Integrated Members


Associate professor


Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal

E-mail
orquidea@fpce.up.pt

Phone
+ 351 226 079 730 (ext 230)


Orquídea Coelho is Associate Professor at the Faculty of Psychology and Educational Sciences of the University of Porto (FPCEUP) and integrated member at the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE), coordinating its Deaf Studies research and training group, the Deaf CoPIn - Deaf Studies. She is a researcher, teacher and supervisor of academic works (PhD, Master and Post-graduations) in the areas of Deafness and Deaf Education, in which has published and presented works, in Portugal and abroad. Her research areas of interest are: deaf studies; deaf culture; isolated deaf and construction of citizenships; deafness and deaf education; bilingual education; sign languages; cultural and linguistic rights; cochlear implants; deafness, policies and inclusive practices; communicational accessibility; deaf language awareness. She is the coordinator of national teams of a number of international EU funded projects: e.g., PROFACITY - Profane Citizenship in Europe (European Commission's FP7 - 225511, 2008-2011); several editions of Online Multilingual Sign Language Dictionary's project, Spread the Sign, a pioneering inclusive project, that has been funded nearly uninterrupted since its founding in 2006 and has been supported through a series of competitive European funding mechanisms. She has been national PI of several international consortia (funder under Erasmus+). She acts as external evaluator of R&D programme projects to the Pontificia Universidad Católica del Perú (2018-2021) and to CNPq - National Council of Scientific and Technological Development of Brazil. She is an invited member of GIPES - Interinstitutional Group for Research in Deaf Education, School of Education of UFRGS (Federal University of Rio Grande do Sul, Brazil).


2007 – Ph.D in Education Sciences – Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
1998 – Master in Education Sciences – Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
1995 – Degree in Education Sciences – Faculty of Psychology and Education Sciences, University of Porto, Portugal
1994 – CESE in Special Education – School of Education of the Polytechnic Institute of Porto (ESE/IPP), Portugal


Deaf studies; Deaf culture; Deaf isolation and the construction of citizenship; Deafness and deaf education; Bilingual education; Sign languages; Linguistic and cultural rights; Inclusive policies and practices; Communication accessibility.

European Commission

Sign Language for Beginners in Europe - Spread the Sign [National Team Leader]

Termos da educação linguística de surdos

Projeto de colaboração entre o GIPES – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (UFRGS), o GEPI/RIIATE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão/Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologia em Educação (Unisinos), o Giples - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (Ufes), e a DeafCoPIn Deaf Studies (CIIE-FPCEUP).

European Commission

Social Haptic Signs for deaf and blind in education [National Team Leader]

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto

O CIIE tem por missão a investigação científica, a intervenção e a divulgação em educação, visando contribuir para 1) o reforço do espaço público da educação, 2) o papel da educação na promoção da justiça social, na redução das desigualdades; e 3) o aumento das qualificações científicas e profissionais. Em 2019 o CIIE pretende continuar a: ¿ Desenvolver investigação de elevada qualidade, através de uma abordagem interdisciplinar realizando projetos nacionais e internacionais; ¿ Apoiar a formação de jovens investigadores e profissionais, especialmente através do desenvolvimento de programas de formação pós-graduada de excelência, designadamente o Programa Doutoral em Ciências da Educação da UP, e de supervisão de elevada qualidade; - Reforçar a mobilidade e a partilha internacional de conhecimento, aprofundando a participação existente em redes e consórcios transnacionais e a colaboração bilateral e alargando e diversificando as colaborações internacionais, designadamente no espaço europeu e com PALOP; ¿ Ampliar a disseminação alargada dos resultados de pesquisa, nomeadamente através da publicação em revistas internacionais, da continuidade de linha editorial própria e da organização de seminários e conferências abertas à comunidade; ¿ Fornecer serviços de expertise, avaliação e consultoria para agências governamentais e locais, empresas, escolas, etc. e aprofundar o diálogo com a sociedade civil e stakeholders. Parte significativa do trabalho a realizar fundar-se-á no desenvolvimento do elevado número de projetos internacionais, e também nacionais, em curso no Centro. O trabalho em ¿comunidades de prática de investigação¿ (COPIN) como espaços de formação e produção será aprofundado. Continuar-se-á a procurar prosseguir a senda de sucesso ao nível de candidaturas de projetos a financiamento, a melhorar condições de acolhimento e formação para jovens investigadores, assim como a melhoria da qualidade e impacto da publicação científica. Torna-se absolutamente necessário: financiamento para traduções e proofreading de artigos a submeter a revistas internacionais; prosseguir a publicação da ESC; adquirir computadores (com o reduzido montante atribuído, apenas é possível contabilizar aquisição de 2); participação em congressos (de lembrar que o CIIE tem mais de 100 membros, tornando-se ridículo o exíguo nº de participações em congressos que conseguirá garantir); vinda de consultores externos; overheads¿ O sucesso do Centro do Centro é em larga medida fruto de financiamento não-nacional e de trabalho excessivo da equipa que será incomportável a curto prazo com o financiamento plurianual residual atribuído pela FCT a partir de 2015. Efetivamente, o CIIE passou a contar com ¿38.854,00, o que não é condizente com a 2ª melhor classificação obtida no painel de CE (21/25) na última avaliação. Passou a haver apenas orçamento para RH (2 membros no staff de apoio), e não considerando a FCT elegíveis despesas com vencimentos de uma das técnicas por efetivação (forçosa com término de contrato anterior), encontra-se o CIIE numa posição francamente desagradável e delicada, mesmo no interior da FPCEUP. Assim, voltamos a solicitar o reforço do financiamento de montante pelo menos igual ao do período anterior a 2015 com vista a assegurar o normal funcionamento do CIIE ao longo do ano de 2019. ¿ Despesas com recursos humanos ¿ encargos com uma das técnicas do staff, neste momento com bolsa (BTI): ¿10.650,00 euros (¿745 * 12 meses + seguro social voluntário e seguros de acidentes pessoais) ¿ Em missões de membros da equipa prevêem-se: 8 deslocações nacionais: ¿1680 (cada: viagem, 1 noite de alojamento e registo ¿ ¿60 + ¿70 + ¿80); 6 deslocações ao estrangeiro para participação em eventos científicos e meetings de projetos de relevância internacional: ¿3900 (cada: viagem, 2 noites de alojamento e registo ¿ ¿300 + (¿100 * 2) + * 150); prevê-se também a vinda ao Centro de consultores nacionais ou estrangeiros (despesas de deslocação e alojamento), desig

