Membros Integrados


Investigador(a) júnior


Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal

E-mail
rtsousa@fpce.up.pt


Rita Tavares de Sousa is a researcher at the Faculty of Psychology and Education Sciences of the University of Porto (FPCEUP), in the Centre for Research and Intervention in Education (CIIE). She holds a European PhD (2021) in Educational Sciences aimed at determining the conditions for success and the obstacles to the articulation between teaching and research in ITE in Portugal and England. During its development, she participated in two mobility programmes: at the University of Cumbria (England), and the University of Rio de Janeiro (Brazil). Her Main research interests relate to teacher education, teaching and teachers' professional development, and the research-teaching nexus. She was involved in several national and international funded projects, and is currently a researcher in the national-funded project "Fifty Years of Teaching - Factors of change and intergenerational dialogues" (PTDC/CED-EDG/1039/2021. She coordinates the research community of practice IDEAFor (Identity, Democracy, School, Administration, and Training) and is a member of OBVIE (Observatory of Life in Schools). She is author and/or co-author of papers in scientific peer-review journals, most published in journals with impact factor, and book chapters. She has participated in numerous national and international scientific events with oral presentations, and in the organisation of several international scientific events as a member of the Organising Commission and/or Scientific Committee. She is a Full Member of the CIIE, and a collaborator member at CINTESIS.


2020 – Doutoramento em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal
2009 – Mestrado em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal2008 – Licenciatura em Ciências da Educação – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal


Ciências da educação; Ensino superior; Alunos do ensino superior; Relação pesquisa-ensino.

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fifty Years of Teaching: factors of change and intergenerational dialogues - FYT-ID (PTDC/CED-EDG/1039/2021

European Commission

CARE4SUD - Vocational Training in illicit drug addiction: Equipping Health Care Practitioners with Addiction Treatment competences and techniques

European Commission

BestCare4LGBTQI+

European Commission

S.IN.CA.L.A II (2020-2023): Supporting Informal Carers: A whole family and lifecourse approach II

European Commission

Stay Safe

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto

O CIIE tem por missão a investigação científica, a intervenção e a divulgação em educação, visando contribuir para 1) o reforço do espaço público da educação, 2) o papel da educação na promoção da justiça social, na redução das desigualdades; e 3) o aumento das qualificações científicas e profissionais. Em 2019 o CIIE pretende continuar a: ¿ Desenvolver investigação de elevada qualidade, através de uma abordagem interdisciplinar realizando projetos nacionais e internacionais; ¿ Apoiar a formação de jovens investigadores e profissionais, especialmente através do desenvolvimento de programas de formação pós-graduada de excelência, designadamente o Programa Doutoral em Ciências da Educação da UP, e de supervisão de elevada qualidade; - Reforçar a mobilidade e a partilha internacional de conhecimento, aprofundando a participação existente em redes e consórcios transnacionais e a colaboração bilateral e alargando e diversificando as colaborações internacionais, designadamente no espaço europeu e com PALOP; ¿ Ampliar a disseminação alargada dos resultados de pesquisa, nomeadamente através da publicação em revistas internacionais, da continuidade de linha editorial própria e da organização de seminários e conferências abertas à comunidade; ¿ Fornecer serviços de expertise, avaliação e consultoria para agências governamentais e locais, empresas, escolas, etc. e aprofundar o diálogo com a sociedade civil e stakeholders. Parte significativa do trabalho a realizar fundar-se-á no desenvolvimento do elevado número de projetos internacionais, e também nacionais, em curso no Centro. O trabalho em ¿comunidades de prática de investigação¿ (COPIN) como espaços de formação e produção será aprofundado. Continuar-se-á a procurar prosseguir a senda de sucesso ao nível de candidaturas de projetos a financiamento, a melhorar condições de acolhimento e formação para jovens investigadores, assim como a melhoria da qualidade e impacto da publicação científica. Torna-se absolutamente necessário: financiamento para traduções e proofreading de artigos a submeter a revistas internacionais; prosseguir a publicação da ESC; adquirir computadores (com o reduzido montante atribuído, apenas é possível contabilizar aquisição de 2); participação em congressos (de lembrar que o CIIE tem mais de 100 membros, tornando-se ridículo o exíguo nº de participações em congressos que conseguirá garantir); vinda de consultores externos; overheads¿ O sucesso do Centro do Centro é em larga medida fruto de financiamento não-nacional e de trabalho excessivo da equipa que será incomportável a curto prazo com o financiamento plurianual residual atribuído pela FCT a partir de 2015. Efetivamente, o CIIE passou a contar com ¿38.854,00, o que não é condizente com a 2ª melhor classificação obtida no painel de CE (21/25) na última avaliação. Passou a haver apenas orçamento para RH (2 membros no staff de apoio), e não considerando a FCT elegíveis despesas com vencimentos de uma das técnicas por efetivação (forçosa com término de contrato anterior), encontra-se o CIIE numa posição francamente desagradável e delicada, mesmo no interior da FPCEUP. Assim, voltamos a solicitar o reforço do financiamento de montante pelo menos igual ao do período anterior a 2015 com vista a assegurar o normal funcionamento do CIIE ao longo do ano de 2019. ¿ Despesas com recursos humanos ¿ encargos com uma das técnicas do staff, neste momento com bolsa (BTI): ¿10.650,00 euros (¿745 * 12 meses + seguro social voluntário e seguros de acidentes pessoais) ¿ Em missões de membros da equipa prevêem-se: 8 deslocações nacionais: ¿1680 (cada: viagem, 1 noite de alojamento e registo ¿ ¿60 + ¿70 + ¿80); 6 deslocações ao estrangeiro para participação em eventos científicos e meetings de projetos de relevância internacional: ¿3900 (cada: viagem, 2 noites de alojamento e registo ¿ ¿300 + (¿100 * 2) + * 150); prevê-se também a vinda ao Centro de consultores nacionais ou estrangeiros (despesas de deslocação e alojamento), desig

