Integrated Members


Researcher


CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal

E-mail
enchikova@gmail.com


Ekaterina Enchikova completed the Doctoral programme in Educational Sciences in 2016 by the Porto University Faculty of Psychology and Educational Sciences. Her thesis explored the international assessment of youth active citizenship. She has a Licence in Measurement in Psychology and Education in 2013/06/20 by the National Research University Higher School of Economics (Moscow) and Bachelor in Psychology in 2010/07/01 by the same university. She is a Postdoctoral Researcher at the Centre for Educational Research and Intervention (CIIE-UP) of the University of Porto. Published 7 articles in journals. Participates as Post-doc in 1 project. Works in the area of Social Sciences with emphasis on Educational Sciences, Social Sciences with emphasis on Educational Sciences and Social Sciences with emphasis on Educational Sciences. In her curriculum Ciência Vitae the most frequent terms in the context of scientific, technological and artistic-cultural output are: Educational Sciences; Equity; Education; PISA; Knowledge and Innovation; Education and Social Inclusion.

Her academic interests are focused on comparative research and the measurement of socioeconomic inequity of students and its relation to their academic performance, well-being and life trajectories. Since 2021 she is a part of a research project Equity through PISA: Results and Discourses (Equity&PISA). This study seeks to gauge the impact of the Programme for International Student Assessment (PISA) on the global landscape of educational equity. Using PISA data, the primary goal is to analyze the changes in equity over the two decades of PISA and identify positive and negative trends. Additionally, this research incorporates an extensive systematic literature review focusing on shifts in educational equity.


2020 – Ph.D in Education Sciences – Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
2013 – Master programme in "Measurement in Psychology and Education" – National research university "Higher School of Economics" (HSE), Institute for Educational Studies, Moscow, Russia
2010 – Licenciatura em Psicologia – Psychology Faculty, National research university "Higher School of Economics" (HSE), Moscow, Russia


Active citizenship; Evaluation in education; Scaling methods for large-scale evaluation.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Equity through PISA: Results and Discourses (Equity&PISA)

Equity through PISA: Results and Discourses (Equity&PISA). This study seeks to gauge the impact of the Programme for International Student Assessment (PISA) on the global landscape of educational equity. Using PISA data, the primary goal is to analyze the changes in equity over the two decades of PISA and identify positive and negative trends. Additionally, this research incorporates an extensive systematic literature review focusing on shifts in educational equity. Project funded by FCT, PTDC/CED-EDG/2124/2020

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto

O CIIE tem por missão a investigação científica, a intervenção e a divulgação em educação, visando contribuir para 1) o reforço do espaço público da educação, 2) o papel da educação na promoção da justiça social, na redução das desigualdades; e 3) o aumento das qualificações científicas e profissionais. Em 2019 o CIIE pretende continuar a: – Desenvolver investigação de elevada qualidade, através de uma abordagem interdisciplinar realizando projetos nacionais e internacionais; – Apoiar a formação de jovens investigadores e profissionais, especialmente através do desenvolvimento de programas de formação pós-graduada de excelência, designadamente o Programa Doutoral em Ciências da Educação da UP, e de supervisão de elevada qualidade; - Reforçar a mobilidade e a partilha internacional de conhecimento, aprofundando a participação existente em redes e consórcios transnacionais e a colaboração bilateral e alargando e diversificando as colaborações internacionais, designadamente no espaço europeu e com PALOP; – Ampliar a disseminação alargada dos resultados de pesquisa, nomeadamente através da publicação em revistas internacionais, da continuidade de linha editorial própria e da organização de seminários e conferências abertas à comunidade; – Fornecer serviços de expertise, avaliação e consultoria para agências governamentais e locais, empresas, escolas, etc. e aprofundar o diálogo com a sociedade civil e stakeholders. Parte significativa do trabalho a realizar fundar-se-á no desenvolvimento do elevado número de projetos internacionais, e também nacionais, em curso no Centro. O trabalho em ‘comunidades de prática de investigação’ (COPIN) como espaços de formação e produção será aprofundado. Continuar-se-á a procurar prosseguir a senda de sucesso ao nível de candidaturas de projetos a financiamento, a melhorar condições de acolhimento e formação para jovens investigadores, assim como a melhoria da qualidade e impacto da publicação científica. Torna-se absolutamente necessário: financiamento para traduções e proofreading de artigos a submeter a revistas internacionais; prosseguir a publicação da ESC; adquirir computadores (com o reduzido montante atribuído, apenas é possível contabilizar aquisição de 2); participação em congressos (de lembrar que o CIIE tem mais de 100 membros, tornando-se ridículo o exíguo nº de participações em congressos que conseguirá garantir); vinda de consultores externos; overheads… O sucesso do Centro do Centro é em larga medida fruto de financiamento não-nacional e de trabalho excessivo da equipa que será incomportável a curto prazo com o financiamento plurianual residual atribuído pela FCT a partir de 2015. Efetivamente, o CIIE passou a contar com €38.854,00, o que não é condizente com a 2ª melhor classificação obtida no painel de CE (21/25) na última avaliação. Passou a haver apenas orçamento para RH (2 membros no staff de apoio), e não considerando a FCT elegíveis despesas com vencimentos de uma das técnicas por efetivação (forçosa com término de contrato anterior), encontra-se o CIIE numa posição francamente desagradável e delicada, mesmo no interior da FPCEUP. Assim, voltamos a solicitar o reforço do financiamento de montante pelo menos igual ao do período anterior a 2015 com vista a assegurar o normal funcionamento do CIIE ao longo do ano de 2019.
– Despesas com recursos humanos – encargos com uma das técnicas do staff, neste momento com bolsa (BTI): €10.650,00 euros (€745 * 12 meses + seguro social voluntário e seguros de acidentes pessoais)
– Em missões de membros da equipa prevêem-se: 8 deslocações nacionais: €1680 (cada: viagem, 1 noite de alojamento e registo – €60 + €70 + €80); 6 deslocações ao estrangeiro para participação em eventos científicos e meetings de projetos de relevância internacional: €3900 (cada: viagem, 2 noites de alojamento e registo – €300 + (€100 * 2) + * 150); prevê-se também a vinda ao Centro de consultores nacionais ou estrangeiros (despesas de deslocação e alojamento), desig

