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PhD scholarship holders


Doctoral research fellow


CIIE/Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal

E-mail
andressa.godoy@ua.pt
up202102082@edu.fpce.up.pt


4918-2BFD-819A

Andressa Jove Godoy is a doctoral student in Education [Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) & Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (FPCEUP)] and scholarship holder; Master in Publishing [University of Aveiro - Portugal]; and holds a degree in Teaching Language and Literature - Portuguese and English [Federal University of São Carlos - Brazil]. She worked professionally as a Portuguese, English and Portuguese for Foreigners teacher. Throughout her academic career, she has developed research projects, participated in educational intervention projects, published articles and participated in academic events that address the themes of Children's and Youth Literature, Literary Education and Teaching of Languages and Literature. _____________________________________________________________________________________________________________________________ Doutoranda em Ciências da Educação no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). Mestre em Estudos Editoriais pela Universidade de Aveiro - Portugal. Graduada em Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de São Carlos - Brasil (nível reconhecido pela Universidade de Aveiro). Realizou, entre 2017 e 2018, licenciatura sanduíche pelo Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - CAPES) na Universidade de Aveiro - Portugal. Atuou profissionalmente como professora de Português, Inglês e Português para Estrangeiros em vários níveis de escolaridade. Desenvolveu, durante o Ensino Médio (equivalente ao Ensino Secundário) e a Licenciatura projetos de iniciação científica e participou de projetos de intervenção educativa, atuando como professora e tutora nas áreas de Texto e Linguagem. Tem desenvolvido projetos de investigação, publicado artigos e participado de eventos académicos que abordam as temáticas da Literatura para a Infância e a Juventude, das Ciências da Educação, da Didática e do ensino da Literatura.


2021 – Master in Publishing Studies – University of Aveiro, Portugal
2019 – Degree in Arts and Humanities – Universidade Federal de São Carlos, Brazil


Literary education; literature teaching; teacher training; literature for childhood and youth.

Modelos de ensino de Literatura e seus impactos na formação de licenciandos em Letras

A pesquisa retratada neste trabalho observou os modelos de aula de literatura que dois concluintes do curso de licenciatura em letras vivenciaram como alunos na educação básica e no ensino superior, e também os modelos que eles adotaram ou adotariam nas suas atuações profissionais, atuais ou futuras. O objetivo principal deste estudo foi investigar as relações entre os modelos de aula de literatura componentes dos processos formativos desses licenciandos e suas concepções de ensino de literatura. Para isso, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida sob o método de estudo de caso e a construção de dados se deu a partir da realização de entrevistas semiestruturadas. Elas permitiram a verificação dos modelos de aula e das concepções sobre o ensino por meio dos relatos e opiniões dos participantes sobre as abordagens escolarizadas da literatura por eles experienciadas. Com a análise dessas entrevistas, foi possível constatar que ambos os entrevistados tiveram aulas de literatura na educação básica e em sua graduação pautada pelo modelo historiográfico que, por sua vez, se ampara no paradigma tradicional de ensino. Os dados demonstraram ainda que, apesar de criticar o modelo de aula de literatura vigente na educação básica, as disciplinas do curso de licenciatura em letras não só o adota, como também não proporcionam momentos de reflexão metodológica e didática que propiciem ao licenciando embasamento para a adoção de outros modelos, mesmo que eles demonstrem esse desejo. Por fim, foi possível concluir que os entrevistados gostariam de adotar outro modelo de ensino em sua prática profissional atual ou futura. Porém, por meio de suas falas, foi possível perceber que o entrevistado que já atua como professor também realiza suas aulas a partir do modelo historiográfico.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista

Aplicação de um tutorial didático em português para programação da placa de FPGA utilizando o software Quartus II®