European Commission

Deaf Language Awareness [National Team Leader]

https://deaflanguage.eu/portuguese-and-lgp/

European Commission

Spread the Sign 360 [National Team Leader]

https://new.spreadthesign.com/pt.pt/photosphere/

European Commission

Spread Share – Connecting trainers of deaf pupils in Europe [National Team Leader]

Circulação e Consumo de Produções Culturais Surdas em Espaços Escolares Bilíngues – Aproximações a escolas de surdos do sul do Brasil e escolas de referência na educação de surdos em Portugal

European Commission

Spread the Sign – Partnership

European Commission

Spread the Sign – Dissemination in Europe of Vocational Sign Language [National Team Leader]

European Commission

Sign Language for Beginners in Europe - Spread the Sign [National Team Leader]

Termos da educação linguística de surdos

Projeto de colaboração entre o GIPES – Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (UFRGS), o GEPI/RIIATE - Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão/Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologia em Educação (Unisinos), o Giples - Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (Ufes), e a DeafCoPIn Deaf Studies (CIIE-FPCEUP).

European Commission

Social Haptic Signs for deaf and blind in education [National Team Leader]

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto

O CIIE tem por missão a investigação científica, a intervenção e a divulgação em educação, visando contribuir para 1) o reforço do espaço público da educação, 2) o papel da educação na promoção da justiça social, na redução das desigualdades; e 3) o aumento das qualificações científicas e profissionais. Em 2019 o CIIE pretende continuar a: ¿ Desenvolver investigação de elevada qualidade, através de uma abordagem interdisciplinar realizando projetos nacionais e internacionais; ¿ Apoiar a formação de jovens investigadores e profissionais, especialmente através do desenvolvimento de programas de formação pós-graduada de excelência, designadamente o Programa Doutoral em Ciências da Educação da UP, e de supervisão de elevada qualidade; - Reforçar a mobilidade e a partilha internacional de conhecimento, aprofundando a participação existente em redes e consórcios transnacionais e a colaboração bilateral e alargando e diversificando as colaborações internacionais, designadamente no espaço europeu e com PALOP; ¿ Ampliar a disseminação alargada dos resultados de pesquisa, nomeadamente através da publicação em revistas internacionais, da continuidade de linha editorial própria e da organização de seminários e conferências abertas à comunidade; ¿ Fornecer serviços de expertise, avaliação e consultoria para agências governamentais e locais, empresas, escolas, etc. e aprofundar o diálogo com a sociedade civil e stakeholders. Parte significativa do trabalho a realizar fundar-se-á no desenvolvimento do elevado número de projetos internacionais, e também nacionais, em curso no Centro. O trabalho em ¿comunidades de prática de investigação¿ (COPIN) como espaços de formação e produção será aprofundado. Continuar-se-á a procurar prosseguir a senda de sucesso ao nível de candidaturas de projetos a financiamento, a melhorar condições de acolhimento e formação para jovens investigadores, assim como a melhoria da qualidade e impacto da publicação científica. Torna-se absolutamente necessário: financiamento para traduções e proofreading de artigos a submeter a revistas internacionais; prosseguir a publicação da ESC; adquirir computadores (com o reduzido montante atribuído, apenas é possível contabilizar aquisição de 2); participação em congressos (de lembrar que o CIIE tem mais de 100 membros, tornando-se ridículo o exíguo nº de participações em congressos que conseguirá garantir); vinda de consultores externos; overheads¿ O sucesso do Centro do Centro é em larga medida fruto de financiamento não-nacional e de trabalho excessivo da equipa que será incomportável a curto prazo com o financiamento plurianual residual atribuído pela FCT a partir de 2015. Efetivamente, o CIIE passou a contar com ¿38.854,00, o que não é condizente com a 2ª melhor classificação obtida no painel de CE (21/25) na última avaliação. Passou a haver apenas orçamento para RH (2 membros no staff de apoio), e não considerando a FCT elegíveis despesas com vencimentos de uma das técnicas por efetivação (forçosa com término de contrato anterior), encontra-se o CIIE numa posição francamente desagradável e delicada, mesmo no interior da FPCEUP. Assim, voltamos a solicitar o reforço do financiamento de montante pelo menos igual ao do período anterior a 2015 com vista a assegurar o normal funcionamento do CIIE ao longo do ano de 2019. ¿ Despesas com recursos humanos ¿ encargos com uma das técnicas do staff, neste momento com bolsa (BTI): ¿10.650,00 euros (¿745 * 12 meses + seguro social voluntário e seguros de acidentes pessoais) ¿ Em missões de membros da equipa prevêem-se: 8 deslocações nacionais: ¿1680 (cada: viagem, 1 noite de alojamento e registo ¿ ¿60 + ¿70 + ¿80); 6 deslocações ao estrangeiro para participação em eventos científicos e meetings de projetos de relevância internacional: ¿3900 (cada: viagem, 2 noites de alojamento e registo ¿ ¿300 + (¿100 * 2) + * 150); prevê-se também a vinda ao Centro de consultores nacionais ou estrangeiros (despesas de deslocação e alojamento), desig

