Membros Integrados
Professor(a) auxiliar
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal
E-mail
pnogueira@fpce.up.pt
Telefone
+ 351 220 400 607 (ext 357)
Paulo Nogueira teaches and researches in the field of Arts Education, both in the context of training visual arts teachers and supervising doctoral theses and research projects in PhD programs. At Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP) he teaches Psychology of Arts Education; Arts and Visual Culture Education; and Writing Workshop, in a close connection to the Master's degree in Visual Arts Teaching, of which he was director between 2021 and 2023, in subjects related to research and visual arts teaching practice. He also teaches in the PhD in Arts Education at Faculty of Fine Arts of the University of Porto (FBAUP). In both contexts, he leads and evaluates different proceedings regarding arts education, engaging in discussions and scientific events. He is a member of the Centre for Research and Educational Intervention (CIIE/FPCEUP) and of the Institute for Research in Art, Design and Society (i2ADS/FPBAUP) at the University of Porto, Portugal. [Paulo Nogueira tem vindo a desenvolver a sua atividade docente e de investigação no campo da educação artística, quer no contexto da formação de professores de artes visuais, quer na orientação de teses e projetos de investigação ao nível do doutoramento. Na FPCEUP é docente de Psicologia da Educação Artística; Educação Artística e Cultura Visual; e Oficina de Escrita, desenvolvendo uma estreita atividade docente no Mestrado em Ensino de Artes Visuais, do qual foi diretor entre 2021 e 2023, em disciplinas relacionadas com a investigação e a prática docente em artes visuais. É professor no Doutoramento em Educação Artística na FBAUP. Em ambos os contextos tem estado envolvido em equipas de coordenação e avaliação e em diferentes grupos de reflexão sobre educação artística, designadamente através da realização de debates e eventos científicos. É membro do Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE/FPCEUP) e do Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS/FPBAUP).]
2012 – Doutoramento em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
Estudos culturais e artísticos; Educação artística; Práticas de escrita.
[in]visibilidade das identidades nos manuais escolares portugueses do 1º ano do ensino básico de Estudo do Meio a partir de 1974
O projeto [in]visible tem foco no estudo da (in)visibilidade da representação das identidades nas imagens e ilustrações dos manuais escolares de Estudo do Meio no 1º ano do ensino básico em Portugal a partir de 1974. O princípio da escolarização utiliza o manual escolar como uma ferramenta didática essencial que acompanha as aprendizagens. Trata-se de livros criados por editoras, validados pelo Ministério da Educação, selecionados pelas escolas e nos quais é depositada a confiança de transmissão de conhecimentos, mas também das directrizes de um país inserido nos valores do mundo globalizado. Os exemplos apresentados nas imagens dos manuais escolares oferecem, relativamente às estruturas sociais, políticas e culturais, um apoio para o (re)conhecimento de si e do outro. (Re)conhecimento de quem se vê espelhado e que serve de modelo, mas também de quem é invisível. A (não) presença de representações imagéticas de identidades nestes livros que acompanham o conhecimento dos mundos, influenciam o modo como o passado-presente-futuro é construído. Pretende-se verificar se estes manuais escolares espelham a política educativa governamental, e estudar como neles as identidades são apresentadas e representadas.
Almeja-se desenvolver uma análise crítica sobre como a imagem contribui para a construção de uma representação de normalidade sobre as identidades, em que estereótipos tendem a ser naturalizados. Para isso, do ponto de vista metodológico, através de uma estratégia mista, que utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas de recolha de informação, serão analisados, a partir das imagens, os manuais escolares de Estudo do Meio e será criado um arquivo histórico destas representações. Interessa desenhar e expor um pensamento visual sobre as (in)diferentes representações de identidades (in)visíveis desde que Portugal saiu da ditadura, com as marcas do passado, e atravessado pelos diferentes desenhos curriculares e publicações até aos anos 20 do séc. XXI. Os critérios do projeto centram-se na pluralidade de representação no que se refere a singularidades de identidades (não)discriminadas, como a diversidade étnica e cultural, o género, a orientação sexual, as idades, os estratos sociais e a capacidade reduzida.