SINCALA - SUPPORTING INFORMAL CARERS: A WHOLE-FAMILY & LIFECOURSE APPROACH

Fundação Calouste Gulbenkian

Cuidar de Quem Cuida

European Commission

EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders

ActiveAdvice - Decision Support Solutions for Independent Living using an Intelligent AAL Product Service Cloud

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Fifty Years of Teaching: factors of change and intergenerational dialogues - FYT-ID (PTDC/CED-EDG/1039/2021

European Commission

CARE4SUD - Vocational Training in illicit drug addiction: Equipping Health Care Practitioners with Addiction Treatment competences and techniques

European Commission

BestCare4LGBTQI+

European Commission

S.IN.CA.L.A II (2020-2023): Supporting Informal Carers: A whole family and lifecourse approach II

European Commission

Stay Safe

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Centro de Investigação e Intervenção Educativas - CIIE Porto

O CIIE tem por missão a investigação científica, a intervenção e a divulgação em educação, visando contribuir para 1) o reforço do espaço público da educação, 2) o papel da educação na promoção da justiça social, na redução das desigualdades; e 3) o aumento das qualificações científicas e profissionais. Em 2019 o CIIE pretende continuar a: ¿ Desenvolver investigação de elevada qualidade, através de uma abordagem interdisciplinar realizando projetos nacionais e internacionais; ¿ Apoiar a formação de jovens investigadores e profissionais, especialmente através do desenvolvimento de programas de formação pós-graduada de excelência, designadamente o Programa Doutoral em Ciências da Educação da UP, e de supervisão de elevada qualidade; - Reforçar a mobilidade e a partilha internacional de conhecimento, aprofundando a participação existente em redes e consórcios transnacionais e a colaboração bilateral e alargando e diversificando as colaborações internacionais, designadamente no espaço europeu e com PALOP; ¿ Ampliar a disseminação alargada dos resultados de pesquisa, nomeadamente através da publicação em revistas internacionais, da continuidade de linha editorial própria e da organização de seminários e conferências abertas à comunidade; ¿ Fornecer serviços de expertise, avaliação e consultoria para agências governamentais e locais, empresas, escolas, etc. e aprofundar o diálogo com a sociedade civil e stakeholders. Parte significativa do trabalho a realizar fundar-se-á no desenvolvimento do elevado número de projetos internacionais, e também nacionais, em curso no Centro. O trabalho em ¿comunidades de prática de investigação¿ (COPIN) como espaços de formação e produção será aprofundado. Continuar-se-á a procurar prosseguir a senda de sucesso ao nível de candidaturas de projetos a financiamento, a melhorar condições de acolhimento e formação para jovens investigadores, assim como a melhoria da qualidade e impacto da publicação científica. Torna-se absolutamente necessário: financiamento para traduções e proofreading de artigos a submeter a revistas internacionais; prosseguir a publicação da ESC; adquirir computadores (com o reduzido montante atribuído, apenas é possível contabilizar aquisição de 2); participação em congressos (de lembrar que o CIIE tem mais de 100 membros, tornando-se ridículo o exíguo nº de participações em congressos que conseguirá garantir); vinda de