Bolseiros/as de Doutoramento
Bolseiro(a) de doutoramento
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
E-mail
amandadihlmoraes@gmail.com
Amanda Dihl Moraes. Concluiu o(a) Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação em 2018/12/18 pelo(a) Universidade do Porto, Mestrado em Mestrado em Ciências da Educação em 2018/12/18 pelo(a) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Graduado em Licenciatura em Química em 2004/07/23 pelo(a) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. É Investigador no(a) Universidade do Porto Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação. Atua na(s) área(s) de Ciências Exatas com ênfase em Química e Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação com ênfase em Educação Geral.
2018 – Mestrado em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
2004 – Licenciatura em Química – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil
Autoavaliação escolar e a gestão democratizante
Num contexto em que a autoavaliação de escolas (AAE) tem carácter de obrigatoriedade desde 2002 com a publicação da Lei nº. 31/2002, torna-se pertinente explorar aprofundadamente como as escolas portuguesas estão a desenvolver processos de AAE, que dinâmicas fomentam ou limitam a concretização desses processos de um modo participativo e com vista à tomada de decisão democrática, na sua relação com as políticas escolares.
Através de Estudo de Caso, pretende-se compreender o racional que está subjacente ao desenho deste processo, os modos como se desenvolve num Agrupamento de Escolas (AE) e identificar as relações existentes entre estes processos e práticas de gestão democrática das escolas.
Com o auxílio de entrevistas, grupos de discussão focalizada e observações, esta investigação buscará encontrar a resposta para a seguinte questão “Em que medida as dinâmicas de desenvolvimento dos processos de autoavaliação de escolas (AAE) contribuem para a gestão democrática das escolas?”.
Autoavaliação de escolas e gestão escolar: a utilização da avaliação na tomada de decisão
Os processos de autoavaliação de escolas (AAE) – legislados com carácter de obrigatoriedade em 2002 – têm
sido considerados mecanismos essenciais à autorregulação e autogestão das instituições escolares, bem como
à procura e garantia da qualidade da educação. Esta associação parte da crença, apoiada pela investigação
científica sobre esta temática, de que a produção de conhecimento interno, contextualizado e aprofundado
sobre a realidade escolar é capaz de sustentar a realização de diagnósticos da situação de cada escola.
Consequentemente, estes diagnósticos podem apoiar a tomada de decisão informada na gestão escolar, com
vista à resolução de problemas e, portanto, à melhoria. Apesar de constituir uma temática amplamente
estudada, ainda é escasso o conhecimento sobre o modo como a AAE tem sido utilizada para a tomada de
decisão, nas escolas. Partindo destas considerações, esta investigação tem como objetivo Explorar de que
modo as conclusões geradas pelos processos de autoavaliação são utilizadas na tomada de decisão sobre a
gestão escolar, pedagógica e curricular, através da recolha de dados com Diretores/as de Agrupamentos de
escolas da região do Grande Porto
Autoavaliação escolar e a gestão democratizante
Num contexto em que a autoavaliação de escolas (AAE) tem carácter de obrigatoriedade desde 2002 com a publicação da Lei nº. 31/2002, torna-se pertinente explorar aprofundadamente como as escolas portuguesas estão a desenvolver processos de AAE, que dinâmicas fomentam ou limitam a concretização desses processos de um modo participativo e com vista à tomada de decisão democrática, na sua relação com as políticas escolares.
Através de Estudo de Caso, pretende-se compreender o racional que está subjacente ao desenho deste processo, os modos como se desenvolve num Agrupamento de Escolas (AE) e identificar as relações existentes entre estes processos e práticas de gestão democrática das escolas.
Com o auxílio de entrevistas, grupos de discussão focalizada e observações, esta investigação buscará encontrar a resposta para a seguinte questão “Em que medida as dinâmicas de desenvolvimento dos processos de autoavaliação de escolas (AAE) contribuem para a gestão democrática das escolas?”.
Autoavaliação de escolas e gestão escolar: a utilização da avaliação na tomada de decisão
Os processos de autoavaliação de escolas (AAE) – legislados com carácter de obrigatoriedade em 2002 – têm
sido considerados mecanismos essenciais à autorregulação e autogestão das instituições escolares, bem como
à procura e garantia da qualidade da educação. Esta associação parte da crença, apoiada pela investigação
científica sobre esta temática, de que a produção de conhecimento interno, contextualizado e aprofundado
sobre a realidade escolar é capaz de sustentar a realização de diagnósticos da situação de cada escola.
Consequentemente, estes diagnósticos podem apoiar a tomada de decisão informada na gestão escolar, com
vista à resolução de problemas e, portanto, à melhoria. Apesar de constituir uma temática amplamente
estudada, ainda é escasso o conhecimento sobre o modo como a AAE tem sido utilizada para a tomada de
decisão, nas escolas. Partindo destas considerações, esta investigação tem como objetivo Explorar de que
modo as conclusões geradas pelos processos de autoavaliação são utilizadas na tomada de decisão sobre a
gestão escolar, pedagógica e curricular, através da recolha de dados com Diretores/as de Agrupamentos de
escolas da região do Grande Porto
Report
Autoavaliação de Escolas e Gestão Escolar: a utilização da avaliação na tomada de decisão. Relatório final de apresentação de resultados [Self-evaluation of Schools and School Management: the use of evaluation in decision-making. Final report for results presentation]
Figueiredo, Carla; Sampaio, Marta; Marinho, Paulo; Fernandes, Preciosa; Moraes, Amanda
Book
Autoavaliação de Escolas e Gestão Escolar: a utilização da avaliação na tomada de decisão. Relatório final de apresentação de resultados [Self-evaluation of Schools and School Management: the use of evaluation in decision-making. Final report for results presentation].
Figueiredo, Carla; Sampaio, Marta; Marinho, Paulo; Fernandes, Preciosa; Moraes, Amanda
Report
Autoavaliação de Escolas e Gestão Escolar: a utilização da avaliação na tomada de decisão. Relatório final de apresentação de resultados [Self-evaluation of Schools and School Management: the use of evaluation in decision-making. Final report for results presentation]
Figueiredo, Carla; Sampaio, Marta; Marinho, Paulo; Fernandes, Preciosa; Moraes, Amanda
Book
Autoavaliação de Escolas e Gestão Escolar: a utilização da avaliação na tomada de decisão. Relatório final de apresentação de resultados [Self-evaluation of Schools and School Management: the use of evaluation in decision-making. Final report for results presentation].
Figueiredo, Carla; Sampaio, Marta; Marinho, Paulo; Fernandes, Preciosa; Moraes, Amanda