ReKINDLE+50 – Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois dos 50
Financiamento: COMPETE 2020/FEDER e FCT
Está em curso o projeto “ReKINDLE+50 – Migrações Digitais e Inovação Curricular: Ressignificar a Experiência e (Re)Encantar a Profissão Docente Depois dos 50”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020) do PORTUGAL 2020, e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT).
Com duração de 31 meses, o projeto REKINDLE+ prolongar-se-á até fevereiro de 2021. Pretende contribuir para o aumento do conhecimento das condições em que é possível potenciar o envelhecimento da população docente e promover o reencantamento profissional, promovendo-se a renovação do seu compromisso com a docência e com a inovação curricular através do recurso às tecnologias móveis.
Sobre o projeto
“Portugal apresenta um corpo docente envelhecido. Em vinte anos de história do país, o tempo de trabalho aumentou em média 10 anos. Os professores portugueses vivem situações de instabilidade, constrangimento e desmotivação, isto é, de desencanto. Algum desse desencanto resultará da diferença geracional existente entre professores e seus alunos, acentuada pela familiaridade digital que caracteriza o perfil dos alunos atuais e pela alteridade de interesses, de linguagens e de raciocínio que caracteriza professores e alunos. Como consequência, encontra-se um sentimento de ineficácia do trabalho curricular desenvolvido, que despoleta processos de burnout, agravados pelo aumento da idade da reforma. Simultaneamente, à escola e à educação em geral pedem-se cada vez mais tarefas, dão-se mais responsabilidades e espera-se mais qualidade da ação educativa desenvolvida.
Este projeto foi desenhado para responder a esse desencontro, contrariando alguns dos efeitos do envelhecimento dos professores, invertendo o círculo vicioso identificado e transformando esse envelhecimento num potencial de inovação curricular. É sua finalidade potenciar a relação entre a agência curricular assumida pelos professores e as práticas de ação educativa mediadas pelas tecnologias móveis. O carácter inovador do projeto reside na ressignificação da experiência profissional dos professores com mais de 50 anos para promover a renovação do seu compromisso com a docência e com a inovação curricular, mediadas pelo recurso às tecnologias móveis.
De um ponto de vista metodológico este é um projeto que associa a investigação à intervenção e à formação de professores do ensino básico e secundário. ReKindle+50 projeta diagnosticar, monitorizar e avaliar a mudança de práticas, no que intitulamos migrações digitais, e sua sustentabilidade a curto e médio prazo.
Convoca uma equipa de investigadores oriunda de duas universidades portuguesas”, Porto e Minho, “que têm em comum a investigação e a intervenção sobre os principais tópicos que o projeto mobiliza: a formação e o desenvolvimento profissional de professores, a agência curricular e a dimensão intersticial das tecnologias móveis nessa gestão”. Coordenado por Ana Mouraz e co-coordenado por Amélia Lopes do CIIE/FPCEUP, conta ainda, na sua equipa de investigação, com Fátima Pereira (CIIE/FPCEUP), Angélica Monteiro (CIIE/FPCEUP), Ana Cristina Torres (CIIE/FPCEUP), Leanete Thomas Dotta (CIIE/FPCEUP), Fernando Santos (FPCEUP), José Carlos Morgado (IEUM), José Alberto Lencastre (IEUM) e Marco Bento (IEUM). A posição de investigador/a doutorado/a (1 ETI) com contrato de trabalho, obrigatória no “concurso de Projetos de Investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) – projetos individuais e em co-promoção” (Aviso N.º 02/SAICT/2017) de 2017, foi atribuída, através de procedimento concursal, a Leanete Thomas Dotta.
Página Web do ReKINDLE+50
Na Página do CIIE