European Commission

Deaf Language Awareness [National Team Leader]

https://deaflanguage.eu/portuguese-and-lgp/

European Commission

Spread the Sign 360 [National Team Leader]

https://new.spreadthesign.com/pt.pt/photosphere/

European Commission

Spread Share – Connecting trainers of deaf pupils in Europe [National Team Leader]

Circulação e Consumo de Produções Culturais Surdas em Espaços Escolares Bilíngues – Aproximações a escolas de surdos do sul do Brasil e escolas de referência na educação de surdos em Portugal

European Commission

Spread the Sign – Partnership

European Commission

Spread the Sign – Dissemination in Europe of Vocational Sign Language [National Team Leader]

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Projecto Estratégico - UI 167 - 2011-2012

The strategic project that CIIE presents to 2011-2012 is framed by a central focus on financed research projects and the dissemination of their outcomes as well as the training of young researchers PhD, Ma & Post-doctoral in national and international network. _There is common concern with inequalities and exclusion in education, concerns clearly expressed in recent European policy documents. Education is considered in its formal and non-formal forms. Adult education, teacher and educators training, disabilities and inclusion studies, minorities and intercultural, citizenship and gender studies, childhood and youth studies are recognised Education Sciences scientific areas in this strategic project. The project is developed along four main scientific areas 'programatic areas': AREA 1 - Politics, Policies & Participation; AREA 2 - Training, Knowledge and Education & Work Contexts; AREA 3 - Citizenship, Diversity & Historical Knowledge; AREA 4 - Innovation, Creativity and Local Development. This strategic project is centered on developing a sound articulation between research and postgraduate courses MA in Education, PhD in Education Sciences in UPorto as well as w/ other higher education institutions on the basis of international and national networks.Briefly, it may be stressed that this is a Strategic Project centered in the development of the research of its 15 Projects financed by external agencies to the Centre and the training/supervision of more than 50 PhD theses, and mainly in the dissemination of their outcomes submitting papers to international journals cited in ISI Web of Knowledge, SCOPUS & ERIH.

European Commission

(FP7) PROFACITY – Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations [National Team Leader]

European Commission

Spread the Sign - Communication in national Sign Language [National Team Leader]

European Commission

Spread the Sign [National Team Leader]

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

VPP - Vivências, Percursos e Produções Científicas em Ciências da Educação

European Commission

Le Retour Réflexif et ses Pratiques [National Team Leader]

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

FIIP - Formação Inicial e Identidades Profissionais no 1º CEB: Currículo e Identidades Profissionais de Base

Gestos Lusófonos: Projeto de colaboração com Angola no âmbito da surdez e da mobilidade e acolhimento de crianças e jovens surdos angolanos

Journal article

Deaf education in Portugal and Brazil in the nineteenth century: Similarities and differences

Sofiato, Cássia Geciauskas; Coelho, Orquídea; VAZ DE CARVALHO, PAULO

Other output

Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of sign languages. International Project "Spread the Sign"

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Other output

Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of sign languages. International Project "Spread the Sign"

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Journal article

Em defesa de escolas bilíngues de surdos: Interlocuções dos movimentos de resistência em Portugal e Brasil

Moraes, Violeta; Klein, Madalena; Coelho, Orquídea

Journal article

A formação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa: cenários/ambientes, incômodos/tensões, interpessoalidades/alteridades e perspectivas/horizontes

Lobato, Huber Kline Guedes; Coelho, Orquídea; Bentes, José Anchieta de Oliveira

Journal article

A educação de Populações Indígenas em Moçambique: do período colonial ao início da era Pós-Independência