Em um campus do Instituto Federal do interior de São Paulo são oferecidos cursos com disciplinas que visam desenvolver nos alunos a habilidade de programar em placas de FPGA (Field-programmable Gate Arrays) utilizando o software Quartus II®, No entanto, durante o desenvolvimento das aulas, os professores desses cursos verificaram que os alunos apresentam dificuldades em desenvolver essa habilidade, isso, segundo eles, se deve ao fato do material que acompanha a placa e que é disponibilizado pelo fabricante, ser originalmente em língua inglesa. Dessa forma, a não proficiência dos alunos nessa língua, impediria um bom desempenho nas aulas. Tentando sanar esse problema, uma pesquisa anterior desenvolvida por essa pesquisadora, juntamente com professores da área técnica e com uma professora de língua inglesa, teve como objetivo principal produzir um material de apoio para os alunos, este material consistia de um tutorial didático em língua portuguesa que pudesse ser utilizado nas aulas. No entanto, como esse produto foi concluído no final do ano passado, não houve tempo suficiente para implementá-lo e verificar a sua eficiência em sala de aula pelos alunos e pelos professores. Assim, pretende-se desenvolver nesta pesquisa a aplicação desse tutorial didático, a observação das aulas em que ele é utilizado, o depoimento dos alunos e do professor através de questionários e entrevistas semi-estruturados, a correção, a adaptação e o acréscimo de informações para torná-lo mais eficiente. Feito essas modificações produzir-se-á um novo tutorial didático em língua portuguesa que será convertido em PDF e será disponibilizado para os outros campi do Instituto em que a placa de FPGA é utilizada.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista

Produção de um tutorial didático em português em FPGA utilizando o software Quartus II® na disciplina de Eletrônica Digital 3 do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio

A disciplina de Eletrônica Digital 3, ministrada no 3º ano, do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do campus de São João da Boa Vista, lida com a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Eletrônica Digital 1 e 2, vistas, respectivamente, no 1º e 2º anos de curso. Essa aplicação se dá com a utilização do circuito programável de FPGA (Field-programmable Gate Arrays), o qual utiliza o software de programação e simulação Quartus II. No campus onde a pesquisa se realizou estarão disponíveis a partir de 2013 dois modelos de placa FPGA. O primeiro que está sendo utilizado pelos alunos (Modelo Cyclone II EP2C8Q208C8) e o segundo, que estará disponível a partir do primeiro semestre de 2013 (Modelo Cyclone II 2C35).
O modelo utilizado atualmente (Cyclone II EP2C8Q208C8) traz um material de apoio que é fornecido pelo fabricante, no entanto, alunos e professores que tiveram contato com este material o consideram pouco didático e nada claro. A partir das dificuldades de manipulação desse material apresentadas pelos alunos a pesquisadora viu uma justificativa plausível para produzir um tutorial que fosse mais completo, objetivo e didático que o material fornecido pelo fabricante. Entretanto, a placa Cyclone II EP2C8Q208C8 tende a ser substituída pelo modelo recém-chegado ao campus (Cyclone II 2C35) que também acompanha um material de apoio, que comparado ao antigo, apresenta maior número de informações que estão organizadas de forma mais clara e didática, porém integralmente em língua inglesa.
A partir dessa nova perspectiva, optou-se, então, por priorizar a tradução e adaptação do material que acompanha a nova placa para a realidade de sala de aula dos alunos de eletrônica digital 3.
Com o intuito de que o material seja de fácil manuseio e acessível, pensou-se na produção de um tutorial, em português, que será disponibilizado em arquivo em formato pdf e que servirá como material de consulta e apoio durante a formação dos técnicos em eletrônica da instituição.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Produção de um glossário digital inglês/português dos termos técnicos utilizados nas disciplinas técnicas do curso integrado em eletrônica

Esta pesquisa consiste no desenvolvimento de um glossário digital temático inglês/português de palavras e termos técnicos de eletrônica, elaborado a partir dos planos de ensino das disciplinas técnicas dos 1º e 2º anos de um curso em eletrônica integrado ao ensino médio.
Optou-se por um glossário, e não um dicionário, pois, de acordo com a definição dada por Carvalho (2007) esse permite um repertório de unidades lexicais de uma especialidade, sem pretensão de exaustividade, enquanto este oferece conceitos e se caracteriza por uma cobertura exaustiva de itens lexicais.
Para atender as suas especificidades, como acessibilidade e objetividade, o glossário estará disponibilizado como página HTML no site da instituição em que o curso é oferecido e suas palavras e termos estarão separados em temas previamente selecionados dentro da área de eletrônica.

