05-09-2005


03-04-2009


Este projecto consiste numa investigação acerca da infância e da sua educação. É constituído por três dimensões analíticas:


1) As orientações políticas das organizações internacionais;
2) Os saberes produzidos pela investigação académica das universidades públicas;
3) Os programas de formação inicial de educação de infância e professores do 1º Ciclo das instituições públicas e provadas.
Pressupoe-se que:
 A infância é uma construção social, constituindo uma estrutura geracional universal;
Os modos como o mundo adulto conceptualiza a infância e as crianças interfere objectivamente nos modos como se relaciona com ela
Cada dimensão do projecto visa identificar os parâmetros-base desta construção social e dos seus efeitos sociais na concepção das políticas educativas para a infância em Portugal, nas áreas científicas que têm privilegiado o estudo da infância e nos modelos de formação inicial de educadores e professores. As orientações políticas das organizações internacionais serão analisadas através dos documentos que apresentam os indicadores básicos de bem-estar das crianças e os padrões de organização dos serviços para a infância visando a definição de políticas de âmbito nacional. A análise da produção científica recente das universidades públicas portuguesas nos últimos dez anos, justifica-se pela necessidade de sistematizar e divulgar os saberes ali produzidos acerca das crianças e sua educação (0 - 10 anos) segundo os vários campos disciplinares e as áreas de incidência de pesquisa, aí identificando a construção de objectos científicos e suas metodologias. Com a análise dos currículos de formação inicial pretende-se identificar e problematizar o lugar da criança e das concepções de infância ali presentes em diferentes instituições de formação, públicas e privadas. As concepções de infância, de criança e de educação identificadas nos discursos dos documentos internacionais constituirão:
Um instrumento capaz de avaliar até que ponto interferem ou condicionam e (re)formulação local das políticas educativas subjacentes quer à investigação académica quer aos conteúdos da formação de educadores e professores;
Um meio para avaliar criticamente os níveis de influência daquelas orientações na realidade nacional. A recensão bibliográfica das investigações académicas proporcionará uma maior visibilidade:
Do estado da arte relativo à investigação da infância e sua educação em Portugal;
Das concepções de infância, de criança e de educação que neste campo têm sido privilegiadas e permitirá, numa perspectiva antecipatória, desenhar novos campos de investigação.
A recensão crítica dos planos de formação inicial de educadores de infância e de professores do 1º ciclo contribuirá para sinalizar até que ponto:
As orientações internacionais estão materializadas na formação daqueles profisionais;
Os saberes académicos dominantes acerca da infância e sua educação fundamentam as orientações curriculares dos planos de formação em análise e uma reconceptualização de modelos de formação por relação com a educação da criança.


PIV – Políticas de Inclusão e Vozes: Diversidade, género e interseccionalidade


FCT - Fundação para a Ciência e Tecnologia
POCI/CED/61355/2004


Manuela Ferreira


Cristina Rocha


CIIE / Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) – Portugal
Universidade do Minho (UM) – Portugal
Direcção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas (DGACCP) – Portugal
Universidade de Aveiro – Portugal

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