Bavo, Názia Anita Cardoso; Coelho, Orquídea

Conference abstract

O método etnográfico na investigação sobre a educação de Surdo/as

Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António

Conference poster

RSU e o projeto Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education

Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea

Conference abstract

The performance of Sign Language Translators and Interpreters in Higher Education: dialogue between Portugal and Brazil

Lobato, Huber Kline Guedes; Coelho, Orquídea; Bentes, José Anchieta de Oliveira

Book chapter

Identidade profissional e identidade pessoal dos/as professores/as surdos/as de LGP: Em busca da cidadania

Morgado, Carolina; Coelho, Orquídea; Lopes, Amélia

Journal article

Em defesa de escolas bilíngues de surdos: Interlocuções dos movimentos de resistência em Portugal e Brasil

Moraes, Violeta; Klein, Madalena; Coelho, Orquídea

Journal article

Deaf education in Portugal and Brazil in the nineteenth century: Similarities and differences

Sofiato, Cássia Geciauskas; Coelho, Orquídea; VAZ DE CARVALHO, PAULO

Other output

Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of sign languages. International Project "Spread the Sign"

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Other output

Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of sign languages. International Project "Spread the Sign"

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Journal article

A formação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa: cenários/ambientes, incômodos/tensões, interpessoalidades/alteridades e perspectivas/horizontes

Lobato, Huber Kline Guedes; Coelho, Orquídea; Bentes, José Anchieta de Oliveira

Journal article

A educação de Populações Indígenas em Moçambique: do período colonial ao início da era Pós-Independência

Bavo, Názia Anita Cardoso; Coelho, Orquídea

Journal article

Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual/de Sinais em Portugal e no Brasil: Função, Formação, Deveres e Responsabilidades/Atribuições

Lobato, Huber Kline Guedes; Coelho, Orquídea; Bentes, José Anchieta de Oliveira

Conference abstract

O método etnográfico na investigação sobre a educação de Surdo/as

Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António

Journal article

The education of indigenous populations in Mozambique: from the Colonial Period to the beginning of the Post-Independence Era

Bavo, Názia Anita Cardoso; Coelho, Orquídea

Conference poster

RSU e o projeto Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education

Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea

Conference abstract

As práticas para inclusão de estudantes com NEE propostas nos regulamentos/estatutos das instituições de ensino superior públicas portuguesas

Figueiredo, Mariana; Coelho, Orquídea; Veiga, Amélia

Conference abstract

Práticas de investigação sobre educação de Surdos/as: uma relação que se quer mais cultural e alter

Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António

Conference abstract

The performance of Sign Language Translators and Interpreters in Higher Education: dialogue between Portugal and Brazil

Lobato, Huber Kline Guedes; Coelho, Orquídea; Bentes, José Anchieta de Oliveira

Book chapter

Identidade profissional e identidade pessoal dos/as professores/as surdos/as de LGP: Em busca da cidadania

Morgado, Carolina; Coelho, Orquídea; Lopes, Amélia

Book chapter

A entrevista compreensiva como mecanismo instituinte da flexibilidade metodológica na relação com surdos/as

Muengua, Luís; Coelho, Orquídea; Pinto, Jorge

Book chapter

O estudante surdo com baixa visão no ensino superior: Um estudo de caso

Oliveira, Ana; Coelho, Orquídea; Rebelo, António

Other output

Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of haptic signs. International Project Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education (2019-1-SE01-KA201-060404)

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno; Gil, Cristina; Liques, Paula

Conference poster

RSU e o projeto Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education

Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea

Other output

Online, visual, multilingual and free access "dictionary" of haptic signs. International Project Social Haptic Signs for the Deaf and Blind in Education (2019-1-SE01-KA201-060404)

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno; Gil, Cristina; Liques, Paula

Book chapter

Experiências de educação bilíngue para surdos: entrelaçamentos entre Brasil e Portugal

Sofiato, Cássia Geciauskas; VAZ DE CARVALHO, PAULO; Coelho, Orquídea

Journal article

A educação de surdos no Brasil no século XIX e o legado de países europeus

Sofiato, Cássia Geciauskas; Carvalho, Paulo Vaz de; Coelho, Orquídea

Conference abstract

Políticas educativas para a área da surdez em Moçambique (2000 - 2020): percurso, conquistas e desafios.

Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Cipriano, António

Journal article

Ensino e Aprendizagem do Português (L2/LE) por Alunos Surdos em Moçambique

Bavo, Názia; Coelho, Orquídea

Conference paper

Educação de Surdos em Moçambique: políticas, práticas pedagógicas e (ex)inclusão no ensino secundário

Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António

Conference abstract

Educação de Surdos em Moçambique: políticas, práticas pedagógicas e (ex)inclusão no ensino secundário

Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António

Conference poster

Legislação e práticas das instituições de ensino superior públicas portuguesas na inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais

Figueiredo, Mariana; Coelho, Orquídea; Veiga, Amélia

Book chapter

Educação de surdos em Moçambique: Políticas, práticas pedagógicas e (ex)inclusão no ensino secundário

Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Gonçalves, António

Other output

Open Access Bilingual E-courses Portuguese/Portuguese Sign Language. International Project Deaf Language Awareness (2018-1-PL01-KA204-051109)

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Other output

Open Access Bilingual E-courses Portuguese/Portuguese Sign Language. International Project Deaf Language Awareness (2018-1-PL01-KA204-051109)

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Book chapter

Cidadanias Profanas e Surdos Isolados: Reflexão sobre temas e desafios ético-metodológicos de uma pesquisa europeia.

