01-01-2021
31-12-2024
A equidade foi e continua a ser um grande desafio para os sistemas educativos de todo o mundo. Desde a sua criação, em 2000, que o Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), da OCDE, visa fornecer, aos países e aos agentes políticos, informações e análises de qualidade (e comparáveis) sobre os sistemas educativos para os apoiar nos seus processos de tomada de decisão.
Este projeto desenvolve-se em torno de três objetivos amplos e interrelacionados, todos eles relativos à relação entre equidade e participação dos países no PISA. O primeiro objetivo assenta no facto de, 20 anos após a primeira onda do PISA, a literatura ainda não ter abordado uma questão crucial: os países melhoraram seus níveis de equidade desde que participam no PISA? Além disso, é possível identificar dimensões relacionadas com melhorias ou agravamentos sistemáticos da equidade?
Responder a estas questões constitui o primeiro objetivo deste projeto. Propomos alcançá-lo analisando a evolução longitudinal do indicador de equidade dos países utilizado pelo PISA: a proporção da variação de desempenho que pode ser explicada pelo económico, social e cultural de cada aluno (ESCS). Isso permitirá uma avaliação de como é que os países estão a integrar os resultados e lições do PISA para melhorar a sua equidade, assim como identificar os países (se os houver) que tiveram mais (ou menos) êxito em reduzir a proporção de desempenho explicada pelo ESCS dos alunos. Assim, propomo-nos identificar preditores significativos de mudanças nos níveis de equidade dos países, no quadro de um conjunto de variáveis existentes.
O segundo objetivo procura tirar proveito da robustez das avaliações e amostragens do PISA, usando-o como ferramenta para medir o impacto de políticas que visam aumentar a equidade em Portugal. A importância deste exercício é fundamental se atendermos ao facto de que, no contexto português, a eficácia das políticas de equidade raramente (ou nunca) é avaliada longitudinalmente através de dados objetivos, como se pode verificar pela ausência de tais avaliações relativamente ao programa nacional de educação compensatória (TEIP), que é o programa mais abrangente claramente orientado para a melhoria da equidade. Através de análise documental, revisão de literatura e consultas a especialistas através de entrevistas e/ou grupos focais, esperamos mapear integralmente as políticas de equidade implementadas no contexto educativo português, assim como os seus impactos esperados. O confronto deste impacto esperado com a mudança real nos níveis de equidade ao longo dos últimos 20 anos (recorrendo à análise do PISA em relação a Portugal) constitui uma oportunidade inestimável para avaliar e discutir a eficácia das políticas de equidade.
O terceiro objetivo decorre do reconhecimento de que a circulação mundial dos resultados do PISA é mediada por processos de seleção, reinterpretação e re-contextualização por atores-chave que, em última instância, reconfiguram os discursos existentes sobre o PISA na esfera pública. Assim, um outro objetivo deste projeto reside em conhecer como é que o PISA e seu impacto sobre a equidade são entendidos e (re)interpretados por stakeholders fundamentais como os agentes políticos, a comunidade científica e a os media (regulares e sociais). Para cumprir esse objetivo, em primeiro lugar entrevistaremos especialistas no tema da equidade e/ou PISA (individualmente ou através de grupos focais), explorando as suas perceções da importância (ou falta de importância) do PISA para a promoção de equidade, bem como dos mecanismos pelos quais o PISA opera e afetam o campo educacional. Além disso, propomos analisar como o modo as notícias sobre o PISA e a equidade têm sido enquadradas e discutidas nos media sociais e regulares (em português), mapeando as perspetivas e discursos que neles circulam. Teremos assim uma camada adicional de conhecimento sobre o modo como o PISA afeta e é utilizado nos debates sobre equidade educacional.
As sociedades só podem permanecer democráticas e justas se conseguirem libertar-se das suas desigualdades. Acreditamos que este projeto pode contribuir de forma tangível para a nossa compreensão da evolução da equidade educacional. Ao fazê-lo, fortalecerá um valor central das nossas democracias.
A equipa de investigação é constituída por: Gil Nata (PI), Tiago Neves (Co-PI), Sofia Marques da Silva, Rui Trindade, Joana Cadima, Ekaterina Enchikova (Investigadora doutorada contratada), Cibelle Soares Toledo (Bolseira de Investigação - BI).