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Assessment of youth active citizenship across Europe

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Equity through PISA: Results and Discourses (Equity&PISA)

Equity through PISA: Results and Discourses (Equity&PISA). This study seeks to gauge the impact of the Programme for International Student Assessment (PISA) on the global landscape of educational equity. Using PISA data, the primary goal is to analyze the changes in equity over the two decades of PISA and identify positive and negative trends. Additionally, this research incorporates an extensive systematic literature review focusing on shifts in educational equity. Project funded by FCT, PTDC/CED-EDG/2124/2020

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto

O CIIE tem por missão a investigação científica, a intervenção e a divulgação em educação, visando contribuir para 1) o reforço do espaço público da educação, 2) o papel da educação na promoção da justiça social, na redução das desigualdades; e 3) o aumento das qualificações científicas e profissionais. Em 2019 o CIIE pretende continuar a: – Desenvolver investigação de elevada qualidade, através de uma abordagem interdisciplinar realizando projetos nacionais e internacionais; – Apoiar a formação de jovens investigadores e profissionais, especialmente através do desenvolvimento de programas de formação pós-graduada de excelência, designadamente o Programa Doutoral em Ciências da Educação da UP, e de supervisão de elevada qualidade; - Reforçar a mobilidade e a partilha internacional de conhecimento, aprofundando a participação existente em redes e consórcios transnacionais e a colaboração bilateral e alargando e diversificando as colaborações internacionais, designadamente no espaço europeu e com PALOP; – Ampliar a disseminação alargada dos resultados de pesquisa, nomeadamente através da publicação em revistas internacionais, da continuidade de linha editorial própria e da organização de seminários e conferências abertas à comunidade; – Fornecer serviços de expertise, avaliação e consultoria para agências governamentais e locais, empresas, escolas, etc. e aprofundar o diálogo com a sociedade civil e stakeholders. Parte significativa do trabalho a realizar fundar-se-á no desenvolvimento do elevado número de projetos internacionais, e também nacionais, em curso no Centro. O trabalho em ‘comunidades de prática de investigação’ (COPIN) como espaços de formação e produção será aprofundado. Continuar-se-á a procurar prosseguir a senda de sucesso ao nível de candidaturas de projetos a financiamento, a melhorar condições de acolhimento e formação para jovens investigadores, assim como a melhoria da qualidade e impacto da publicação científica. Torna-se absolutamente necessário: financiamento para traduções e proofreading de artigos a submeter a revistas internacionais; prosseguir a publicação da ESC; adquirir computadores (com o reduzido montante atribuído, apenas é possível contabilizar aquisição de 2); participação em congressos (de lembrar que o CIIE tem mais de 100 membros, tornando-se ridículo o exíguo nº de participações em congressos que conseguirá garantir); vinda de consultores externos; overheads… O sucesso do Centro do Centro é em larga medida fruto de financiamento não-nacional e de trabalho excessivo da equipa que será incomportável a curto prazo com o financiamento plurianual residual atribuído pela FCT a partir de 2015. Efetivamente, o CIIE passou a contar com €38.854,00, o que não é condizente com a 2ª melhor classificação obtida no painel de CE (21/25) na última avaliação. Passou a haver apenas orçamento para RH (2 membros no staff de apoio), e não considerando a FCT elegíveis despesas com vencimentos de uma das técnicas por efetivação (forçosa com término de contrato anterior), encontra-se o CIIE numa posição francamente desagradável e delicada, mesmo no interior da FPCEUP. Assim, voltamos a solicitar o reforço do financiamento de montante pelo menos igual ao do período anterior a 2015 com vista a assegurar o normal funcionamento do CIIE ao longo do ano de 2019.
– Despesas com recursos humanos – encargos com uma das técnicas do staff, neste momento com bolsa (BTI): €10.650,00 euros (€745 * 12 meses + seguro social voluntário e seguros de acidentes pessoais)
– Em missões de membros da equipa prevêem-se: 8 deslocações nacionais: €1680 (cada: viagem, 1 noite de alojamento e registo – €60 + €70 + €80); 6 deslocações ao estrangeiro para participação em eventos científicos e meetings de projetos de relevância internacional: €3900 (cada: viagem, 2 noites de alojamento e registo – €300 + (€100 * 2) + * 150); prevê-se também a vinda ao Centro de consultores nacionais ou estrangeiros (despesas de deslocação e alojamento), desig