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Journal article

Constructos freirianos enlaçados às representações sociais de professores sobre o ensino de LIBRAS

Silveira, Andrea Pereira; Nascimento, Ivany Pinto; Coelho, Orquídea

Journal article

As implicações da espacialização como categoria analítica da conversa na Língua Brasileira de Sinais e na Língua Gestual Portuguesa

Gomes, Dannytza; Coelho, Orquídea; Morgado, Celda

Conference paper

A educação de surdos no Brasil e em Portugal nos oitocentos

Sofiato, Cássia Geciauskas; Coelho, Orquídea; VAZ DE CARVALHO, PAULO

Conference paper

Língua de sinais/gestual, a língua dos surdos na vida dos ouvintes: percepções, impactos e significados

FURLANETTO, CLAUDIA; Coelho, Orquídea; Lebedeff, Tatiana Bolivar

Conference poster

Políticas educativas para a área da surdez em Moçambique (2000 - 2020): percurso, conquistas e desafios

Muengua, Luís; Magalhães, António; Coelho, Orquídea; Cipriano, António

Conference poster

Duas línguas à conversa na aula de Filosofia

Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea

Book chapter

Cidadanias Profanas e Surdos Isolados: Reflexão sobre temas e desafios ético-metodológicos de uma pesquisa europeia

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Book chapter

O modelo bilingue da educação de surdos em Portugal.

CORREIA, Fátima Sá; Coelho, Orquídea

Journal article

FORMAS POSSÍVEIS DE SER NAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS EM PORTUGAL

Witchs, Pedro Henrique; Lopes, Maura Corcini; Coelho, Orquídea

Journal article

PERTINÊNCIA E URGÊNCIA DA LÍNGUA DE SINAIS (L1) E DO PORTUGUÊS (L2/LE) NO CURRÍCULO DOS ALUNOS SURDOS EM MOÇAMBIQUE

Bavo, Názia Anita; Coelho, Orquídea

Journal article

A profissão de intérprete de língua gestual: estudo sobre avaliação

RODRIGUES, Ana; Coelho, Orquídea

Conference poster

Aspectos visuais em línguas de sinais e a percepção científica: um caso na Astronomia

Ferreira, Vanessa Cristina; Carvalho, Paulo Simeão; Pinto, Jorge; Casa-Nova, César; Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea

Conference poster

Aspectos visuais em línguas de sinais e a percepção científica: um caso na Astronomia

Ferreira, Vanessa Cristina; Carvalho, Paulo Simeão; Pinto, Jorge; Casa-Nova, César; Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea

Book chapter

A Educação Bilingue numa EREBAS: diversidade cultural e acesso ao currículo dos alunos surdos: estudo de caso

Pedroso, Kamilla; Coelho, Orquídea

Journal article

Glossário de atividades físicas e desportivas em LGP

Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea

Conference abstract

O papel do Spread the Sign na inclusão educativa e social dos surdos.

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Journal article

Alunos surdos na aula de educação física: que responsabilidades?

Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea

Book chapter

O ensino de língua gestual portuguesa: fios e desafios de um professor surdo

Silveira, Andrea Pereira; Coelho, Orquídea; Nascimento, Ivany Pinto

Conference poster

Didática do Português para Alunos Surdos em Escolas Regulares Moçambicanas

Bavo, Názia Anita; Coelho, Orquídea

Conference poster

Cultura surda, identidade e artes na escola bilingue.

Morgado, Carolina; Alves, Cláudia; Muengua, Luís; Coelho, Orquídea

Conference abstract

O papel do Spread the Sign na inclusão educativa e social dos surdos

Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea

Book chapter

A interface entre o processo formativo docente e a prática de ensino de língua gestual portuguesa.

