SCIREARLY Recruitment | Call for Entry-Level PhDs

DIVULGAÇÃO | Recrutamento

Concurso para a contratação de Doutorado/a de Nível Inicial | Ref. 2023/38, N.º 89

Projeto “SCIREARLY: Policies and Practices Based on Scientific Research for Reducing Underachievement and Early School Leaving in Europe

Financiamento: Comissão Europeia, Horizonte Europa

Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE)

Prazo de candidaturas termina a 28 de novembro de 2023

Está aberto concurso de seleção internacional para a contratação de um/a Doutorado/a de Nível Inicial para o exercício de atividades de investigação na área científica de Ciências da Educação, no âmbito do projeto “SCIREARLY: Policies and Practices Based on Scientific Research for Reducing Underachievement and Early School Leaving in Europe” (projeto n.º 101061288), em curso no Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE), projeto financiado pela Comissão Europeia através do programa Horizonte Europa, em regime de contrato individual de trabalho a termo resolutivo incerto, ao abrigo do Código do Trabalho.

O SCIREARLY (2022-2025), com coordenação local de Pedro D. Ferreira, visa identificar, sistematizar e replicar políticas e práticas bem-sucedidas, baseadas em investigação científica que comprovadamente tenha reduzido o insucesso na aquisição de competências básicas, incluindo as competências digitais, ao mesmo tempo que promove os aspetos psicoemocionais e o bem-estar. O SCIREARLY pretende (1) examinar os fatores, incluindo a influência da educação e cuidados de qualidade na primeira infância (ECEC) nos resultados da aprendizagem, (2) medir e verificar o impacto destes determinantes nos grupos vulneráveis, identificando caminhos de sucesso para o ultrapassar, (3) mapear e replicar as práticas mais bem-sucedidas na abordagem ao baixo aproveitamento em competências básicas, (4) desenvolver um quadro e um instrumento de diagnóstico e de melhoria da qualidade do ECEC para potenciar resultados de aprendizagem de qualidade para alunos do ensino primário e secundário, e (5) analisar e propor medidas políticas transferíveis e escaláveis que provaram reduzir o AEP.

 

Requisitos gerais de admissão

Ao concurso podem ser opositores/as candidatos/as nacionais, estrangeiros/as e apátridas que sejam titulares do grau de doutor/a em Ciências da Educação e detentores/as de um currículo científico e profissional que revele um perfil adequado à atividade a desenvolver.

 

Requisitos especiais de admissão

  1. a) Doutoramento concluído há não mais de 5 anos, contabilizados à data do encerramento do período de candidatura;
  2. b) Experiência comprovada de investigação relevante para as temáticas do projeto;
  3. c) Autoria (enquanto primeiro autor/a) de artigo/s em revistas científicas indexadas na Scopus/SCImago Journal Rank e/ou Journal Citation Reports (JCR).

 

Requisitos preferenciais comprovados

  1. a) Experiência de participação em projetos de investigação e de intervenção em educação financiados;
  2. b) Experiência relevante nas temáticas relativas ao sucesso, insucesso e bem-estar em contextos educativos;
  3. c) Sólidas competências de investigação, utilizando métodos qualitativos e quantitativos;
  4. d) Domínio proficiente de português e inglês (no caso de o/a candidato/a não possuir documento comprovativo, pode apresentar declaração sob compromisso de honra; a comprovação apenas é obrigatória para candidatos/as não nativos/as do idioma respetivo).

 

Remuneração

A remuneração base mensal é de 2.228,11 Euros, em regime de dedicação exclusiva.

 

Candidaturas

As candidaturas devem ser submetidas no site da FPCEUP, no seguinte endereço: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cnt_cand_geral.concursos_list  (ref.ª 2023/38).

As candidaturas deverão ser apresentadas até às 23h59 (hora local) do dia 28 de novembro.


https://sigarra.up.pt/spup/pt/noticias_geral.ver_noticia?p_nr=72109
https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/cnt_cand_geral.concurso_show?pct_conc_id=89