Alternative Publication

01-01-2016


31-12-2020


 


Com o objetivo de compreender os fatores que influenciam os percursos académicos dos estudantes universitários, nomeadamente em termos de sucesso, insucesso e desistência, uma equipa de investigação de quatro universidades (Évora, Porto, Minho e Lisboa) está a desenvolver um projeto que produzirá conhecimento sobre esta temática. Numa primeira fase, este projeto analisou, a partir da construção de uma base de dados, percursos de alunos que entraram nestas quatro universidades pela primeira vez em 2009/2010, no primeiro ciclo, e o que lhes aconteceu até 2014/2015, do ponto de vista académico. Esta fase do projeto permitiu conhecer, estatisticamente, quais as variáveis que influenciaram os percursos destes alunos. Numa segunda fase, de orientação qualitativa, os estudos de caso permitirão aprofundar o conhecimento sobre os factores que influenciam os diferentes percursos dos estudantes.


CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação


Portuguese Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education – A3ES


Carlinda Leite


Universidade de Évora (UÉvora)
Universidade de Lisboa (ULisboa)
Universidade do Minho (UMinho)
CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - FPCEUP

cover