01-12-2021


31-03-2023


A Covid-19 teve um impacto avassalador nos sistemas educativos, a nível global, tornando necessária, embora nem sempre possível, uma rápida adaptação ao regime on-line, dada a impossibilidade de manter atividades letivas presenciais por largos períodos de tempo. A crise pandémica acelerou tendências de digitalização da e na educação, num processo vivenciado de modo muito desigual em diferentes países e regiões, com enormes e diferentes desafios a serem colocados aos sistemas educativos e às escolas. Neste quadro, o conhecimento de diferentes experiências e a reflexão em torno dos constrangimentos e dificuldades sentidas, bem como da diversidade de respostas encontradas, particularmente em zonas rurais, remotas ou menos favorecidas/pobres, numa situação que exigia uma rápida adaptação e que colocou enormes desafios ao nível das acessibilidades, dos usos das tecnologias, da sua mobilização no trabalho educativo e da identificação ou criação de modalidades de trabalho educativo alternativas, assume uma enorme importância. O projeto de investigação "'Educação Digital' em Zonas Rurais e/ou Periféricas: Desafios e Experiências" enquadra-se no Protocolo de Cooperação existente entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e a Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Escritório e Portugal O projeto tem como objetivo principal contribuir para um maior conhecimento, reflexão e problematização sobre os desafios, potencialidades, riscos e limites atuais da Educação Digital, especificamente em zonas periféricas e rurais de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e de países da América Latina (AL), através da identificação das medidas adotadas a nível dos respetivos sistemas educativos e do conhecimento e análise de situações muito díspares existentes a nível local e nas escolas do ensino básico (1º ao 6º ano de escolaridade). Reconhecendo a enorme importância dos professores e o papel que assumiram e assumem, também em tempos de pandemia, o desenvolvimento da pesquisa dará uma atenção particular à “Voz dos Professores”, aos seus testemunhos sobre as experiências vivenciadas e às suas perceções e expectativas sobre a digitalização da educação. Research team Teresa Medina (PI) Júlio Santos (Co-PI) Alexandra Sá Costa Elisabete Ferreira Henrique Vaz João Caramelo Carla Cardoso (research assistant)


Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), Programa Regional de Formación en Democracia y Ciudadanía


Alexandra Sá Costa

Elisabete Ferreira

Henrique Vaz

João Caramelo

Teresa Medina


CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal

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