Membros Colaboradores
Estudante
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
E-mail
up201909081@fpce.up.pt
Marta de Oliveira Rodrigues is currently a Ph.D. research fellow at the Centre for Educational Research and Intervention (CIIE) of the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto and a member of the Working Group 2 - Rural NEETs and formal and non-formal education of the COST Action CA18213. Has a degree in Sociology of Organizations from the University of Minho (UMinho) and a Master's degree in Education Sciences - specializing in adult education from the University of Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Her research interests focus on the sociology of education, school failure and dropout, academic pathways, young NEETs (not in employment, education or training), adult education and training, formal and non-formal education, and knowledge and professional learning.
2014 – Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Educação de Adultos – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Portugal
2003 – Licenciatura em Sociologias das Organizações – Universidade do Minho, Portugal
Sociologia da educação; Sucesso educativo; Percursos educativos juvenis; Desigualdades sociais e educativas; Saber e aprendizagem profissional; Educação e formação de adultos.
COST Action CA18213: Rural NEET Youth Network: Modeling the risks underlying rural NEETs social exclusion - WG2
Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas
Práticas socioeducativas de contratendência: (re)construção de percursos académicos atípicos e dos saberes e aprendizagens profissionais em educação
Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas
A organização das escolas por Agrupamentos tem sido justificada em argumentos de reforço da autonomia, de quebra de isolamento entre escolas e de realização de projetos educativos PE articulados entre os diversos níveis de ensino e em que participem a comunidade. Apesar disso, alguns estudos AL_CL_PF2010; SM_TL2015 têm dado conta de posições de desagrado em relação a esta organização escolar, assentes em ideias de perda de autonomia, dependência da escola sede e dificuldades de trabalho conjunto, pelo distanciamento geográfico das escolas. A par desta medida, e por influência da Cimeira de Lisboa 2000 e do Plano Tecnológico da Educação 2007, as TIC passaram a constituir uma área de referência nas diretivas educacionais EC2011; OCDE 2015 e a integrar o dia-a-dia dos Agrupamentos de Escolas AE AS_BS2008; AM_et al2012. Neles, as plataformas digitais PD email, moodle, internet etc. tornaram-se um recurso para a comunicação dos AE sobre o qual não existe um conhecimento informado, o que justifica a relevância do projeto DigP-SEM. Este tem como meta produzir recomendações sobre o modo como as PD podem contribuir para uma gestão educacional dos AE com efeitos numa sequencialidade curricular e num Projeto Educativo PE coletivamente participado, que corporize princípios de uma cidade educadora Declaração de Barcelona, 1990 e inclusiva. Orientado por esta meta, o projeto organiza-se em torno dos objetivos: 1 Identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PD nos AE; 2 Mapear efeitos das PD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento do AE; 3 Produzir e validar um guião de procedimentos para o uso das PD nos AE. Este projeto será acompanhado de uma monitorização e avaliação que assegurem a pertinência do conhecimento produzido. Esse conhecimento, para além de ser partilhado com os AE que vierem a integrar o estudo, será divulgado em eventos científicos, nacionais e internacionais, para que possa fornecer pistas para outros contextos. Porque se pretende a construção de uma radiografia sobre esta realidade à escala nacional, o projeto integra investigadores de 6 universidades U. Porto; UTAD; U. Coimbra; IE-ULisboa; U. Évora; U. Algarve com ampla e reconhecida experiência de investigação nos campos da educação escolar, da avaliação, das metodologias de investigação e da utilização das PD. A experiência diversificada da equipa traz um potencial de inovação ao DigP-SEM, nomeadamente para a construção do guião de procedimentos para a utilização das PD nos AE. O projeto contribuirá, pois, para a melhoria da gestão educacional dos AE.
EDUPLACES: Locais educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva
COST Action CA18213: Rural NEET Youth Network: Modeling the risks underlying rural NEETs social exclusion - WG2
Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas
Práticas socioeducativas de contratendência: (re)construção de percursos académicos atípicos e dos saberes e aprendizagens profissionais em educação
Plataformas Digitais na gestão educacional dos agrupamentos de escolas
A organização das escolas por Agrupamentos tem sido justificada em argumentos de reforço da autonomia, de quebra de isolamento entre escolas e de realização de projetos educativos PE articulados entre os diversos níveis de ensino e em que participem a comunidade. Apesar disso, alguns estudos AL_CL_PF2010; SM_TL2015 têm dado conta de posições de desagrado em relação a esta organização escolar, assentes em ideias de perda de autonomia, dependência da escola sede e dificuldades de trabalho conjunto, pelo distanciamento geográfico das escolas. A par desta medida, e por influência da Cimeira de Lisboa 2000 e do Plano Tecnológico da Educação 2007, as TIC passaram a constituir uma área de referência nas diretivas educacionais EC2011; OCDE 2015 e a integrar o dia-a-dia dos Agrupamentos de Escolas AE AS_BS2008; AM_et al2012. Neles, as plataformas digitais PD email, moodle, internet etc. tornaram-se um recurso para a comunicação dos AE sobre o qual não existe um conhecimento informado, o que justifica a relevância do projeto DigP-SEM. Este tem como meta produzir recomendações sobre o modo como as PD podem contribuir para uma gestão educacional dos AE com efeitos numa sequencialidade curricular e num Projeto Educativo PE coletivamente participado, que corporize princípios de uma cidade educadora Declaração de Barcelona, 1990 e inclusiva. Orientado por esta meta, o projeto organiza-se em torno dos objetivos: 1 Identificar e caracterizar modos e finalidades com que são utilizadas as PD nos AE; 2 Mapear efeitos das PD que têm sido gerados na dinâmica de funcionamento do AE; 3 Produzir e validar um guião de procedimentos para o uso das PD nos AE. Este projeto será acompanhado de uma monitorização e avaliação que assegurem a pertinência do conhecimento produzido. Esse conhecimento, para além de ser partilhado com os AE que vierem a integrar o estudo, será divulgado em eventos científicos, nacionais e internacionais, para que possa fornecer pistas para outros contextos. Porque se pretende a construção de uma radiografia sobre esta realidade à escala nacional, o projeto integra investigadores de 6 universidades U. Porto; UTAD; U. Coimbra; IE-ULisboa; U. Évora; U. Algarve com ampla e reconhecida experiência de investigação nos campos da educação escolar, da avaliação, das metodologias de investigação e da utilização das PD. A experiência diversificada da equipa traz um potencial de inovação ao DigP-SEM, nomeadamente para a construção do guião de procedimentos para a utilização das PD nos AE. O projeto contribuirá, pois, para a melhoria da gestão educacional dos AE.
