Temos o prazer de anunciar o lançamento da nova edição do Journal of Social Science Education (JSSE) sobre o tema "Global education at crossroads", editada por Dalila P. Coelho e João Caramelo com Mehmet Acikalin, da Universidade de Istanbul – Cerrahpasa.
Este último número de 2020, o 4.º do vol. 20, "é dedicado à educação global na Europa e discute os desafios enfrentados por este domínio com base no contributo de perspectivas críticas, pós-coloniais e descoloniais. Os autores exploram a influência dos legados históricos e das questões sistémicas, o papel e os desafios das experiências pedagógicas e da formação de professores relativamente a questões como o colonialismo, a paz, os direitos humanos e o desenvolvimento sustentável, e as metodologias alternativas de investigação em educação global. Os textos incluídos neste número exemplificam várias 'encruzilhadas' enfrentadas pela educação global, tanto a nível epistemológico e concetual, como pedagógico, metodológico e político." (in JSSE, 2020, vol. 20, número 4)
JSSE, Volume 20, Volume 4, Dezembro 2020
CONTEÚDOS
Editorial
Editorial Global education in Europe at crossroads: Contributions from critical perspectives
Dalila P. Coelho, João Caramelo, Mehmet Acikalin
Número Especial
The Critical and Postcolonial Perspectives on Global Education: The Case of Poland
Magdalena Kuleta-Hulboj
Educating Pre-Service Teachers on Global Citizenship: Research Perspectives from a Preliminary Study in the Italian context
Valeria Damiani
Pluriversal possibilities and challenges for Global Education in Northern Europe
Karen Pashby, Marta da Costa, Louise Sund
Global Citizenship Education for Global Citizenship? Students' Views on Learning About, Through, and For Human Rights, Peace, and Sustainable Development in England, India, New Zealand, South Africa, and Sweden
Thomas Nygren, David Kronlid, Esbjörn Larsson, Judit Novak, Denise Bentrovato, Johan Wasserman, Oakleigh Welply, Anamika, Mona Guath
Researching global citizenship education: Towards a critical approach
Anne Schippling
Book Review
Book Review: Helmuth Hartmeyer, H. & Wegimont, L. (ed.). (2016). Global Education in Europe Revisited. Strategies and Structures - Policy, Practice and Challenges
Martin Affolderbach
Book Review: Bourn, D. (ed.) (2020). The Bloomsbury Handbook of Global Education and Learning
La Salete Coelho, Sara Franch
(more at https://www.jsse.org/index.php/jsse/issue/view/276)