01-01-2018


31-12-2021


Qualquer esforço de Justiça Social deve ser concomitantemente um esforço de democratização (Fraser, 2008). A construção de uma Educação para a Justiça Social deve, portanto, necessariamente abordar a democracia nas escolas e o ensino da democracia. Assim, esta proposta baseia-se na persistente investigação, desenvolvimento, transferência e formação em Educação para a Justiça Social do grupo de investigação "Mudança Educacional para a Justiça Social", que, nesta ocasião, dá mais um passo centrado na democracia nas escolas. Para tal, conta com o apoio do Instituto de Direitos Humanos, Democracia e Cultura de Paz (DEMOSPAZ) e da rede de escolas "Hermanadas por la Justicia Social". Propõe um estudo internacional entre 6 equipas de investigação de 3 países europeus e 3 países latino-americanos. A linha de trabalho atual harmoniza e reflecte os últimos avanços internacionais que pedem uma maior democratização na escola e na sociedade.


Os três principais objetivos desta investigação são:
- Conhecer as conceções de democracia dos membros da comunidade escolar e a práxis no contexto escolar.
- Compreender os significados e sentidos políticos que fundamentam a cultura democrática escolar.
- Aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento da democracia para uma educação na e para a Justiça Social a partir de um processo de pesquisa-ação com uma rede de escolas comprometidas com a Justiça Social.


Para o efeito, são propostos três estudos complementares:
- Estudo fenomenográfico. Os participantes serão 270 professores, 60 diretores e 270 alunos de 6 países e de diferentes níveis de ensino, contextos e propriedade da escola.
- Estudo etnográfico complementado com Análise de Redes Sociais (ARS). Serão estudadas pelo menos 9 escolas em 6 países, envolvendo directores, professores, alunos, administração, funcionários e famílias, de modo a compreender os sentidos e significados políticos da comunidade escolar em relação à democracia.
- A Pesquisa-Ação será realizada com uma rede de 7 escolas que se carateriza por trabalhar pela Educação para a Justiça Social. Busca transformar e gerar conhecimento sobre a educação na e a partir da democracia através de uma abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP).
A investigação foi concebida para otimizar o seu impacto e internacionalização. Assim, para além da colaboração com o DEMOSPAZ e com a rede de escolas "Hermanadas", salientamos a participação de 6 equipas de seis países e da rede RILME.


CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação


Agencia Estatal de Investigación


Preciosa Fernandes


Carla Figueiredo

Paulo Marinho


Universidad Autónoma de Madrid (Instituição proponente)
Consejo Interinstitucional de Investigación Educativa
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
Manchester Metropolitan University
Universidad Católica Silva Henríquez
Universidad Torcuato Di Tella

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