As investigações sobre os manuais escolares relacionadas com questões de estereótipos e discriminação étnica/racial/cultural, e que exploram as noções de marginalidade e discriminação, estão apenas a ser desenvolvidas fora de Portugal[1]. As pesquisas em torno dos manuais têm vindo a multiplicar-se por todo o mundo, mas centram-se em análises dos contextos (geográficos/temporais) e textos de disciplinas específicas, assumindo este programa a necessidade de avançar com estudos aprofundados dos elementos visuais, afastando-se da centralidade do texto. Sendo a imagem no manual escolar um elemento fulcral no início da escolarização, para uma aprendizagem multimodal ‘atrativa’, e com crescente utilização desde o início do séc. XX[2], merece uma atenção que complemente os estudos já realizados e os alargue à realidade nacional.
Se em alguns países houve estudos(1960s) na área da representação das minorias e géneros (US; DE; BR; GB; ES), em Portugal a investigação sobre manuais escolares é parca[3][4], sendo inovadora a abordagem sobre a problemática das identidades a partir das imagens. Investindo neste tema, coloca-se em debate o desafio da pluralidade de identidades e histórias que acompanham o crescimento da diversidade na sala de aula. De acordo com o relatório do Alto Comissariado para as Migrações, é o 1º ciclo que reúne o maior número de estudantes estrangeiros matriculados em Portugal Continental: em 2018/2019 eram 17620. Evidencia-se um crescimento da diversidade cultural, com aumento no ensino básico/secundário (América do Sul-45,1%; PALOP-24,5%; UE-12,3%; Europa de Leste-10,5%; Ásia-8,1%; outros-3,1%), justificando a pertinência deste estudo no campo da diversidade étnica[5].
O estudo pretende construir um arquivo atr
DITE - Diverse Internationalisation of Teacher Education
Narrativas de expressividade artística do corpo como experiência de significação da escola
Sexualidades, Juventude e Gravidez Adolescente a Noroeste de Portugal [Sexualities, Youth and Adolescent Pregnancy in the North-West of Portugal]. Funded by FCT (PTDC/SDE/67931/2006]
Project – “Sexualidades, Juventude e Gravidez Adolescente a Noroeste de Portugal” [Sexualities, Youth and Adolescent Pregnancy in the North-West of Portugal]. Funded by FCT (PTDC/SDE/67931/2006). Developed by the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP). Position: Researcher. (2006-2010)
[in]visibilidade das identidades nos manuais escolares portugueses do 1º ano do ensino básico de Estudo do Meio a partir de 1974
O projeto [in]visible tem foco no estudo da (in)visibilidade da representação das identidades nas imagens e ilustrações dos manuais escolares de Estudo do Meio no 1º ano do ensino básico em Portugal a partir de 1974. O princípio da escolarização utiliza o manual escolar como uma ferramenta didática essencial que acompanha as aprendizagens. Trata-se de livros criados por editoras, validados pelo Ministério da Educação, selecionados pelas escolas e nos quais é depositada a confiança de transmissão de conhecimentos, mas também das directrizes de um país inserido nos valores do mundo globalizado. Os exemplos apresentados nas imagens dos manuais escolares oferecem, relativamente às estruturas sociais, políticas e culturais, um apoio para o (re)conhecimento de si e do outro. (Re)conhecimento de quem se vê espelhado e que serve de modelo, mas também de quem é invisível. A (não) presença de representações imagéticas de identidades nestes livros que acompanham o conhecimento dos mundos, influenciam o modo como o passado-presente-futuro é construído. Pretende-se verificar se estes manuais escolares espelham a política educativa governamental, e estudar como neles as identidades são apresentadas e representadas.
