educação?

Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica

Conference poster

O Acesso do Público "Maiores de 23 anos" ao Ensino Superior: Uma Forma de Democratização da Educação?

Bürkle, Thyene; Fernandes, Preciosa; Monteiro, Angélica

Book chapter

Revista Nova Escola e formação de professores na perspectiva da Educação Inclusiva

Bürkle, Thyene; Redig, Annie

Book chapter

Três décadas do Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ: produzindo conhecimento e formando pesquisadores em Educação Especial

Redig, Annie; Bürkle, Thyene; Glat, Rosana

Conference paper

A Sala de Recursos como suporte à Educação Inclusiva no município do Rio de Janeiro: das propostas legais à prática cotidiana

Burkle, Thyene; Redig, Annie

Thesis / Dissertation

A Sala de Recursos como Suporte à Educação Inclusiva no Município do Rio de Janeiro: das Propostas legais à prática cotidiana.

Burkle, Thyene

Conference paper

A Educação Especial e Inclusiva na Perspectiva da Revista Nova Escola: o estado da arte

Bürkle, Thyene; Redig, Annie

Conference paper

Da exclusão a Inclusão Escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: A sala de recursos como rede de apoio

Bürkle, Thyene

Conference paper

Produzindo conhecimento e formando profissionais em Educação Especial: 30 anos de PROPEd

Burkle, Thyene; Redig, Annie; Glat, Rosana

Conference paper

Professores itinerantes e professores de turma regular: um trabalho colaborativo em busca de uma educação de qualidade

Burkle, Thyene

Conference abstract

A Importância da Sala de Recursos e das Adaptações Curriculares para a Inclusão de Alunos com Condutas Típicas

Burkle, Thyene; Redig, Annie

Conference paper

A Importância da Sala de Recursos e das Adaptações Curriculares para a Inclusão de Alunos com Condutas Típicas.

Burkle, Thyene; Redig, Annie

Conference abstract

A Educação Especial como suporte para a inclusão escolar de crianças com necessidades educacionais especiais

Burkle, Thyene; Redig, Annie; Pletsch, Márcia