ESC 70 | Education, antiracism and decoloniality: Tensions, resistances, and possibilities

Já está online o n.º 70 da revista Educação Sociedade & Culturas
Special Issue | Education, antiracism and decoloniality: Tensions, resistances, and possibilities


Editoras Convidadas:
Dalila Pinto Coelho, Universidade do Porto, Portugal
Su-Ming Khoo, Universidade de Galway, Irlanda
Maria Elena Indelicato, Universidade de Coimbra, Portugal

A revista reúne um conjunto de artigos que exploram criticamente as práticas educativas antirracistas e decoloniais em diversos contextos, abordando questões como currículo, políticas públicas, práticas pedagógicas, resistência quotidiana, reparações e vozes marginalizadas. Os artigos consideram diferentes níveis e modalidades de educação – formal, informal e não formal – e contribuem com perspetivas interseccionais e transdisciplinares, focando-se especialmente em contextos não dominantes.

O n.º 70 da ES&C destaca ainda a importância de reconhecer o papel do Sul Global não apenas como localização geográfica, mas como expressão de epistemologias e experiências subalternizadas.

Este número inclui os seguintes contributos:

  • Centrar as perspetivas Roma e interrogar criticamente a branquitude da Europa de Leste: Pontos de entrada para a descolonização da educação e da produção de conhecimento nórdicas – Ioana Țîștea
  • O momento “pós-decolonial”? Uma perspetiva histórica das pedagogias radicais no ensino superior britânico – Saffron East
  • Pedagogy of the Assessed: Teatro do Oprimido como método de pesquisa participativa para interrogar o impacto da avaliação na sala de aula intercultural – Alexander Black, Yesenia Bautista Ortiz, César Eduardo Jiménez Pérez
  • Slam e educação: Gênero, raça e decolonialidade nas performances poéticas de estudantes brasileiros e franceses – Cynthia Agra de Brito Neves
  • ‘Saber brincar’: Uma análise criancista decolonial do brincar – Gustavo Belisário, Tanu Biswas
  • Educação antirracista na formação inicial de professores finlandesa: Um estudo sobre as perceções de estudantes – Heidi Layne, Marika Oikarinen, Jaana Pesonen, Kara Ronai, Elina Lehtomäki
  • Saltando e avançando através do otimismo cruel do trabalho de justiça racial nas escolas – Penny Rabiger
  • Racismo anti-negro na China: Uma investigação decolonial sobre hierarquia racial e resistência com professores de Inglês Negros – Zihuan Zhang
  • “Estão sempre a pôr-me nas coisas da raça”: A racificação de académicos/as negros/as brit-ânicos no complexo industrial EDI – Fezile Sibanda
  • CARE: Cuidar, educação antirracista e pedagogias decoloniais na universidade neoliberal e numa disciplina de origem colonial – Bhargabi Das, Ana Ivasiuc

Disponível na íntegra aqui: https://www.up.pt/journals/index.php/esc-ciie/issue/view/107