Almeja-se desenvolver uma análise crítica sobre como a imagem contribui para a construção de uma representação de normalidade sobre as identidades, em que estereótipos tendem a ser naturalizados. Para isso, do ponto de vista metodológico, através de uma estratégia mista, que utiliza ferramentas quantitativas e qualitativas de recolha de informação, serão analisados, a partir das imagens, os manuais escolares de Estudo do Meio e será criado um arquivo histórico destas representações. Interessa desenhar e expor um pensamento visual sobre as (in)diferentes representações de identidades (in)visíveis desde que Portugal saiu da ditadura, com as marcas do passado, e atravessado pelos diferentes desenhos curriculares e publicações até aos anos 20 do séc. XXI. Os critérios do projeto centram-se na pluralidade de representação no que se refere a singularidades de identidades (não)discriminadas, como a diversidade étnica e cultural, o género, a orientação sexual, as idades, os estratos sociais e a capacidade reduzida.
As investigações sobre os manuais escolares relacionadas com questões de estereótipos e discriminação étnica/racial/cultural, e que exploram as noções de marginalidade e discriminação, estão apenas a ser desenvolvidas fora de Portugal[1]. As pesquisas em torno dos manuais têm vindo a multiplicar-se por todo o mundo, mas centram-se em análises dos contextos (geográficos/temporais) e textos de disciplinas específicas, assumindo este programa a necessidade de avançar com estudos aprofundados dos elementos visuais, afastando-se da centralidade do texto. Sendo a imagem no manual escolar um elemento fulcral no início da escolarização, para uma aprendizagem multimodal ‘atrativa’, e com crescente utilização desde o início do séc. XX[2], merece uma atenção que complemente os estudos já realizados e os alargue à realidade nacional.
Se em alguns países houve estudos(1960s) na área da representação das minorias e géneros (US; DE; BR; GB; ES), em Portugal a investigação sobre manuais escolares é parca[3][4], sendo inovadora a abordagem sobre a problemática das identidades a partir das imagens. Investindo neste tema, coloca-se em debate o desafio da pluralidade de identidades e histórias que acompanham o crescimento da diversidade na sala de aula. De acordo com o relatório do Alto Comissariado para as Migrações, é o 1º ciclo que reúne o maior número de estudantes estrangeiros matriculados em Portugal Continental: em 2018/2019 eram 17620. Evidencia-se um crescimento da diversidade cultural, com aumento no ensino básico/secundário (América do Sul-45,1%; PALOP-24,5%; UE-12,3%; Europa de Leste-10,5%; Ásia-8,1%; outros-3,1%), justificando a pertinência deste estudo no campo da diversidade étnica[5].
O estudo pretende construir um arquivo atr
DITE - Diverse Internationalisation of Teacher Education
Narrativas de expressividade artística do corpo como experiência de significação da escola
Sexualidades, Juventude e Gravidez Adolescente a Noroeste de Portugal [Sexualities, Youth and Adolescent Pregnancy in the North-West of Portugal]. Funded by FCT (PTDC/SDE/67931/2006]
Project – “Sexualidades, Juventude e Gravidez Adolescente a Noroeste de Portugal” [Sexualities, Youth and Adolescent Pregnancy in the North-West of Portugal]. Funded by FCT (PTDC/SDE/67931/2006). Developed by the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE) of the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP). Position: Researcher. (2006-2010)
Conference abstract
"A animalidade em nós: para uma política das espécies em educação artística
Nogueira, Paulo
Journal article
Narrativas de crianças entre produções literárias: reverso da subalternidade pela experiência educativa, 2024 [Children's narratives among literary productions: the reverse of subalternity through educational experience] (2024, no prelo)
Freitas, André; Pereira, Fátima
Journal article
Being on school: narratives of teachers and students on artistic expressivity between institutional regulations and cultural emancipations (2023, submitted)
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Conference abstract
Conteúdo e forma artística como evento pedagógico na escola: experiências educativas de crianças e de adultos para a mudança de premissa
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Journal article
De que matéria se faz um encontro? Incorporando a complexidade da educação artística [From witch material an encounter is made? Embodying arts education complexity]
Nogueira, Paulo
Book chapter
