Comissão Europeia destaca artigo publicado por investigadores do CIIE na Plataforma de Educação Escolar Europeia
Cosmin Nada, Eunice Macedo, Elsa Guedes Teixeira e Helena Costa Araújo publicaram recentemente o artigo científico intitulado Growing up in a never ending crisis: youth transitions and aspirations in Portugal na revista Profesorado, Revista De Currículum Y Formación Del Profesorado. Neste artigo, analisaram o impacto de crises sucessivas nas aspirações e trajetórias educativas de jovens portugueses. Para além de identificar o problema da instrumentalização da educação, os/as autores/as indicam que os e as jovens interiorizam os discursos neoliberais da responsabilidade pelo seu (in)sucesso escolar, desconsiderando a complexidade de fatores institucionais e sistémicos que afetam as suas trajetórias de vida.
Este artigo serviu de base para repensar a aprendizagem social e emocional à luz dos atuais desafios societais, reflexão que foi publicada pela Comissão Europeia na Plataforma de Educação Escolar Europeia e está disponível AQUI.
Nada, Cosmin, Macedo, Eunice, Guedes, Elsa G., & Araújo, Helena C. (2022). Crecer en una crisis interminable. Profesorado, Revista De Currículum Y Formación Del Profesorado, 26(3), 125-149. https://doi.org/10.30827/profesorado.v26i3.22833