consultores externos; overheads¿ O sucesso do Centro do Centro é em larga medida fruto de financiamento não-nacional e de trabalho excessivo da equipa que será incomportável a curto prazo com o financiamento plurianual residual atribuído pela FCT a partir de 2015. Efetivamente, o CIIE passou a contar com ¿38.854,00, o que não é condizente com a 2ª melhor classificação obtida no painel de CE (21/25) na última avaliação. Passou a haver apenas orçamento para RH (2 membros no staff de apoio), e não considerando a FCT elegíveis despesas com vencimentos de uma das técnicas por efetivação (forçosa com término de contrato anterior), encontra-se o CIIE numa posição francamente desagradável e delicada, mesmo no interior da FPCEUP. Assim, voltamos a solicitar o reforço do financiamento de montante pelo menos igual ao do período anterior a 2015 com vista a assegurar o normal funcionamento do CIIE ao longo do ano de 2019. ¿ Despesas com recursos humanos ¿ encargos com uma das técnicas do staff, neste momento com bolsa (BTI): ¿10.650,00 euros (¿745 * 12 meses + seguro social voluntário e seguros de acidentes pessoais) ¿ Em missões de membros da equipa prevêem-se: 8 deslocações nacionais: ¿1680 (cada: viagem, 1 noite de alojamento e registo ¿ ¿60 + ¿70 + ¿80); 6 deslocações ao estrangeiro para participação em eventos científicos e meetings de projetos de relevância internacional: ¿3900 (cada: viagem, 2 noites de alojamento e registo ¿ ¿300 + (¿100 * 2) + * 150); prevê-se também a vinda ao Centro de consultores nacionais ou estrangeiros (despesas de deslocação e alojamento), desig

SINCALA - SUPPORTING INFORMAL CARERS: A WHOLE-FAMILY & LIFECOURSE APPROACH

Fundação Calouste Gulbenkian

Cuidar de Quem Cuida

European Commission

EEPN - European Education Policy Network on Teachers and School Leaders

ActiveAdvice - Decision Support Solutions for Independent Living using an Intelligent AAL Product Service Cloud

Best4OlderLGBTI: Best Interest for the Older LGBTI.

Care4Dem: Apoio a Cuidadores Informais de Pessoas com Demência. Cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

The articulation between teaching and research in Initial Teacher Education in higher education: a study developed in Portugal and England

FIPAIF - Formação inicial de profissionais de ajuda e identidade dos formadores: o caso do ensino e da enfermagem

Book chapter

Identidades docentes perspetiva ecológica e investigação: desafios para a formação de professores [Teacher identities from an ecological perspective and research: challenges for teacher education]

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Sousa, Rita Tavares

Journal article

Percursos de investigação biográfica-narrativa com professores: uma revisão integrativa da literatura[Biographical-narrative research paths with teachers: an integrative literature review]

Thomas Dotta, Leanete; Pereira, Fátima; VIEIRA, Ricardo; Sousa, Rita Tavares

Journal article

Representational justice of data collection on educational scientific production between 2020 and 2022: a systematic literature review

Dotta, Leanete Thomas; Freitas, André; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Identidades docentes perspetiva ecológica e investigação: desafios para a formação de professores

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Cuidar de Quem Cuida: respostas de apoio a cuidadores