Modelos de ensino de Literatura e seus impactos na formação de licenciandos em Letras

A pesquisa retratada neste trabalho observou os modelos de aula de literatura que dois concluintes do curso de licenciatura em letras vivenciaram como alunos na educação básica e no ensino superior, e também os modelos que eles adotaram ou adotariam nas suas atuações profissionais, atuais ou futuras. O objetivo principal deste estudo foi investigar as relações entre os modelos de aula de literatura componentes dos processos formativos desses licenciandos e suas concepções de ensino de literatura. Para isso, a pesquisa, de caráter qualitativo, foi desenvolvida sob o método de estudo de caso e a construção de dados se deu a partir da realização de entrevistas semiestruturadas. Elas permitiram a verificação dos modelos de aula e das concepções sobre o ensino por meio dos relatos e opiniões dos participantes sobre as abordagens escolarizadas da literatura por eles experienciadas. Com a análise dessas entrevistas, foi possível constatar que ambos os entrevistados tiveram aulas de literatura na educação básica e em sua graduação pautada pelo modelo historiográfico que, por sua vez, se ampara no paradigma tradicional de ensino. Os dados demonstraram ainda que, apesar de criticar o modelo de aula de literatura vigente na educação básica, as disciplinas do curso de licenciatura em letras não só o adota, como também não proporcionam momentos de reflexão metodológica e didática que propiciem ao licenciando embasamento para a adoção de outros modelos, mesmo que eles demonstrem esse desejo. Por fim, foi possível concluir que os entrevistados gostariam de adotar outro modelo de ensino em sua prática profissional atual ou futura. Porém, por meio de suas falas, foi possível perceber que o entrevistado que já atua como professor também realiza suas aulas a partir do modelo historiográfico.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista

Aplicação de um tutorial didático em português para programação da placa de FPGA utilizando o software Quartus II®

Em um campus do Instituto Federal do interior de São Paulo são oferecidos cursos com disciplinas que visam desenvolver nos alunos a habilidade de programar em placas de FPGA (Field-programmable Gate Arrays) utilizando o software Quartus II®, No entanto, durante o desenvolvimento das aulas, os professores desses cursos verificaram que os alunos apresentam dificuldades em desenvolver essa habilidade, isso, segundo eles, se deve ao fato do material que acompanha a placa e que é disponibilizado pelo fabricante, ser originalmente em língua inglesa. Dessa forma, a não proficiência dos alunos nessa língua, impediria um bom desempenho nas aulas. Tentando sanar esse problema, uma pesquisa anterior desenvolvida por essa pesquisadora, juntamente com professores da área técnica e com uma professora de língua inglesa, teve como objetivo principal produzir um material de apoio para os alunos, este material consistia de um tutorial didático em língua portuguesa que pudesse ser utilizado nas aulas. No entanto, como esse produto foi concluído no final do ano passado, não houve tempo suficiente para implementá-lo e verificar a sua eficiência em sala de aula pelos alunos e pelos professores. Assim, pretende-se desenvolver nesta pesquisa a aplicação desse tutorial didático, a observação das aulas em que ele é utilizado, o depoimento dos alunos e do professor através de questionários e entrevistas semi-estruturados, a correção, a adaptação e o acréscimo de informações para torná-lo mais eficiente. Feito essas modificações produzir-se-á um novo tutorial didático em língua portuguesa que será convertido em PDF e será disponibilizado para os outros campi do Instituto em que a placa de FPGA é utilizada.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Campus São João da Boa Vista

Produção de um tutorial didático em português em FPGA utilizando o software Quartus II® na disciplina de Eletrônica Digital 3 do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio

A disciplina de Eletrônica Digital 3, ministrada no 3º ano, do curso Técnico em Eletrônica Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do campus de São João da Boa Vista, lida com a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Eletrônica Digital 1 e 2, vistas, respectivamente, no 1º e 2º anos de curso. Essa aplicação se dá com a utilização do circuito programável de FPGA (Field-programmable Gate Arrays), o qual utiliza o software de programação e simulação Quartus II. No campus onde a pesquisa se realizou estarão disponíveis a partir de 2013 dois modelos de placa FPGA. O primeiro que está sendo utilizado pelos alunos (Modelo Cyclone II EP2C8Q208C8) e o segundo, que estará disponível a partir do primeiro semestre de 2013 (Modelo Cyclone II 2C35).
O modelo utilizado atualmente (Cyclone II EP2C8Q208C8) traz um material de apoio que é fornecido pelo fabricante, no entanto, alunos e professores que tiveram contato com este material o consideram pouco didático e nada claro. A partir das dificuldades de manipulação desse material apresentadas pelos alunos a pesquisadora viu uma justificativa plausível para produzir um tutorial que fosse mais completo, objetivo e didático que o material fornecido pelo fabricante. Entretanto, a placa Cyclone II EP2C8Q208C8 tende a ser substituída pelo modelo recém-chegado ao campus (Cyclone II 2C35) que também acompanha um material de apoio, que comparado ao antigo, apresenta maior número de informações que estão organizadas de forma mais clara e didática, porém integralmente em língua inglesa.
A partir dessa nova perspectiva, optou-se, então, por priorizar a tradução e adaptação do material que acompanha a nova placa para a realidade de sala de aula dos alunos de eletrônica digital 3.
Com o intuito de que o material seja de fácil manuseio e acessível, pensou-se na produção de um tutorial, em português, que será disponibilizado em arquivo em formato pdf e que servirá como material de consulta e apoio durante a formação dos técnicos em eletrônica da instituição.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior

Produção de um glossário digital inglês/português dos termos técnicos utilizados nas disciplinas técnicas do curso integrado em eletrônica

Esta pesquisa consiste no desenvolvimento de um glossário digital temático inglês/português de palavras e termos técnicos de eletrônica, elaborado a partir dos planos de ensino das disciplinas técnicas dos 1º e 2º anos de um curso em eletrônica integrado ao ensino médio.
Optou-se por um glossário, e não um dicionário, pois, de acordo com a definição dada por Carvalho (2007) esse permite um repertório de unidades lexicais de uma especialidade, sem pretensão de exaustividade, enquanto este oferece conceitos e se caracteriza por uma cobertura exaustiva de itens lexicais.
Para atender as suas especificidades, como acessibilidade e objetividade, o glossário estará disponibilizado como página HTML no site da instituição em que o curso é oferecido e suas palavras e termos estarão separados em temas previamente selecionados dentro da área de eletrônica.

Conference abstract

O ENSINO DA LITERATURA EM PORTUGAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES E PROFESSORAS

Godoy, Andressa; Lopes, A.; Lopes, Amélia. Corresponding author: Godoy, Andressa

Journal article

DE ALUNO A PROFESSOR: PERCEPÇÕES SOBRE AULAS DE LITERATURA

Andressa Jove Godoy; Fernando Stanzione Galizia

Journal article

MODELOS DE ENSINO DE LITERATURA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUAS

Godoy, A. J.; Fernando Stanzione Galizia

Journal article

Tendências editoriais e impactos de políticas educativas na publicação de Literatura para a Infância em Portugal

Godoy, A. J.

Journal article

'A literatura me acuava ou o professor me acuava?': Percepções de licenciandos em letras sobre suas aulas de literatura

Godoy, A. J.; Fernando Stanzione Galizia

Conference paper

Oficina de estudos: literatura e cultura

Godoy, A. J.; Joyce Ferraz Infante; Renan Bolognin

Conference poster

O 'Fanzine' como ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem da língua materna

Godoy, A. J.

Conference abstract

Produção de um glossário virtual inglês/português de informática e eletrônica

Godoy, A. J.; Denise Elaine Emideo; Rosana Ferrareto; Leonardo de Melo João

Conference abstract

O ENSINO DA LITERATURA EM PORTUGAL: UM ESTUDO A PARTIR DAS HISTÓRIAS DE VIDA DE PROFESSORES E PROFESSORAS

Godoy, Andressa; Lopes, A.; Lopes, Amélia. Corresponding author: Godoy, Andressa

Journal article

DE ALUNO A PROFESSOR: PERCEPÇÕES SOBRE AULAS DE LITERATURA

Andressa Jove Godoy; Fernando Stanzione Galizia

Journal article

MODELOS DE ENSINO DE LITERATURA E SEUS IMPACTOS NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUAS

Godoy, A. J.; Fernando Stanzione Galizia

Journal article

Tendências editoriais e impactos de políticas educativas na publicação de Literatura para a Infância em Portugal

Godoy, A. J.

Journal article

'A literatura me acuava ou o professor me acuava?': Percepções de licenciandos em letras sobre suas aulas de literatura

Godoy, A. J.; Fernando Stanzione Galizia

Conference paper

Oficina de estudos: literatura e cultura

Godoy, A. J.; Joyce Ferraz Infante; Renan Bolognin

Conference poster

O 'Fanzine' como ferramenta de auxílio no processo de ensino-aprendizagem da língua materna

Godoy, A. J.

Conference abstract

Produção de um glossário virtual inglês/português de informática e eletrônica

Godoy, A. J.; Denise Elaine Emideo; Rosana Ferrareto; Leonardo de Melo João