01-09-2018
30-11-2021
O projeto Deaf Language Awareness foca-se na diversidade linguística e tem como objetivo promover a inclusão social através da educação sobre aspetos linguísticos.
O projeto visa incrementar o acesso, a participação e a performance da aprendizagem de públicos específicos, particularmente surdos adultos que lidam com dificuldades a nível das competências linguísticas nas suas línguas nacionais.
Carter (2003) menciona que a consciência linguística se refere ao desenvolvimento de uma consciência e sensibilidade aumentadas sobre as formas e funções da língua, e que esta abordagem tem sido desenvolvida tanto em contextos de aprendizagem de línguas segundas ou estrangeiras, como de língua materna, onde a expressão "conhecimento sobre a língua" tem sido, ocasionalmente, preferida.
De acordo com Ku?era e Souralová (2014), há uma desproporção entre a percepção da língua gestual como um meio de comunicação e a compreensão da sua função como identificador cultural e linguístico por parte dos seus usuários. A cognoscência linguística é uma parte essencial da identidade e da auto percepção de um indivíduo e está relacionada com o desenvolvimento da sua personalidade.
Assim, através do recurso a estratégias de motivação para aumentar o conhecimento linguístico entre adultos surdos, é esperado o envolvimento desta população no projeto bem como o aumento/melhoria das suas competências de literacia e o acesso a qualificações superiores.
Este projeto é realizado por parceiros de quatro países europeus, Polónia, Áustria, Itália e Portugal, e terá como resultados:
- o aumento do reconhecimento da importância da consciência linguística entre os adultos surdos;
- o aumento da consciência linguística entre adultos surdos;
- a elaboração de 18 e-cursos em oito línguas diferentes (quatro línguas gestuais / quatro escritas) com conteúdos relacionados com o conhecimento e consciência linguística.
Comissão Europeia, Erasmus+
Ref. 2018-1-PL01-KA204-051109
Associação de Surdos da Polónia – Departamento de Lodz, Lodz, Polónia (Coord.)
Alpen-Adria-Universitaet
Universita Ca’Foscari
Centro de Investigação e Intervenção Educativas, Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade do Porto