Sousa, Rita Tavares; Pinheiro, Ana; Reis, Ana; Rei, Carmina

Book chapter

Identidades docentes perspetiva ecológica e investigação: desafios para a formação de professores [Teacher identities from an ecological perspective and research: challenges for teacher education]

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Sousa, Rita Tavares

Journal article

Percursos de investigação biográfica-narrativa com professores: uma revisão integrativa da literatura

Thomas Dotta, Leanete; Pereira, Fátima; VIEIRA, Ricardo; Sousa, Rita Tavares

Journal article

Teacher professionalism towards transformative education: insights from a literature review

Lopes, Amélia; Folque, Assunção; Marta, Margarida; Sousa, Rita Tavares

Edited book

Passado e Futuro da Profissão Docente: diálogos intergeracionais [Teaching Profession in the Past and Future: intergenerational dialogues]

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Freitas, André; Sousa, Rita Tavares

Edited book

A Profissão Docente em Tempos de Democracia: Fatores de Mudança [The Teaching Profession in Democracy: Drivers of Change].

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Freitas, André; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Identidades docentes perspetiva ecológica e investigação: desafios para a formação de professores

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Sousa, Rita Tavares

Journal article

Representational justice of data collection on educational scientific production between 2020 and 2022: a systematic literature review

Dotta, Leanete Thomas; Freitas, André; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Identidades docentes perspetiva ecológica e investigação: desafios para a formação de professores [Teacher identities from an ecological perspective and research: challenges for teacher education]

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Sousa, Rita Tavares

Journal article

Percursos de investigação biográfica-narrativa com professores: uma revisão integrativa da literatura

Thomas Dotta, Leanete; Pereira, Fátima; VIEIRA, Ricardo; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Cuidar de Quem Cuida: respostas de apoio a cuidadores

Sousa, Rita Tavares; Pinheiro, Ana; Reis, Ana; Rei, Carmina

Journal article

Percursos de investigação biográfica-narrativa com professores: uma revisão integrativa da literatura[Biographical-narrative research paths with teachers: an integrative literature review]

Thomas Dotta, Leanete; Pereira, Fátima; VIEIRA, Ricardo; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Identidades docentes perspetiva ecológica e investigação: desafios para a formação de professores [Teacher identities from an ecological perspective and research: challenges for teacher education]

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Sousa, Rita Tavares

Edited book

Passado e Futuro da Profissão Docente: Diálogos Intergeracionais

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas

Edited book

A Profissão Docente em Tempos de Democracia: Fatores de Mudança [The Teaching Profession in Democracy: Drivers of Change].

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Freitas, André; Sousa, Rita Tavares

Edited book

Passado e Futuro da Profissão Docente: diálogos intergeracionais [Teaching Profession in the Past and Future: intergenerational dialogues]

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Freitas, André; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Períodos de Prática

Sousa, Rita Tavares

Journal article

Teacher professionalism towards transformative education: insights from a literature review

Lopes, Amélia; Folque, Assunção; Marta, Margarida; Sousa, Rita Tavares

Conference abstract

Teacher educators’ perspectives on preparing pre-service teachers to embrace research-informed practice: a cross-national study in Poland, Portugal, and Hungary

Kowalczuk-Waledziak, Marta; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Kopp, E.; Sousa, Rita Tavares; Dudel, B.

Edited book

A Profissão Docente em Tempos de Democracia: Fatores de Mudança [The Teaching Profession in Democracy: Drivers of Change].

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Freitas, André; Sousa, Rita Tavares

Edited book

Passado e Futuro da Profissão Docente: diálogos intergeracionais [Teaching Profession in the Past and Future: intergenerational dialogues]

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Dotta, Leanete Thomas; Freitas, André; Sousa, Rita Tavares

Conference abstract

Teacher educators¿ perspectives on preparing pre-service teachers to embrace research-informed practice: a cross-national study in Poland, Portugal, and Hungary

Kowalczuk-Waledziak, Marta; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Kopp, E.; Sousa, Rita Tavares; Dudel, B.

