01-11-2019


30-06-2022


O quadro DigComp 2.0 contém a estatística de que, em média, 46% dos cidadãos europeus não possuem competências digitais (DC). Devem ser empreendidos todos os esforços possíveis para reduzir este número de pessoas com menos instrução. Este projeto centra-se nas competências digitais típicas necessárias para que as pessoas se mantenham bem integradas numa sociedade digitalizada. O projeto DISK visa desenvolver as competências digitais em falta em adultos (Educação de Adultos AE com um foco especial nos chamados "imigrantes digitais", que são pessoas desfavorecidas na sociedade devido à sua falta de competências digitais DC e, portanto, contam para as pessoas com menor escolaridade em DC) e para capacitá-los a assumir um papel ativo na sociedade digital. Os objectivos são criar, implementar e avaliar 15 módulos que ensinam vários tópicos específicos relacionados com a vida quotidiana, abrangendo os imigrantes digitais como um "Kit de Sobrevivência para Imigrantes Digitais" (DISK), utilizar a aprendizagem invertida 3.0 como abordagem de formação, criar uma ferramenta de autoavaliação inovadora baseada em mandalas de autoavaliação por competências, criar um guia de transferibilidade e implementação, transferir os resultados e os resultados de uma forma flexível para outros países europeus e, finalmente, publicar os módulos do DISK Toolkit como Recursos Educativos Abertos (REA).


www.disk-project.eu


European Commission, Erasmus+ (Key Action: Cooperation for innovation and the exchange of good practices; Action Type: Strategic Partnerships for adult education)


Isabel Menezes

Pedro Ferreira

Sofia Castanheira Pais

Sofia Marques da Silva


CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação - FPCEUP, Portugal
Etairia Draseon Epimorfosis, Greece
European Foundation for Quality in Blended Learning, Austria
Ossiannilsson Quality Open Online Learning Consultancy, Sweeden
Training 2000 psc, Italy

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