OUTPUTS DO PROJETO
Publicações
Nata, Gil, Enchikova, Ekaterina,Toledo, Cibelle, & Neves, Tiago (2023). PISA and equity change: a scoping review. Revista Lusófona de Educação, 56(56), 65–80. https://doi.org/10.24140/issn.1645-7250.rle56.05
Enchikova, Ekaterina, Toledo, Cibelle, Neves, Tiago, & Nata, Gil (2022). Does PISA Help Fighting for Social Equity?. In S. Vachkova, & S. S. Chiang (Eds.), Education and City: Quality Education for Modern Cities, vol 3. European Proceedings of Educational Sciences (pp. 80-89). European Publisher. https://doi.org/10.15405/epes.22043.8
Participação em Congressos/Seminários
Nacional
Nata, Gil & Neves, Tiago (2024). O PISA e a equidade educativa. [Comunicação oral]. Seminário do CIIE “Educação, justiça social, Democracia”, Porto, Portugal.
Nata, Gil & Neves, Tiago (2024). Equidade e sua relação com o PISA [Comunicação oral]. PISA 2022. Discursos, verdade dos números e mudanças pós-pandemia na educação, Lisbon, Portugal.
Toledo, Cibelle, Trindade, Rui, Neves, Tiago, Enchikova, Ekaterina & Nata, Gil (2023). Políticas educativas portuguesas destinadas a mitigar as desigualdades socioeconómicas: um levantamento das legislações e orientações políticas. [Comunicação oral]. XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, Porto, Portugal.
Toledo, Cibelle, Nata, Gil, Enchikova, Ekaterina & Neves, Tiago (2022). Discursos sobre o impacto do PISA na equidade socioeducativa: uma “scoping review”. [Comunicação oral]. XIV Seminário Internacional do Programa Doutoral em Ciências da Educação, Porto, Portugal.
Internacional
Enchikova, Ekaterina, Nata, Gil, Toledo, Cibelle & Neves,Tiago (2024). Change in equality of opportunity in education over 20 years of PISA [Apresentação de poster]. 18th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain.
Enchikova, Ekaterina, Nata, Gil, Toledo, Cibelle & Neves, Tiago (2024). Inequality of educational outcomes: a comparative review of national trends based on the 2000-2022 PISA [Comunicação oral]. 18th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain.
Nata, Gil, Enchikova, Ekaterina, Toledo, Cibelle, & Neves, Tiago (2024). Assessing policy effectiveness through PISA: analysis on the relation between Portugal’s equity change and the implementation of equity policies (2000-2022) [Comunicação oral]. 18th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain.
Nata, Gil, Enchikova, Ekaterina, Toledo, Cibelle, & Neves,Tiago (2024). Monitoring educational systems equity through PISA: the potential and limitations for a comprehensive assessment of socioeconomic equity [Comunicação oral]. 18th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain.
Toledo, Cibelle, Neves,Tiago, Enchikova, Ekaterina, Trindade, Rui & Nata, Gil (2024). Exploring PISA's influence on socioeconomic equity in portuguese education [Comunicação oral]. 18th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain.
Toledo, Cibelle, Neves,Tiago; Enchikova, Ekaterina, Trindade, Rui & Nata, Gil (2024). Socioeconomic equity policy in the portuguese education system: the perspectives of policymakers [Comunicação oral]. 18th International Technology, Education and Development Conference, Valencia, Spain.
Enchikova, Ekaterina, Nata, Gil, Toledo, Cibelle & Neves,Tiago (2023). A Long Road to Educational Equity: Tracking Socioeconomic Trends Through 20 Years of PISA [Comunicação oral]. 12th European Conference on Education, London, UK.
Toledo, Cibelle, Enchikova, Ekaterina, Neves, Tiago & Nata, Gil (2023). Discourses on PISA and Socio-Educational Equity Change: A Qualitative Systematic Review [Comunicação oral]. 12th European Conference on Education, London, UK.
Enchikova, Ekaterina, Toledo, Cibelle; Neves, Tiago & Nata, Gil (2022). Does PISA Help Fighting for Social Equity? [Comunicação oral]. Fourth Annual International Symposium "Education and City: Quality Education for Modern Cities", Moscow, Russia.
PCEP - Participação, Comunidades e Educação Política
Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP (FCT)
PTDC/CED-EDG/2124/2020
CIIE/FPCEUP