Edited book

I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia – Livro de Resumos

Sousa, Rita Tavares

Conference abstract

A articulação entre o ensino e a investigação na formação inicial de professores no ensino superior: Um estudo realizado em Portugal e Inglaterra

Sousa, Rita Tavares; Lopes, A.; Lopes, Amélia

Conference abstract

A articulação entre o ensino e a investigação na formação inicial de professores no ensino superior: Um estudo realizado em Portugal e Inglaterra

Sousa, Rita Tavares; Lopes, A.; Lopes, Amélia

Manual

Guia para profissionais para identificar e abordar questões que emergem dos workshops 'Ouve a minha história' [Guide for professionals to identify and adress issues that emerge from 'Listen to my story' workshops]

Ferraz, Hélder; Sousa, Rita Tavares

Manual

Guia para profissionais para identificar e abordar questões que emergem dos workshops 'Ouve a minha história' [Guide for professionals to identify and adress issues that emerge from 'Listen to my story' workshops]

Ferraz, Hélder; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Cuidar de Quem Cuida: respostas de apoio a cuidadores informais

Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Projeto Best4OlderLGBTI: a quebrar estereótipos sobre a sexualidade das pessoas mais velhas.

Sousa, Rita Tavares; Azevedo, Maria João Tinoco; Paúl, Constança; Pires, Cátia; Duarte, Mafalda

Thesis / Dissertation

The articulation between teaching and research in Initial Teacher Education in higher education: a study developed in Portugal and England [A articulação entre o ensino e a investigação na formação inicial de professores no ensino superior: um estudo realizado em Portugal e Inglaterra]

Journal article

Research in Initial Teacher Education Programs: cases in Portugal and England [Sobre a Investigação nos Programas de Formação Inicial de Professores]

Sousa, Rita Tavares de; Lopes, Amélia; Boyd, Pete

Journal article

A Multipurpose Platform for Ambient Assisted Living (ActiveAdvice): Usability Study

Abrantes, Diogo; Teles, Soraia; Tavares de Sousa, Rita; Freitas, Alberto; Vieira-Marques, Pedro; Ferreira, Ana

Manual

Hankdbook: Intervention Programme for deconstructing negative images about sexuality and LGBTI issues in old age

Azevedo, Maria João Tinoco; Sousa, Rita Tavares

Manual

Preventing Sexual Violence Training Programme for Professionals Working with Women with Psychosocial Disabilities

Sousa, Rita Tavares

Manual

Web-based mutual aid groups model Implementation Guide

Sousa, Rita Tavares

Journal article

Initial Teacher Education and the Relationship with Research: Student Teachers' Perspectives

Tavares de Sousa, Rita; Lopes, Amélia; Boyd, Pete

Manual

Care4Dem Facilitator’s Competence Profile & Online Self-Assessment Tool - User's Guide

Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Advisory on Ambient Assisted Living Solutions: Towards an Advisor Concept and Training Curriculum

de Sousa, Rita Tavares; Teles, Soraia; Bertel, Diotima; Schmitter, Paul; Abrantes, Diogo

Journal article

Bridging the gap between technology and older adults: insights from a collaborative workshop on R&D methodologies for ambient assisted living solutions

Teles, Soraia; Sousa, Rita Tavares; Abrantes, Diogo; Bertel, Diotima; Ferreira, Ana; Paúl, Constança

Journal article

"Market implementation and end users' adoption of Ambient Assisted Living solutions: a literature review (Abstract in Journal)"

Teles, Soraia; Ferreira, Ana; Bertel, Diotima; Sousa, Rita Tavares

Journal article

CISBETI 2019 - International Congress of Health, Well-Being, Technology and Innovation

Sousa, Rita Tavares

Conference abstract

O que é valorizado como investigação: Perspetivas de formadores de professores em Portugal e Inglaterra

Sousa, Rita Tavares; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Boyd, Pete

Edited book

Ensino superior: desafios e futuros [Higher Education: challenges and futures] Atas do I Seminário Internacional do DESUP

Sousa, Rita Tavares

Journal article

Research: an insight on how it is valued by Portuguese and English teacher educators

Sousa, Rita Tavares de; Lopes, Amélia; Boyd, Pete

Conference abstract

O que é valorizado como investigação: Perspetivas de formadores de professores em Portugal e Inglaterra

Sousa, Rita Tavares; Lopes, A.; Lopes, Amélia; Boyd, Pete

Report

D5.5 Training event participation and finding report. Human advisor training outline.

