10-12-2023


18-06-2025


A necessidade de descolonizar a educação, em particular o ensino superior, é atualmente um debate premente a nível mundial. As reivindicações chamam a atenção para a necessidade de uma compreensão crítica da "diversidade", abordando a questão racial, desconstruindo o "curriculum whiteness", repensando as epistemologias dominantes e promovendo uma "ecologia de saberes". Centram-se no reconhecimento, desconstrução e superação das racionalidades coloniais persistentes no cerne das opressões e na proposta de racionalidades transformadoras, socialmente justas e pluriversais. O ensino superior desempenha um papel influente em todos os sectores da sociedade na mudança desta situação, mas debate-se com pressões internas e externas, nomeadamente para reconhecer a sua natureza colonial intrínseca como chave para "descolonizar o ensino superior" (Decol/HE) e imaginá-lo de outra forma. Os estudos sobre Decol/HE não são novos e estão longe de ser consensuais, mas expandiram-se muito na última década. Em todo o mundo, há poucas provas sistemáticas sobre os pontos de vista, formas e implicações do apelo à Decol/HE entre os actores académicos e os estudos de revisão são escassos. Embora se afirme uma ligação relevante do tema ao campo da Educação, parece não haver uma discussão aprofundada sobre a forma como a Educação é produzida e vista na literatura da Decol/HE.


Este estudo irá aprofundar estes debates através de um estudo de caso com atores académicos portugueses, com o objetivo específico de: i) oferecer um relato problematizado sobre as visões, tensões e possibilidades da Decol/HE no ensino superior público em Portugal, com base numa exploração de factores multinível; e ii) contribuir para compreender como a educação é produzida e vista no âmbito dos discursos da Decol/HE, para oferecer evidências úteis para o avanço das perspectivas transformadoras decoloniais/relacionadas no ensino superior. O estudo adopta uma conceção de métodos mistos e é teoricamente informado por estudos sobre o ensino superior, o pós-colonialismo e a decolonialidade na educação, durante 18 meses e irá i) aprofundar os estudos teóricos e mapear evidências sobre a Decol/HE e a dimensão da Educação; ii) mapear as representações dos atores académicos (professores, investigadores e estudantes) em Educação sobre a Decol/HE e a dimensão da Educação em instituições públicas que oferecem cursos de Ciências da Educação, através de inquéritos e entrevistas aprofundadas, bem como em entrevistas com outros atores relevantes no ensino superior e no sector da Educação; iii) produzir uma visão abrangente sobre as visões, tensões e possibilidades da Decol/HE e da dimensão da Educação e os fatores que moldam os discursos atuais.


PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política


Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Restart
Ref. 2023.00069.RESTAT


Colonialidade
Pensamento decolonial
Descolonizar a educação
Ensino superior
Métodos mistos
Portugal
Estudantes
Professores


Dalila Pinto Coelho


Isabel Menezes

João Caramelo

Pedro Ferreira


Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (Coord.)

cover