Ensino e prática artística - dilema, dalética, potência [Teaching and arts practice - dilemma, dialectics, potency]
Nogueira, Paulo
Conference abstract
Dispositivos de suspensão e as descontinuidades de um pensamento em educação artística
Nogueira, Paulo
Conference abstract
"A animalidade em nós: para uma política das espécies em educação artística
Nogueira, Paulo
Journal article
Narrativas de crianças entre produções literárias: reverso da subalternidade pela experiência educativa, 2024 [Children's narratives among literary productions: the reverse of subalternity through educational experience] (2024, no prelo)
Freitas, André; Pereira, Fátima
Journal article
Being on school: narratives of teachers and students on artistic expressivity between institutional regulations and cultural emancipations (2023, submitted)
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Conference abstract
Conteúdo e forma artística como evento pedagógico na escola: experiências educativas de crianças e de adultos para a mudança de premissa
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Book chapter
Ensino e prática artística - dilema, dalética, potência [Teaching and arts practice - dilemma, dialectics, potency]
Nogueira, Paulo
Journal article
De que matéria se faz um encontro? Incorporando a complexidade da educação artística [From witch material an encounter is made? Embodying arts education complexity]
Nogueira, Paulo
Conference abstract
Dispositivos de suspensão e as descontinuidades de um pensamento em educação artística
Nogueira, Paulo
Book chapter
The body in human formation: Sound, colour and feeling in integral education [O corpo na formação humana: Som, cor e sentimento numa educação integral]
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Corresponding author: Freitas, André
Newspaper article
Para onde vai a educação artística? [Where does arts education going?]
Nogueira, Paulo
Book chapter
O corpo na formação humana: som, cor e sentimento numa educação integral [The body in human development: sound, color and feeling in a full education]
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Book chapter
Escritas transdisciplinares em educação artística: perplexidades, escutas e dissonâncias [Transdisciplinary writings in arts education: questioning, listening and dissonance]
Conference abstract
A (nova) dança do existir: processos de participação jovem no Projeto Educativo em Dança de Repertório para Adolescentes (P.E.D.R.A.)
Pedersen, Marcela; Nogueira, Paulo
Journal article
Reconceptualizing Expressive Arts Education in Portugal through a Biographical Narrative Approach
André Freitas; Fátima Pereira; Paulo Nogueira
Conference abstract
How can we keep on talking about learning? Pandemic time and the threat of an art education watched on screen.
Nogueira, Paulo
Conference paper
How can we keep on talking about learning? Pandemic time and the threat of an art education watched on screen
Nogueira, Paulo
Newspaper article
Pandemia e potência (ou a ameça da telescola) [Pandemic and potency (or the threat of the educational television)]
Nogueira, Paulo
Journal article
Perspectivas históricas de la formactión docente para la expresión artística del cuerpo em los caminos de tres profesoras primarias [Historical approaches of the teaching training for the artistic expression of the body in the pathways of three primary teachers]
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Journal article
Perspectivas históricas de la formactión docente para la expresión artística del cuerpo em los caminos de tres profesoras primarias [Historical approaches of the teaching training for the artistic expression of the body in the pathways of three primary teachers]
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Book chapter
O som, a cor e o sentimento do corpo integral na escola a tempo inteiro
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Journal article
Controversies of Expressive Arts Education in Portugal: Insights from Policies and Practices
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Corresponding author: Freitas, André
Edited book
Pequenas histórias: a geografia das crianças [Short stories: the geography of children]
Malpique, Manuela
Book chapter
Experiências de formação e aprendizagem vivenciadas no contexto do Canto Coral: narrativas biográficas [Learning experiences in Choral Singing: biographical narratives]
Sala, Helena; Nogueira, Paulo
Conference abstract
