01-09-2022
31-08-2026
EscuelaQResiste – Resistência transformadora nas escolas: Contra-narrativas na Educação para a Justiça Social
Após 12 anos a desenvolver investigação da Teoria da Crítica, no âmbito da Teoria da Justiça Social de Fraser e da Pedagogia Crítica para a Justiça Social, a Cátedra UNESCO em Educação para a Justiça Social na Universidade Autónoma de Madrid (UAM) centra-se neste projeto na Teoria da Crítica Raça, nas Pedagogias Críticas da América Latina e na Teoria da Resistência para fornecer informações que contribuam para a configuração de sistemas educativos mais justos e inclusivos. A proposta é apresentada entre a Cátedra UNESCO e o Instituto Universitário de Direitos Humanos, Democracia e Cultura de Paz e Não-Violência (DEMOSPAZ) da UAM, com a participação de seis equipas de investigação de cinco países da Europa e América Latina. Os objetivos gerais do projeto são duplos: Compreender as percepções e experiências das opressões do sistema educativo dos jovens à margem do sistema educativo, das famílias e das comunidades. Identificar formas de resistência na educação por parte dos jovens à margem do sistema educativo, das famílias e comunidades e das escolas resilientes. Para alcançar estes objetivos, são propostos três estudos complementares, cada um com uma metodologia inovadora que seja coerente com os objetivos: Estudo 1. Os jovens à margem do sistema educativo. A fim de compreender a percepção da opressão destes jovens e de identificar as suas formas de resistência, será utilizada a metodologia do testemunho crítico. 72 jovens de 6 países que se encontram à margem do sistema educativo participarão: jovens de 16-18 anos que são perturbadores, marginalizados, excluídos ou mesmo expulsos do sistema educativo, numa situação de pobreza e vulnerabilidade, de origem imigrante, pertencentes a grupos indígenas ou ciganos. A fim de reconstruir os testemunhos críticos, serão realizadas 6 entrevistas em profundidade com cada um dos participantes, bem como vários grupos de discussão. Estudo 2. Outras narrativas de educação, famílias e comunidades. A fim de identificar e compreender narrativas não hegemónicas de famílias e comunidades sobre a educação e as suas formas de resistência à tradição escolar, será realizado um estudo utilizando a metodologia contra-narrativa. Propõe-se a participação de 72 famílias com filhos adolescentes e/ou filhas a viver em contextos socioeconómicos desafiantes e ativistas de pelo menos 17 coletivos da sociedade civil que colaboram em iniciativas educativas nestes contextos. Estudo 3: Resiliência transformadora em escolas resilientes. A fim de conhecer e compreender as formas de resistência transformadora nas escolas resilientes, será realizado um estudo utilizando a abordagem da Etnografia Transformativa Crítica. Propõe-se o desenvolvimento de 16 etnografias transformadoras críticas em tantas escolas de seis países localizados em contextos socioeconómicos desafiantes, com uma elevada percentagem de estudantes de grupos minoritários e que mostraram sinais de resiliência. As técnicas de recolha de dados serão a observação participante, entrevistas em profundidade, análise documental e grupos focais. Para o desenvolvimento do projeto, foi realizado um planeamento completo das atividades, com pormenores sobre responsabilidades, tempos e produtos. Foi também concebido um plano para optimizar o impacto científico-técnico e social do projeto. Coordenação Geral do Projeto Javier Murillo, Universidade Autónoma de Madrid, Espanha
CAFTe – Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias em Educação
https://www.catedraeducacionjusticiasocial.org/escuelaqresiste/
Proyectos I+D+i. Ministerio de Economía, Industria y Competitividad de España (Convocatoria 2021 - Proyectos de Generación de Conocimiento)
(PID2021-122310NB-I00)
Universidade Autónoma de Madrid, Spain (Coord)
CIIE/Faculdade de Psicologia e Ciência da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP), Portugal
Universidad Torcuato di Tella, Argentina
CIEJUS, Secretaria de Educación de Jalisco (SEJ)
Universidad Autónoma de Chiapas (UAC), Mexico
Universidad Pedagógica Nacional (UPN), México