EDUPLACES: Locais educadores: práticas, vozes e percursos de educação inclusiva
Book chapter
Rural NEETs: Pathways Through Formal and Non-formal Education
Flynn, Paul; Paabort, Heidi; Milenkova, Valentina; Bojkovska, Katerina; Rocca, Antonella; Hacatrjana, Liena; Lendzhova, Vladislava; Nakova, Albena; de Oliveira Rodrigues, Marta
Journal article
Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação
Marta de Oliveira Rodrigues; Sofia Marques da Silva; Armando Loureiro
Journal article
Student Grouping: Investigating a Socio-Educational Practice in a Public School in Portugal
Armando Loureiro; Marta de Oliveira Rodrigues
Journal article
Promoting Academic Success and Social Inclusion in Non-Formal Education Contexts: The Case of a North-East Region of Portugal
Marta de Oliveira Rodrigues; Armando Loureiro; Paul Flynn; Muhammet Berigel; Sofia Marques da Silva
Journal article
Mapping Educational Pathways through Focus Groups: Children and Young People on the Impact of Inclusive Socio-Educational Practices
Lúcio, Joana; Rodrigues, Raquel; De Oliveira Rodrigues, Marta
Report
Best practice interventions in formal and non-formal education of youth NEETs in rural areas across europe
Rodrigues, Marta de Oliveira
Journal article
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
Marta De Oliveira Rodrigues; Armando Loureiro; Maria João Carvalho
Edited book
Livro de Resumos e Notas XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação
Rodrigues, Marta de Oliveira
Book chapter
Comunidades de prática e de aprendizagem em contextos socioeducativos de inclusão
Armando Loureiro; Barros, Rosanna; Maria Isabel Barros Morais Costa; Lampreia-Carvalho, Fatima; Rodrigues, Marta de Oliveira
Book chapter
Rural NEETs: Pathways Through Formal and Non-formal Education
Flynn, Paul; Paabort, Heidi; Milenkova, Valentina; Bojkovska, Katerina; Rocca, Antonella; Hacatrjana, Liena; Lendzhova, Vladislava; Nakova, Albena; de Oliveira Rodrigues, Marta
Journal article
Práticas socioeducativas inclusivas: concetualizações e tendências de produção científica no campo da educação
Marta de Oliveira Rodrigues; Sofia Marques da Silva; Armando Loureiro
Journal article
Student Grouping: Investigating a Socio-Educational Practice in a Public School in Portugal
Armando Loureiro; Marta de Oliveira Rodrigues
Journal article
Promoting Academic Success and Social Inclusion in Non-Formal Education Contexts: The Case of a North-East Region of Portugal
Marta de Oliveira Rodrigues; Armando Loureiro; Paul Flynn; Muhammet Berigel; Sofia Marques da Silva
Journal article
Mapping Educational Pathways through Focus Groups: Children and Young People on the Impact of Inclusive Socio-Educational Practices
Lúcio, Joana; Rodrigues, Raquel; De Oliveira Rodrigues, Marta
Report
Best practice interventions in formal and non-formal education of youth NEETs in rural areas across europe
Rodrigues, Marta de Oliveira
Journal article
Mapeamento sobre os usos de plataformas digitais na gestão educacional: o papel do/a diretor/a escolar
Marta De Oliveira Rodrigues; Armando Loureiro; Maria João Carvalho
Edited book
Livro de Resumos e Notas XII Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação da Universidade do Porto: A construção do/a investigador/a ao longo do(s) processo(s) de investigação
Rodrigues, Marta de Oliveira
Book chapter
Comunidades de prática e de aprendizagem em contextos socioeducativos de inclusão
Armando Loureiro; Barros, Rosanna; Maria Isabel Barros Morais Costa; Lampreia-Carvalho, Fatima; Rodrigues, Marta de Oliveira
Journal article
Public policy of adult education in portugal: transitions in the post-new opportunities: perceptions of a technical-pedagogical team
Rodrigues, Marta; Armando Loureiro
Thesis / Dissertation
A política e as políticas de educação de adultos em Portugal: Transições na era pós-novas oportunidades: Perceções de uma equipa técnico-pedagógica
Conference paper
Overcoming school underachievement: a view on strategies of student grouping
Costa, Isabel; Loureiro, Armando; Sá, Virgínio; Rodrigues, Marta
Conference paper
Projeto EDUPLACES - Reflexões a partir dos critérios de constituição do portefólio de práticas socioeducativas inclusivas
Costa, Isabel; Loureiro, Armando; Barros, Rosanna; Rodrigues, Marta