É com grande satisfação que escrevo o prefácio para o Livro de Resumos do XV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação (PDCE), organizado sob o tema “Emancipação e Inclusão nos âmbitos da educação formal, informal e não formal”. Enquanto Diretor do PDCE, aprecio grandemente o facto de a escolha deste tema demonstrar o compromisso dos nossos doutorandos e doutorandas com questões prementes no campo da Educação. Num momento em que a sociedade portuguesa – tal como outras, em diferentes pontos do globo – é atravessada por fortes tendências de polarização, promotoras da exclusão, é inspirador ver os nossos doutorandos e doutorandas a remar em sentido contrário, em direção à promoção da inclusão através de diferentes vias. Diria inclusive que a própria organização e realização do Seminário constituem, desde logo, atividades promotoras de inclusão (e emancipação). Com efeito, sendo a Comissão Organizadora do Seminário composta por estudantes de diferentes origens geográficas e culturais, diferentes formações académicas de base e diferentes idades, a gestão dessas diferenças tendo em vista o bem comum é, desde logo, exigência decisiva. A inclusão faz-se incluindo – e não apenas falando acerca dela. 

(Tiago Neves, in Prefácio, p. 5)


Vários/as


Andressa Godoy

José Elias Carneiro

Juliene Gonçalves


2024


59


978-989-8471-58-1


CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto


Todo o conteúdo desta publicação, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt.



Open Access