01-08-2024
31-07-2026
Os conhecimentos e as competências dos professores em matéria de inclusão social continuam a ser problemáticos, especialmente no que respeita aos alunos vulneráveis. Os objectivos do projeto EMstep incluem a melhoria das práticas educativas através de ferramentas inovadoras, a promoção da inclusão, o reforço do desenvolvimento profissional através da observação pelos pares, a promoção da colaboração e a garantia de um impacto positivo duradouro na educação.
O projeto envolve o desenvolvimento de 15 ferramentas de observação em 7 línguas e a criação de uma plataforma de aprendizagem digital (DLP) centrada na inclusão social, na liderança escolar, na observação pelos pares e no desenvolvimento profissional. O projeto realizará observações de diagnóstico em 18 escolas. Analisará dados de 360 professores e de 75 ferramentas de liderança, criará 18 Planos de Aprendizagem Profissional (PLP) baseados na escola e implementará 54 actividades de PLP em 18 escolas. O projeto irá ainda acolher uma conferência internacional.
O EMstep visa alcançar múltiplos resultados, incluindo a criação de um DLP abrangente para a inclusão social, a liderança, a observação e o desenvolvimento. Irá proporcionar acesso multilingue a materiais, desenvolverá vídeos educativos e melhorará as práticas de ensino. As escolas implementarão PLPs e o projeto facilitará a colaboração transnacional e a divulgação da investigação. Os resultados esperados prometem melhorias a longo prazo na educação.
IDEAFor - Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação
European Commission, Erasmus+ Programme
Project number: 2023-2-TR01-KA220-SCH-000170568
EGE Üniversitesi, Turkey (Coord.)
ACADEMIA, izobrazevanje in druge storitve d.o.o., Slovenia
Dimitar A. Tsenov Academy of Economics, Bulgary
CIIE/Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal
Høgskolen i Østfold, Norway
Me We Istituto di Ricerca Innovativa Srl, Italy