05-09-2005


03-04-2009


Este projecto consiste numa investigação acerca da infância e da sua educação. É constituído por três dimensões analíticas: i) As orientações políticas das organizações internacionais; ii) Os saberes produzidos pela investigação académica das universidades públicas; iii) Os programas de formação inicial de educação de infância e professores do 1º Ciclo das instituições públicas e provadas.
Pressupoe-se que: a)A infância é uma construção social, constituindo uma estrutura geracional universal; b)Os modos como o mundo adulto conceptualiza a infância e as crianças interfere objectivamente nos modos como se relaciona com ela.
Cada dimensão do projecto visa identificar os parâmetros-base desta construção social e dos seus efeitos sociais na concepção das políticas educativas para a infância em Portugal, nas áreas científicas que têm privilegiado o estudo da infância e nos modelos de formação inicial de educadores e professores. As orientações políticas das organizações internacionais serão analisadas através dos documentos que apresentam os indicadores básicos de bem-estar das crianças e os padrões de organização dos serviços para a infância visando a definição de políticas de âmbito nacional. A análise da produção científica recente das universidades públicas portuguesas nos últimos dez anos, justifica-se pela necessidade de sistematizar e divulgar os saberes ali produzidos acerca das crianças e sua educação (0 - 10 anos) segundo os vários campos disciplinares e as áreas de incidência de pesquisa, aí identificando a construção de objectos científicos e suas metodologias. Com a análise dos currículos de formação inicial pretende-se identificar e problematizar o lugar da criança e das concepções de infância ali presentes em diferentes instituições de formação, públicas e privadas. As concepções de infância, de criança e de educação identificadas nos discursos dos documentos internacionais constituirão: a)Um instrumento capaz de avaliar até que ponto interferem ou condicionam e (re)formulação local das políticas educativas subjacentes quer à investigação académica quer aos conteúdos da formação de educadores e professores; b)Um meio para avaliar criticamente os níveis de influência daquelas orientações na realidade nacional.
A recensão bibliográfica das investigações académicas proporcionará uma maior visibilidade:
a)Do estado da arte relativo à investigação da infância e sua educação em Portugal; b)Das concepções de infância, de criança e de educação que neste campo têm sido privilegiadas e permitirá, numa perspectiva antecipatória, desenhar novos campos de investigação.
A recensão crítica dos planos de formação inicial de educadores de infância e de professores do 1º ciclo contribuirá para sinalizar até que ponto:
As orientações internacionais estão materializadas na formação daqueles profisionais;
Os saberes académicos dominantes acerca da infância e sua educação fundamentam as orientações curriculares dos planos de formação em análise e uma reconceptualização de modelos de formação por relação com a educação da criança.


PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade


FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia
(POCI/CED/61355/2004)


Manuela Ferreira


Cristina Rocha


CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciênicas da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal
Universidade do Minho (UM), Portugal
Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP), Portugal
Universidade de Aveiro, Portugal

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