01-11-2019
30-06-2022
O quadro DigComp 2.0 contém a estatística de que, em média, 46% dos cidadãos europeus não possuem competências digitais (DC). Devem ser empreendidos todos os esforços possíveis para reduzir este número de pessoas com menos instrução. Este projeto centra-se nas competências digitais típicas necessárias para que as pessoas se mantenham bem integradas numa sociedade digitalizada. O projeto DISK visa desenvolver as competências digitais em falta em adultos (Educação de Adultos AE com um foco especial nos chamados "imigrantes digitais", que são pessoas desfavorecidas na sociedade devido à sua falta de competências digitais DC e, portanto, contam para as pessoas com menor escolaridade em DC) e para capacitá-los a assumir um papel ativo na sociedade digital. Os objectivos são criar, implementar e avaliar 15 módulos que ensinam vários tópicos específicos relacionados com a vida quotidiana, abrangendo os imigrantes digitais como um "Kit de Sobrevivência para Imigrantes Digitais" (DISK), utilizar a aprendizagem invertida 3.0 como abordagem de formação, criar uma ferramenta de autoavaliação inovadora baseada em mandalas de autoavaliação por competências, criar um guia de transferibilidade e implementação, transferir os resultados e os resultados de uma forma flexível para outros países europeus e, finalmente, publicar os módulos do DISK Toolkit como Recursos Educativos Abertos (REA).
European Commission, Erasmus+ (Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices; Action Type: Strategic Partnerships for adult education)
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciênicas da Educação da Universidade do Porto(FPCEUP), Portugal
Etairia Draseon Epimorfosis, Greece
European Foundation for Quality in Blended Learning, Austria
Ossiannilsson Quality Open Online Learning Consultancy, Sweeden
Training 2000 psc, Italy