01-01-2024
31-12-2024
A economia das plataformas digitais tem crescido exponencialmente nos grandes contextos urbanos pela Europa, dependendo essencialmente de mão-de-obra de pessoas migrantes. A Comissão Europeia alerta para as condições de trabalho pouco dignas de muitos trabalhadores/as, que enfrentam inúmeros obstáculos. Esta investigação tem um carácter exploratório, dada a escassez de literatura produzida no contexto nacional.
Assente numa abordagem qualitativa, este estudo contempla a realização de entrevistas a trabalhadores/as de plataformas digitais, procurando conhecer os seus percursos, experiências e expectativas, como também a representantes políticos e sociais relevantes locais e nacionais no campo de investigação, no sentido de caracterizar a realidade do trabalho em plataformas digitais no contexto nacional através da auscultação das suas diferentes práticas, expectativas e interesses. Os resultados deste trabalho de investigação pretendem informar futuros projetos de investigação e inspirar projetos de intervenção em Ciências da Educação, que procurem responder aos desafios socioeducativos identificados.
PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política
Projeto apoiado através do Financiamento Plurianual do CIIE (Financiamento Base, com a ref.ª UIDB/00167/2020), atribuído pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP. (no quadro da 2ª edição do concurso interno de apoio a projetos de investigação 2020-2023 do CIIE) (Grant no. 167/2020_conc2_03)
Estudo Exploratório Qualitativo
Economia de Plataformas Digitais
Trabalho em Plataformas Digitais
Filippo Bignami (University of Applied Sciences and Arts of Southern Switzerland - SUPSI)