01-09-2015


01-10-2019


Atualmente, é um grande desafio para a UE "colmatar o fosso" entre as suas instituições e os jovens europeus e melhorar o diálogo, a fim de aumentar a confiança dos/as jovens nestas instituições e o seu envolvimento ativo nas questões da UE. A inclusão das perspetivas de jovens é essencial para garantir a continuação da democracia participativa e representativa. Através da contribuição conjunta de diferentes disciplinas (Psicologia, Ciência Política, Sociologia, Media e Comunicações, Educação), o CATCH-EyoU visa identificar os fatores, a diferentes níveis (psicológico, de desenvolvimento, macro-social e contextual), que influenciam as diferentes formas de envolvimento ativo dos jovens na Europa. Mediante diferentes estudos, qualitativos e quantitativos, e de uma intervenção de cidadania ativa nas escolas, o projeto proporcionará uma compreensão multifacetada dos diferentes fatores que influenciam as perspetivas dos/as jovens sobre a Europa e das formas como os/as jovens se envolvem na sociedade, oferecendo aos decisores políticos novos instrumentos e "lentes conceptuais" para melhor compreenderem esta geração, como abordam as autoridades públicas e como se envolvem material e simbolicamente para participarem na construção das sociedades que habitam e moldarem os regimes governamentais sob os quais vivem. Esta nova compreensão contribuirá para aproximar a União Europeia de todos/as os/as seus/as cidadãos/ãs, e não apenas dos/as jovens.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


http://www.catcheyou.eu/


Horizonte 2020 – Programa Quadro de I&DT da Comissão Europeia ('H2020-EU.3.6. – Europe in a changing world - inclusive, innovative and reflective societies')
( 649538649538)


Active Citizenship
Civic Development
European Identity
Participatory approaches


Isabel Menezes


Ekaterina Enchikova

Henrique Vaz

Joana Cruz

Luis Grosso Correia

Norberto Ribeiro

Pedro Ferreira

Tiago Neves


Alma Mater Studiorum – Universita Di Bologna, Italy (Coord.);
Örebro University, Sweden;
Friedrich-Schiller-Universität Jena, Germany;
Ethniko Kai Kapodistriako Panepistimio Athinon, Greece;
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciênicas da Educação da Universidade do Porto(FPCEUP), Portugal;
Masarykova Univerzita, Czech Republic;
London School of Economics and Political Science, United Kingdom;
Tartu Ülikool, Estonia;
Forum Nazionale Dei Giovani Associazione, Italy;

cover