PhD scholarship holders
Doctoral research fellow
CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
E-mail
up201902270@edu.fpce.up.pt
Fernanda Pondé, licenciada em Ciências Psicológicas em 2002 pela Universidade Federal da Bahia, Salvador (Brasil), com Reconhecimento do Grau Acadêmico pela Universidade do Minho (registado com o nº 320220038083, em 23 de março de 2022). Conclui os estágios de final de curso com a realização de pesquisa etnográfica numa escola pública da cidade de Salvador (Bahia / Brasil), com crianças de 6 a 9 anos, sendo co-autora de dois capítulos resultantes da pesquisa: (1) “É Fraquinha mas é boa: A Análise do Espaço Escolar como Refúgio” e (2) O Funcionário como educador numa escola estadual de Salvador, publicados no livro Psicologia e Educação - tecendo caminhos (2002), de organização do professor João Batista Martins através da RiMa Editora (ISBN 85-86552-43-70. Um destes resultados tornou-se também uma Comunicação realizada em 2002, através de Poster com o título: “‘É fraquinha, mas é boa’: Uma análise do espaço escolar como refúgio”, no I Congresso Nacional de Psicologia: Ciência e Profissão (São Paulo - Brasil).
Após a graduação atuei profissionalmente como Consultora na Avante Educação e Mobilização Social, Organização da Sociedade Civil (https://avante.org.br/), de 2003 a 2017 em projetos majoritariamente ligados à Garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Nesta instituição desenvolvi funções diversas tais como: apoio na escrita de projetos para financiamento; coleta de dados qualitativos; colaboração na escrita de relatórios de avaliação; coordenação de grupos de desenvolvimento com crianças, adolescentes e jovens; apoio na escrita de material formativo para Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) destinado a formação de formadores.
Em 2015 fundei e coordenei um Projecto Educativo de nome Curumim Espaço de Convívio, para crianças de 1 a 5 anos na cidade de Salvador (Bahia – Brasil) que se formalizou como creche-escola alguns anos depois (https://www.kurumiescola.com.br/o-kurumi/). Em 2019 encerrei meus trabalhos na escola para me dedicar à mudança para Portugal, onde vim realizar o mestrado na Universidade do Porto, tendo sido classificada em 1º lugar na seleção.
Hoje, Mestre em Ciências da Educação, concluída em 2021, pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, com classificação Excelente pelo júri na apresentação da dissertação final com o título “Meninos e Meninas do rio: Infância Urbana, Mundo Natural e Experiências ao ar livre na cidade contemporânea”. O tema da infância urbana e suas experiências socioculturais nos espaços públicos e ao ar livre segue como meu principal assunto de interesse para estudos de aprofundamento. Em fevereiro de 2022 participei do VI Encontro Nacional de Jovens Investigadores em Educação (ENJIE), promovido pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, através da Comunicação - Experiências socioculturais e ao ar livre de uma infância urbana contemporânea: a tradição local de saltar no rio Douro e escrita de artigo para publicação no Livro de Atas do Encontro.
2021 – Master's Degree in Educational Sciences – Faculty of Psychology and Educational Sciences, University of Porto
2002 – Degree in Psychological Sciences – Federal University of Bahia, Salvador, Brazil
Sociology of Childhood, Ethnography of open and public spaces, New Materialisms.
Other output
Experiências socioculturais e ao ar livre de uma infância urbana contemporânea: a tradição local de saltar no rio Douro
Fernanda Brito; Ferreira, Manuela
Book chapter
"É Fraquinha mas é Boa": Uma Análise do Espaço Escolar como Refúgio
Fernanda Brito; Ferreira, Manuela
Other output
Experiências socioculturais e ao ar livre de uma infância urbana contemporânea: a tradição local de saltar no rio Douro
Fernanda Brito; Ferreira, Manuela