Bertel, Diotima; Heery, Daniel; van Berlo, Add; Sousa, Rita Tavares

Conference poster

"Bridging the gap between technology and older adults: Insights from a workshop conducted at the AAL Forum 2017."

Sousa, Rita Tavares; Teles, Soraia; Bertel, Diotima; Ferreira, Ana Margarida; Abrantes, Diogo

Book

I Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação – Livro de Resumos

Sousa, Rita Tavares

Book chapter

How Can Teacher Education Fulfill Its More Generous Intentions? Reflections Concerning the Pernicious Effects of Educational Evaluation

Lopes, A.; Lopes, Amélia; Pereira, Fátima; Fernandes, Preciosa; Thomas Dotta, Leanete; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Especificidades da formação e da relação educativa entre formadores e estudantes numa escola superior de saúde

Sousa, Rita Tavares; Lopes, Amélia; Thomas Dotta, Leanete; Pereira, Maria Aurora Gonçalves

Book chapter

Especificidades da formação e da relação educativa entre formadores e estudantes numa escola superior de saúde

Sousa, Rita Tavares; Lopes, Amélia; Thomas Dotta, Leanete; Pereira, Maria Aurora Gonçalves

Journal article

La transición y el proceso de adaptación en la Educación Superior: un estudio con estudiantes de una escuela de enfermería y de una escuela de educación

Sousa, Rita; Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete

Book chapter

A formação inicial em enfermagem e climas de formação: conceitos e percepções

Fernandes, Preciosa; Mouraz, Ana; Sousa, Rita Tavares; Lopes, Amélia

Book chapter

Formação inicial de profissionais de ajuda e identidade dos formadores: o caso da enfermagem

Lopes, Amélia; Mouraz, Ana; Pereira, Fátima; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Identidades Formadoras em Enfermagem: Novos académicos em novos ambientes do Ensino Superior

Lopes, Amélia; Lima, Ilda; Pereira, Fátima; Thomas Dotta, Leanete; Ferreira, Elisabete; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Formação inicial de profissionais de ajuda e identidade dos formadores: o caso da enfermagem

Lopes, Amélia; Mouraz, Ana; Pereira, Fátima; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

O processo de adaptação dos estudantes ao ensino superior: Um estudo com estudantes de uma escola de educação e de uma escola de saúde [The adaptation process of students to higher education: A study with students from an education and a health school]

Sousa, Rita; Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete; Sousa, Rita Tavares

Book chapter

Formação de profissionais de ajuda no ensino superior e climas de formação: O caso da enfermagem

Pereira, Maria Aurora Gonçalves; Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa; Sousa, Rita Tavares; Lopes, Amélia

Book chapter

Formação de profissionais de ajuda no ensino superior e climas de formação: O caso da enfermagem

Pereira, Maria Aurora Gonçalves; Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa; Sousa, Rita Tavares; Lopes, Amélia

Book chapter

O processo de adaptação dos estudantes ao ensino superior: Um estudo com estudantes de uma escola de educação e de uma escola de saúde

Sousa, Rita Tavares; Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete

Book chapter

O processo de adaptação dos estudantes ao ensino superior: Um estudo com estudantes de uma escola de educação e de uma escola de saúde

Sousa, Rita Tavares; Lopes, Amélia; Ferreira, Elisabete

Book chapter

Formação de profissionais de ajuda no ensino superior e climas de formação: O caso da enfermagem

Pereira, Maria Aurora Gonçalves; Mouraz, Ana; Fernandes, Preciosa; Sousa, Rita Tavares; Lopes, Amélia

Thesis / Dissertation

Viver a Universidade – um estudo sobre o papel dos organismos universitário no processo de adaptação dos estudantes da FPCEUP

Conference paper

Back to the Roots: The Perspectives of Multiple Stakeholders about a Seamless Physical-Virtual AAL Advisory Service

Sousa, Rita Tavares; Teles, Soraia; Bertel, Diotima; Schmitter, Paul; Abrantes, Diogo