Silveira, Andrea Pereira; Coelho, Orquídea

Journal article

Língua gestual portuguesa e seus aspectos políticos e sociais na educação de surdos

Witchs, Pedro Henrique; Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea

Preface / Postscript

Prefácio

Coelho, Orquídea

Conference abstract

Implantação coclear em crianças surdas pré-linguísticas. Práticas educativas e de reabilitação: Apresentação de alguns resultados

Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea

Journal article

Educação de surdos no Brasil e Portugal:políticas de reconhecimento linguístico, bilinguismo e formação docente

Santos, Angela Nediane dos; Coelho, Orquídea; Klein, Madalena

Book chapter

O SignWriting enquanto proposta pedagógica assente na experiência visual do surdo

Pinto, Jorge; Coelho, Orquídea

Journal article

A língua gestual na aula de Educação Física: Como comunicam os professores com os alunos surdos nas EREBAS

Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea

Journal article

Escolas de Referência para a Educação Bilíngue de alunos surdos (EREBAS) em Portugal: a prática e o discurso teórico no ensino da Língua Portuguesa como segunda Língua

Costa-Bayer, Karla; Coelho, Orquídea; Correia, José Alberto

Conference abstract

A língua gestual na aula de Educação Física: Como comunicam os professores com os alunos surdos nas EREBAS

Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea

Conference poster

Políticas de Inclusão e Estratégias de Ensino da Língua Portuguesa (L2/LE) a Alunos Surdos em Turmas Regulares de Escolas Moçambicanas

Bavo, Názia Anita; Coelho, Orquídea; Ngunga, Armindo

Conference poster

A língua gestual na aula de Educação Física: Como comunicam os professores com os alunos surdos nas EREBAS

Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea

Conference poster

O Intérprete na Aula de Educação Física

Sarmento, Fátima; Coelho, Orquídea

Conference poster

(Re)Pensar a Língua Gestual Portuguesa em contextos específicos de aprendizagem

Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea

Journal article

APRENDER/ENSINAR FILOSOFIA EM LÍNGUA GESTUAL PORTUGUESA

Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea

Journal article

Revolução de Abril, educação de surdos/as e ensino da filosofia: da deficiência à pertença cultural

Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea

Journal article

Com as mãos se faz o ser: aprender/ensinar filosofia em contexto de surdez

Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea; Magalhães, António; Benvenuto, Andrea

Book chapter

Crianças Surdas Implantadas, Trabalho Pedagógico e Envolvimento Parental numa Perspectiva de Educação Bilingue

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Book chapter

Crianças Surdas Implantadas, trabalho pedagógico e envolvimento parental numa perspectiva de educação bilingue

Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno

Book chapter

Apresentação

Coelho, Orquídea

Journal article

Relocating social justice to the axis of citizenship: for a deaf mediation

Vaz, Henrique; Coelho, Orquídea

Book chapter

Outridades espaciais: heterotopias da educação dos surdos em Portugal

Salge, Tiago; Vaz, Henrique; Coelho, Orquídea

Journal article

Learning/teaching philosophy in sign language as a cultural issue

Correia, Fátima Sá; Coelho, Orquídea; Magalhães, António; Benvenuto, Andrea

Book chapter

A terapia da fala na educação bilingue de alunos surdos

Santos, Joana; Coelho, Orquídea

Book chapter

Será o signwriting um instrumento facilitador do acesso a um melhor desempenho linguístico do aluno surdo na língua portuguesa?

Pinto, Jorge; Coelho, Orquídea

Conference abstract

(Re)Pensar a Língua (LGP) em contextos de aprendizagem específicos

Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea

Conference abstract

(Re)Think Portuguese Sign Language in specific learning contexts

Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea

Book chapter

Da preservação à reclamação de marcadores culturais na (re)construção identitária de universitários surdos

Magalhães, Catarina; Coelho, Orquídea

Book chapter

Negando a incomunicabilidade surda: a importância das interações comunicacionais em contexto familiar

Lopes, Cátia; Coelho, Orquídea

Book chapter

Surdos isolados , línguas, cidadania, identidade e iliteracia

Coelho, Orquídea; Cortes, Susana

Book chapter

Fontes de (in)formação em sexualidade: perceções de jovens alunos surdos no Porto

Pina, Ana; Coelho, Orquídea

Book

Cartografias da surdez: Comunidades, línguas, práticas e pedagogia

Coelho, Orquídea

Conference abstract

O dicionário científico on line. Um recurso digital para a Educação científica dos surdos

Mariani, Ruth; Castro, Helena C.; Delou, Cristina; Coelho, Orquídea

Journal article

A situação do intérprete de Língua Gestual Portuguesa no contexto do ensino superior universitário e politécnico

Rubim, Claudia; Coelho, Orquídea; Trindade, Rui

Journal article

A situação do intérprete de Língua Gestual Portuguesa no contexto do ensino superior universitário e politécnico

Rubin, Claudia; Coelho, Orquídea; Trindade, Rui

Book chapter

Crianças surdas profundas, implante coclear e educação bilingue: desafios e procedimentos em Portugal.

Coelho, Orquídea; Amorim, Cândida; Mendes, Bruno

Book chapter

Surdité ou deafhood?: la conscience d'une discrimination comme voie vers l'affirmation de la difference.

Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique

Book chapter

Surdos estudam e investigam na Universidade do Porto: contributos para a reflexão sobre a universidade inclusiva no âmbito da surdez.

Coelho, Orquídea

Book chapter

Deafness or deafhood? The awareness of discrimination as a path towards affirming the difference.

Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique

Book chapter

Researching with "isolated" deaf: the interview as an hermeneutical conversation.

Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno; Vaz, Henrique

Book chapter

La recherche avec les sourds "isolés": l'entretien comme conversation herméneutique.

Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Mendes, Bruno; Vaz, Henrique

Book

Prendre soin, prendre part, vivre avec. Enjeuz et défis de la citoyenneté profane dans les rapports santé-société. Quelles médiations? /Cuidar, Tomar Parte, viver com. Questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/sociedade. Que mediações?

Coelho, Orquídea

Conference poster

Língua de Sinais Brasileira e os conceitos científicos e biotecnologia: integração de um dicionário científico online

Mariani, Ruth; Coelho, Orquídea

Book chapter

La recherche avec des sourds «isolés»: L'entretien comme conversation herméneutique

Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno

Book chapter

Deafness or deafhood? The awareness of discrimination as a path towards affirming the difference

Mendes, Bruno; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique

Book chapter

Researching with "isolated" deaf: the interview as an hermeneutical conversation

Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno

Book chapter

La recherche avec des sourds «isolés»: L’entretien comme conversation herméneutique

Felizes, Raquel; Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno

Book chapter

Crianças surdas profundas, implante coclear e educação bilingue: desafios e procedimentos em Portugal

Coelho, Orquídea; Amorim, Cândida; Mendes, Bruno

Edited book

Prendre soin, prendre part, vivre avec. Enjeuz et défis de la citoyenneté profane dans les rapports santé-société. Quelles médiations? // Cuidar, Tomar Parte, viver com. Questões e desafios da cidadania profana na relação saúde/sociedade. Que mediações?

Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno

Journal article

In/exclusão no trabalho e na educação: aspectos mitológicos, históricos e conceituais. Recensão à obra de Lucídio Bianchetti e José Alberto Correia

Coelho, Orquídea

Book chapter

Conceptualizações da surdez, manifestações e marcas da cultura surda e os casamentos "endógamos" surdos

Coelho, Orquídea

Conference abstract

Deaf, sports and physical education: Contributes of LGP (Portuguese sign language) to the learning/teaching process of deaf students

Sarmento, Fátima; Corredeira, Rui; Coelho, Orquídea

Other output

Web-documentário PROFACITY

Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno

Other output

Training Module - Réponses: to be and not to be a citizen in Europe

Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno

Conference poster

SignWriting in the performance of writing competences of the Deaf Students

Pinto, Jorge; Coelho, Orquídea; Trindade, Rui; Stumpf, Marianne

Conference poster

The Educational Interpreter: coverage and specificities of Translation and Interpretation in Portuguese Sign Language

Rubim, Cláudia; Coelho, Orquídea; Trindade, Rui; Bizarro, Rosa

Conference poster

Interviews with Isolated Deaf. Report of a research experience

Cortes, Susana; Coelho, Orquídea

Other output

Online Webdocumentary PROFACITY. International Project PROFACITY - Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations (7th FP/ CT/SSH/2008/- 225511)

Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno

Other output

Online Training Module - Réponses: to be and not to be a citizen in Europe. International Project: PROFACITY - Profane Citizenship in Europe: Testing Democratic Ownership in Hybrid Situations (7th FP/ CT/SSH/2008/- 225511)

Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno

Book chapter

Le "maître ignorant" revisité sous l'angle de la surdité

Fusellier-Souza, Ivani; Coelho, Orquídea

Book chapter

Apresentação

Coelho, Orquídea

Journal article

Da lógica da justificação à lógica da descoberta: ser surdo num mundo ouvinte: um testemunho autobiográfico

Coelho, Orquídea

Book chapter

Surdez, educação e cidadania: duas línguas para um caminho e para um mundo.

Coelho, Orquídea

Book

Um copo vazio está cheio de ar. Assim é a surdez

Coelho, Orquídea

Conference paper

Cidadanias profanas: Os meios tradutores ou a hibridez dos procedimentos metodológicos

Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Mendes, Bruno; Silva, Sara

Conference paper

Cidadanias Profanas: os meios tradutores ou a hibridez dos procedimentos metodológicos.

Coelho, Orquídea; Vaz, Henrique; Silva, Sara; Mendes, Bruno

Book chapter

A formação inicial de professores do 1º CEB nas duas últimas décadas: uma caracterização a partir de discursos de natureza sócio/política

Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, A.; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea

Journal article

Os licenciados em ciências da educação: itinerários de inserção e configuração da profissão

Costa, Alexandra Sá; Coelho, Orquídea; Moreira, Rui

Book chapter

No tear da construção de sentido: dinâmicas relacionais e emocionais: um tributo a Manuela Malpiqe

Coelho, Orquídea

Book chapter

A formação inicial de professores do 1º CEB nas duas últimas décadas: uma caracterização a partir de discursos de natureza sócio-política.

Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Ribeiro, Agostinho; Coelho, Orquídea

Book chapter

Surdos e ouvintes, mais que uma língua em cada língua

Coelho, Orquídea; Gomes, Maria do Céu; Cabral, Eduardo

Thesis / Dissertation

Construindo carreiras: (re)desenhar o percurso educativo dos surdos e partir de modelos bilingues

Orquídea Coelho

Book chapter

A formação inicial de professores do 1º CEB nas duas últimas décadas: uma caracterização a partir de discursos de natureza sócio/política

Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, A.; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea

Book chapter

Uma língua nas nossas mãos: argumentos para uma educação bilingue dos surdos

Cabral, Eduardo; Coelho, Orquídea

Book chapter

Diferentes somos todos: a educação dos surdos como mediação cultural

Gomes, Maria do Céu; Cabral, Eduardo; Coelho, Orquídea

Book chapter

Metacognição e surdez: algumas considerações em torno do projecto "Le Retour Réflexif et ses pratiques"

Coelho, Orquídea

Book chapter

La métacognition dans la surdité pré-linguistique: les témoignages des sourds

Coelho, Orquídea; Cabral, Eduardo; Gomes, Maria do Céu

Conference abstract

Caracterização dos modos da profissionalidade dos licenciados em ciências da educação

Costa, Alexandra; Moreira, Rui; Coelho, Orquídea

Book chapter

A metacognição na surdez pré-linguística: os testemunhos dos surdos

Coelho, Orquídea; Cabral, Eduardo; Gomes, Maria do Céu

Book

Perscrutar e escutar a surdez

Coelho, Orquídea

Journal article

Penser la metacognition dans la Surdité: communication, réflexivité et médiation

Coelho, Orquídea

Journal article

Estudo exploratório sobre currículo de formação inicial e identidade profissional de docentes do 1º CEB: indícios sobre o papel do envolvimento dos estudantes na gestão do seu currículo de formação

Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea; Sousa, Cristina; Silva, Manuel António; Rocha, Rosália; Fragateiro, Lurdes

Journal article

Formação de surdos: ao encontro da legitimidade perdida

Coelho, Orquídea; Cabral, Eduardo; Gomes, Maria do Céu

Journal article

As (in)comunicabilidades na formação de surdos e ouvintes: o que urge fazer entre surdos e ouvintes

Coelho, Orquídea

Other output

Metacognição e surdez: algumas considerações em torno do projeto Le Retour Réflexif et ses Pratiques

Coelho, Orquídea

Other output

A Metacognição na surdez pré-linguística: Os testemunhos dos surdos

Coelho, Orquídea; Cabral, Eduardo; Gomes, Maria do Céu

Other output

Módulo de Formação: O Retorno Reflexivo e as suas Práticas.

Pacheco, Natércia; Coelho, Orquídea

Journal article

Estudo exploratório sobre currículo de formação inicial e identidade profissional de docentes do 1º CEB: indícios sobre o papel do envolvimento dos estudantes na gestão do seu currículo de formação

Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea; Sousa, Cristina; Silva, Manuel António; Rocha, Rosália; Fragateiro, Lurdes

Journal article

Estudo exploratório sobre currículo de formação inicial e identidade profissional de docentes do 1º CEB: Indícios sobre o papel do envolvimento dos estudantes na gestão do seu currículo de formação [Exploratory study on the initial training curriculum and professional identity of 1st Cycle of Basic Education teachers: Evidence on the role of student involvement in the management of their training]

Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea; Sousa, Cristina; Silva, M. A.; Rocha, R.; Fragateiro, Lurdes

Conference abstract

Formação inicial e identidades profissionais no 1º CEB: uma pré-análise dos discursos sócio/políticos das décadas de 80 e 90 [Initial training and professional identities in the 1st Cycle of Basic Education: a pre-analysis of the 80s and 90s socio/political discourses]

Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, Agostinho; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea

Conference abstract

Pensar a metacognição na surdez: comunicação, cultura, reflexividade e mediação

Coelho, Orquídea; Pacheco, Natércia

Conference abstract

Formação inicial e identidades profissionais no 1º CEB: uma pré-análise dos discursos sócio/políticos das décadas de 80 e 90

Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, Agostinho; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea

Conference abstract

Formação inicial e identidades profissionais no 1º CEB: uma pré-análise dos discursos sócio/políticos das décadas de 80 e 90

Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Ribeiro, Agostinho; Ferreira, Elisabete; Coelho, Orquídea

Journal article

Recensão/Comentário dos Cadernos de Coeducação “Des-fiar as Vidas: Perspectivas biográficas, mulheres e cidadania”

Coelho, Orquídea

Journal article

Recensão/ Comentário do Cadernos de Coeducação “Meios escolares e questões de género: elementos de reflexão para a prática do ensino”

Coelho, Orquídea

Book chapter

E depois da escola?: formação, autoformação e transição para a vida activa dos surdos em Portugal

Coelho, Orquídea

Conference paper

Gestos lusófonos: projecto de cooperação com Angola no âmbito da surdez

Coelho, Orquídea; Pacheco, Natércia; Cabral, Eduardo

Thesis / Dissertation

E depois da escola? Formação, auto-formação e transição para a vida activa dos surdos em Portugal

Orquídea Coelho

Conference paper

Projecto "Momento da Notícia" - os lugares possíveis de uma intervenção

Sousa, Ana; Ramos, Fátima; Pinheiro, José; Coelho, Orquídea