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Assessment of youth active citizenship across Europe

Journal article

Multidimensional Health Literacy Scale: Development and Psychometric Properties

Elena Nekhorosheva; Ekaterina Enchikova; Daria Kasatkina

Conference abstract

A Long Road to Educational Equity: Tracking Socioeconomic Trends Through 20 Years of PISA

Toledo, Cibelle; Neves, Tiago; Nata, Gil

Journal article

PISA and equity change: a scoping review

Gil Nata; Ekaterina Enchikova; Cibelle Toledo; Tiago Neves; Nata, Gil; Enchikova, Ekaterina; Toledo, Cibelle; Neves, Tiago

Journal article

Assessment of active citizenship

Neves, Tiago; Ferreira, Pedro Daniel

Journal article

Active citizenship-participatory patterns of european youth

Enchikova, E.; Neves, T.; Beilman, M.; Banaji, S.; Pavpoulos, V.; Ferreira, P.D.

Conference paper

Does PISA Help Fighting For Social Equity?

Ekaterina Enchikova; Cibelle Toledo; Tiago Neves; Gil Nata

Thesis / Dissertation

Assessment of youth active citizenship across Europe

Ekaterina Enchikova

Journal article

Civic and Political Participation of European Youth: Fair Measurement in Different Cultural and Social Contexts

Enchikova, Ekaterina; Neves, Tiago; Mejias, Sam; Kalmus, Veronika; Cicognani, Elvira; Ferreira, Pedro D.

Journal article

Being both: a european and a national citizen?: comparing young people's identification with Europe and their home country across eight European countries

Monique Landberg; Katharina Eckstein; Clara Mikolajczyk; Sam Mejias; Petr Macek; Frosso Motti-Stefanidi; Ekaterina Enchikova; et al

Journal article

Developing instruments to assess and compare the quality of engineering education: the case of China and Russia

Kardanova, E.; Loyalka, P.; Chirikov, I.; Liu, L.; Li, G.; Wang, H.; Enchikova, E.; Shi, H.; Johnson, N.

Journal article

Multidimensional Health Literacy Scale: Development and Psychometric Properties

Elena Nekhorosheva; Ekaterina Enchikova; Daria Kasatkina

Conference abstract

A Long Road to Educational Equity: Tracking Socioeconomic Trends Through 20 Years of PISA

Toledo, Cibelle; Neves, Tiago; Nata, Gil

Journal article

PISA and equity change: a scoping review

Gil Nata; Ekaterina Enchikova; Cibelle Toledo; Tiago Neves; Nata, Gil; Enchikova, Ekaterina; Toledo, Cibelle; Neves, Tiago

Journal article

Assessment of active citizenship

Neves, Tiago; Ferreira, Pedro Daniel

Journal article

Active citizenship-participatory patterns of european youth

Enchikova, E.; Neves, T.; Beilman, M.; Banaji, S.; Pavpoulos, V.; Ferreira, P.D.

Conference paper

Does PISA Help Fighting For Social Equity?

Ekaterina Enchikova; Cibelle Toledo; Tiago Neves; Gil Nata

Thesis / Dissertation

Assessment of youth active citizenship across Europe

Ekaterina Enchikova

Journal article

Civic and Political Participation of European Youth: Fair Measurement in Different Cultural and Social Contexts

Enchikova, Ekaterina; Neves, Tiago; Mejias, Sam; Kalmus, Veronika; Cicognani, Elvira; Ferreira, Pedro D.

Journal article

Being both: a european and a national citizen?: comparing young people's identification with Europe and their home country across eight European countries

Monique Landberg; Katharina Eckstein; Clara Mikolajczyk; Sam Mejias; Petr Macek; Frosso Motti-Stefanidi; Ekaterina Enchikova; et al

Journal article

Developing instruments to assess and compare the quality of engineering education: the case of China and Russia

Kardanova, E.; Loyalka, P.; Chirikov, I.; Liu, L.; Li, G.; Wang, H.; Enchikova, E.; Shi, H.; Johnson, N.