Movimentos expressivos do corpo na educação básica: início de um projeto [Expressive movements of the body in basic education]
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Conference paper
Body movement¿ expressions in basic education
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Corresponding author: Freitas, André
Conference paper
(In)Visibilities of the expressive body movements in the first years of basic education: teachers and students perceptions and experiences
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Corresponding author: Freitas, André
Journal article
Escritores, relação com a escrita e experiência: um campo em educação artística [Writers, relationship with writing and experience: a field in arts education]
Nogueira, Paulo
Conference abstract
Movimentos expressivos do corpo na educação básica: início de um projeto [Expressive movements of the body in basic education]
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Conference paper
Basic education with artistic body expression
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Corresponding author: Freitas, André
Conference poster
(In)visibilities of expressive movements in the first years of basic education: mapping teachers and students narratives in Portugal and Brazil
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Conference poster
Corpo em movimento a partir da área das expressões
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Conference paper
The communicative effect of lectures and communications in high school
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo. Corresponding author: Freitas, André
Book
A escrita, os escritores e a «relação com a escrita». Para uma abordagem narrativa e biográfica em Educação [Writing, writers and «the relationship with writing». Towards a narrative and biographical approach in education]
Nogueira, Paulo
Book chapter
Sexualidades e educação sexual na escola: testemunhos e protocolos sexuais jovens [Sexualities and sex education at school: perceptions and young sexual protocols]
Nogueira, Paulo
Thesis / Dissertation
A Escrita e os Escritores. Instâncias e tensões na «relação com a escrita» - Questões para a educação [Writing and Writers: strenghts and tensions in the «relationship with writing». Education issues]]
Nogueira, Paulo
Book chapter
Educação sexual e contexto escolar: Perspectivas e protocolos sexuais de jovens raparigas e rapazes em Portugal [Sex education and school: interpretations and sexual protocols of young girls and boys in Portugal]
Nogueira, Paulo; Laura Fonseca
Conference poster
Sexual education and the school: perspectives and sexual protocols of young man and woman
Nogueira, Paulo; Fonseca, Laura
Conference abstract
Jovens, educação e protocolos sexuais. Um balanço crítico para pensar novas relações
Nogueira, Paulo
Book chapter
‘Não sei ser útil mesmo sentindo ser prático’ ou o sofrimento redentor de Krasnúkhin. Lugares e práticas da escrita
Nogueira, Paulo
Journal article
Learning experience through diary writing: A case study
Nogueira, P.V.; Canelhas, S.
Magazine article
A estranheza que o Senhor Soares provoca em mim. Boa noite senhor Soares, de Mário Cláudio
Nogueira, Paulo
Journal article
A LCE da Universidade do Porto. Transformações da procura e das lógicas de formação
Nogueira, Paulo; Cristina Rocha
Journal article
Das dialécticas do vazio em educação: elementos para uma justificação do discurso educativo. O caso da reorganização curricular do ensino básico
Nogueira, Paulo
Thesis / Dissertation
Das Dialécticas do Vazio em Educação: elementos para uma justificação do discurso educativo [The Dialectics of The Void in Education. Towards an argument of the educational discourse]
Nogueira, Paulo
Book chapter
Territoires portugais e zones françaises d’éducation prioritaire: une expérience de formation
Nogueira, Paulo
Conference paper
Corpo em movimento na educação básica [Body and movement in basic education]
Freitas, André; Pereira, Fátima; Nogueira, Paulo
Conference paper
Narrativas de vida educativa e literária: contribuições para pensar os modos de escrita no campo da educação [Educational and literary life narratives: writing practices in the field of education]
Nogueira, Paulo
Conference paper
Sexual Education and the School: perspectives and sexual protocols of young man and woman
Nogueira, Paulo
Conference paper
Educação artística na relação com a escrita: narrativas de escritores e pedagogias pessoais [Artistic education in the relationship with writing: writers' narratives and personal pedagogies]
Nogueira, Paulo